Análise dos fatores geradores de evasão no Curso Técnico em Telecomunicações do CEFET-RJ/UNED Petrópolis: uma reflexão sobre qualidade em Educação Profissional
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2013 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
Texto Completo: | https://app.uff.br/riuff/handle/1/854 |
Resumo: | Esta pesquisa teve por objetivo analisar as causas de evasão no primeiro período do Curso Técnico em Telecomunicações do CEFET/RJ, Unidade Petrópolis. Buscou não apenas identificar os fatores diretamente sinalizados pelos ex-alunos como causas do abandono, mas compreender as relações entre os diversos elementos presentes em seus discursos. A investigação assumiu a forma de um estudo de caso e envolveu pesquisa documental e de campo. No que diz respeito à abordagem, o estudo foi do tipo qualitativo e empregou a estratégia da análise de conteúdo para o tratamento do material coletado por intermédio de entrevistas semiabertas. Os resultados da pesquisa apontaram causas de evasão relacionadas às seguintes categorias: lacunas na escolha do Curso; fatores escolares; dificuldades pessoais; influência de amigos; oportunidades e desinteresse institucional e/ou governamental. A título de conclusão, é importante ressaltar dois pontos principais: o primeiro deles diz respeito ao fato de que nenhum dos fatores apontados agiu isoladamente, havendo sempre uma associação de elementos que resultavam na evasão do estudante. O segundo enfatiza a ideia de abandono enquanto processo, o que se expressou no fato de que os estudantes amadureceram a ideia da evasão ao longo de sua trajetória na Instituição ao invés de tomarem uma decisão de caráter repentino. |
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Análise dos fatores geradores de evasão no Curso Técnico em Telecomunicações do CEFET-RJ/UNED Petrópolis: uma reflexão sobre qualidade em Educação ProfissionalEducação profissionalCurso técnicoEvasãoQualidadeGestão da qualidadeProfessional educationTechnical courseDropoutQualityEsta pesquisa teve por objetivo analisar as causas de evasão no primeiro período do Curso Técnico em Telecomunicações do CEFET/RJ, Unidade Petrópolis. Buscou não apenas identificar os fatores diretamente sinalizados pelos ex-alunos como causas do abandono, mas compreender as relações entre os diversos elementos presentes em seus discursos. A investigação assumiu a forma de um estudo de caso e envolveu pesquisa documental e de campo. No que diz respeito à abordagem, o estudo foi do tipo qualitativo e empregou a estratégia da análise de conteúdo para o tratamento do material coletado por intermédio de entrevistas semiabertas. Os resultados da pesquisa apontaram causas de evasão relacionadas às seguintes categorias: lacunas na escolha do Curso; fatores escolares; dificuldades pessoais; influência de amigos; oportunidades e desinteresse institucional e/ou governamental. A título de conclusão, é importante ressaltar dois pontos principais: o primeiro deles diz respeito ao fato de que nenhum dos fatores apontados agiu isoladamente, havendo sempre uma associação de elementos que resultavam na evasão do estudante. O segundo enfatiza a ideia de abandono enquanto processo, o que se expressou no fato de que os estudantes amadureceram a ideia da evasão ao longo de sua trajetória na Instituição ao invés de tomarem uma decisão de caráter repentino.This research aimed to examine the causes of dropout in the first period of the Technical Course in Telecommunications CEFET/RJ, Petrópolis Unit. Sought not only to identify the factors directly signaled by students as causes of the dropouts, but understanding the relationships between the various elements present in his speeches. The research took the form of a case study, involving documentary and field research. As regards the approach of the study was qualitative and employed the strategy of content analysis for treating the material collected via interviews slightly open. The results of the research show causes of the dropout related to the following categories: gaps in choosing the course; school factors; personal difficulties; influence of friends; opportunities and institutional and/or governmental disinterest. In conclusion, it is important to emphasize two main points: the first one concerns the fact that none of the factors mentioned acted alone, there is always a combination of factors that resulted in the avoidance of the student. The second emphasizes the idea of abandonment as a process, which is expressed in the fact that students have matured the idea of avoidance along its trajectory in the institution rather than take a decision suddenness.Universidade Federal FluminenseNiteróiSalles, Denise Medeiros RibeiroVieira, Fernando de OliveiraTavares, ElaineFigueiredo, Natália Gomes da Silva2015-11-03T13:08:46Z2015-11-03T13:08:46Z2013info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/854Aluno de MestradoCC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2021-07-14T01:20:57Zoai:app.uff.br:1/854Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202021-07-14T01:20:57Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false |
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