Entre realidade e ficção: a alimentação na obra naturalista de Aluísio Azevedo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pesente, Clarissa Gomes
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
Texto Completo: https://app.uff.br/riuff/handle/1/13303
Resumo: Aluísio Azevedo ofereceu, em seus romances naturalistas – O Mulato (1881); Casa de Pensão (1884); O Cortiço (1890) – ricas descrições de hábitos alimentares. Essa constatação levou a um questionamento acerca das possíveis contribuições de sua obra para o campo da História da Alimentação. Em um primeiro momento, a orientação naturalista do romancista e sua intenção declarada de retratar a realidade reforçaram a noção de que seus romances teriam caráter de testemunho histórico. No desenvolvimento da análise, porém, essa abordagem se mostrou inadequada e limitante por desconsiderar as especificidades do discurso literário. A evidência de que a descrição dos hábitos alimentares encontrada nas obras não se resumia a uma mera reprodução da realidade fez com que a pesquisa se voltasse para a dimensão propriamente literária da alimentação. O que o presente trabalho oferece não é, portanto, um quadro da alimentação no Brasil de fins do século XIX, mas uma análise das funções literárias que a alimentação desempenha na obra de Aluísio Azevedo. Ao longo dos capítulos, são exploradas as possíveis relações entre o recurso à descrição da alimentação e a estruturação dos elementos narrativos, tais como personagens, tempo e espaço. Foram consideradas, ainda, as concepções do romancista acerca de sua arte, bem como o seu envolvimento com as questões sociais e filosóficas de seu tempo.
id UFF-2_055952bef984f5052d3c4e7b40dac882
oai_identifier_str oai:app.uff.br:1/13303
network_acronym_str UFF-2
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository_id_str 2120
spelling Entre realidade e ficção: a alimentação na obra naturalista de Aluísio AzevedoAlimentaçãoNaturalismoLiteratura brasileiraAzevedo, Aluísio, 1857-1913Aluísio Azevedo ofereceu, em seus romances naturalistas – O Mulato (1881); Casa de Pensão (1884); O Cortiço (1890) – ricas descrições de hábitos alimentares. Essa constatação levou a um questionamento acerca das possíveis contribuições de sua obra para o campo da História da Alimentação. Em um primeiro momento, a orientação naturalista do romancista e sua intenção declarada de retratar a realidade reforçaram a noção de que seus romances teriam caráter de testemunho histórico. No desenvolvimento da análise, porém, essa abordagem se mostrou inadequada e limitante por desconsiderar as especificidades do discurso literário. A evidência de que a descrição dos hábitos alimentares encontrada nas obras não se resumia a uma mera reprodução da realidade fez com que a pesquisa se voltasse para a dimensão propriamente literária da alimentação. O que o presente trabalho oferece não é, portanto, um quadro da alimentação no Brasil de fins do século XIX, mas uma análise das funções literárias que a alimentação desempenha na obra de Aluísio Azevedo. Ao longo dos capítulos, são exploradas as possíveis relações entre o recurso à descrição da alimentação e a estruturação dos elementos narrativos, tais como personagens, tempo e espaço. Foram consideradas, ainda, as concepções do romancista acerca de sua arte, bem como o seu envolvimento com as questões sociais e filosóficas de seu tempo.148 p.NiteróiIegelski, FrancineCaldas, Pedro Spinola PereiraChiarelli, Stefania RotaPesente, Clarissa Gomes2020-04-15T13:43:14Z2020-04-15T13:43:14Z2018info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/13303Aluno de MestradoopenAccesshttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/CC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2022-08-08T13:27:42Zoai:app.uff.br:1/13303Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202022-08-08T13:27:42Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false
dc.title.none.fl_str_mv Entre realidade e ficção: a alimentação na obra naturalista de Aluísio Azevedo
title Entre realidade e ficção: a alimentação na obra naturalista de Aluísio Azevedo
spellingShingle Entre realidade e ficção: a alimentação na obra naturalista de Aluísio Azevedo
Pesente, Clarissa Gomes
Alimentação
Naturalismo
Literatura brasileira
Azevedo, Aluísio, 1857-1913
title_short Entre realidade e ficção: a alimentação na obra naturalista de Aluísio Azevedo
title_full Entre realidade e ficção: a alimentação na obra naturalista de Aluísio Azevedo
title_fullStr Entre realidade e ficção: a alimentação na obra naturalista de Aluísio Azevedo
title_full_unstemmed Entre realidade e ficção: a alimentação na obra naturalista de Aluísio Azevedo
title_sort Entre realidade e ficção: a alimentação na obra naturalista de Aluísio Azevedo
author Pesente, Clarissa Gomes
author_facet Pesente, Clarissa Gomes
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Iegelski, Francine
Caldas, Pedro Spinola Pereira
Chiarelli, Stefania Rota
dc.contributor.author.fl_str_mv Pesente, Clarissa Gomes
dc.subject.por.fl_str_mv Alimentação
Naturalismo
Literatura brasileira
Azevedo, Aluísio, 1857-1913
topic Alimentação
Naturalismo
Literatura brasileira
Azevedo, Aluísio, 1857-1913
description Aluísio Azevedo ofereceu, em seus romances naturalistas – O Mulato (1881); Casa de Pensão (1884); O Cortiço (1890) – ricas descrições de hábitos alimentares. Essa constatação levou a um questionamento acerca das possíveis contribuições de sua obra para o campo da História da Alimentação. Em um primeiro momento, a orientação naturalista do romancista e sua intenção declarada de retratar a realidade reforçaram a noção de que seus romances teriam caráter de testemunho histórico. No desenvolvimento da análise, porém, essa abordagem se mostrou inadequada e limitante por desconsiderar as especificidades do discurso literário. A evidência de que a descrição dos hábitos alimentares encontrada nas obras não se resumia a uma mera reprodução da realidade fez com que a pesquisa se voltasse para a dimensão propriamente literária da alimentação. O que o presente trabalho oferece não é, portanto, um quadro da alimentação no Brasil de fins do século XIX, mas uma análise das funções literárias que a alimentação desempenha na obra de Aluísio Azevedo. Ao longo dos capítulos, são exploradas as possíveis relações entre o recurso à descrição da alimentação e a estruturação dos elementos narrativos, tais como personagens, tempo e espaço. Foram consideradas, ainda, as concepções do romancista acerca de sua arte, bem como o seu envolvimento com as questões sociais e filosóficas de seu tempo.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018
2020-04-15T13:43:14Z
2020-04-15T13:43:14Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://app.uff.br/riuff/handle/1/13303
Aluno de Mestrado
url https://app.uff.br/riuff/handle/1/13303
identifier_str_mv Aluno de Mestrado
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv openAccess
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
CC-BY-SA
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv openAccess
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
CC-BY-SA
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Niterói
publisher.none.fl_str_mv Niterói
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron:UFF
instname_str Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron_str UFF
institution UFF
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)
repository.mail.fl_str_mv riuff@id.uff.br
_version_ 1802135322524385280