Controle de marketing em agências de viagens: um estudo exploratório sobre o projeto Vai Brasil no município do Rio de Janeiro

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Peixoto, Priscilla Tavares
Data de Publicação: 2008
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
Texto Completo: https://app.uff.br/riuff/handle/1/1461
Resumo: Os estudos de marketing e sua aplicabilidade nas organizações têm sido amplamente difundidos nos dias de hoje. Há a necessidade de as empresas adotarem técnicas precisas de planejamento, pois nunca o mercado mostrou-se tão competitivo e alcançar uma posição favorável requer, cada vez mais, conhecimento de marketing. Ele é o responsável pelo planejamento e execução correta de ações e planos para alcançar os objetivos organizacionais. O mercado das agências de viagens, composto por empresas prestadoras de serviços, segue também essas tendências. Elas devem ter seus planos e ações bem formulados para tornaram-se mais sólidas e competitivas. Porém, a teoria de marketing apresenta que para se obter sucesso, é fundamental possuir mecanismos para controlá-los. O controle apresenta-se como uma etapa essencial no processo mercadológico. Em vista disso, o trabalho desenvolvido busca investigar o uso de meios de controle nas agências de viagens para uma determinada ação. Empresas desse ramo optam por se tornarem parceiras de uma iniciativa do Ministério do Turismo, o projeto Vai Brasil, para comercializar produtos turísticos com preços menores, durante períodos de baixa atividade, nos destinos brasileiros. As agências de viagens associadas são as distribuidoras dos pacotes e serviços desse projeto, que se apresenta como uma ferramenta de marketing capaz de captar novos e diferenciados clientes. Compara-se então o que a teoria propõe com o controle do projeto Vai Brasil realizado nessas empresas. Para isso, o trabalho estrutura-se em revisão bibliográfica e pesquisa de campo com aplicação de questionários nas agências de viagens associadas ao projeto, no município do Rio de Janeiro. Constata-se, após as pesquisas realizadas, que o uso de meios de controle para essa ferramenta de marketing, na amostra consultada, mostra-se aquém do necessário. As agências de viagens apresentam algumas formas de monitoramento de seu desempenho, porém o controle não é realizado de forma completa conforme a literatura apresenta
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