A sociologia escolar: dilemas e proposições
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
Texto Completo: | https://app.uff.br/riuff/handle/1/9853 |
Resumo: | Esta pesquisa objetivou analisar os Dilemas da Sociologia Escolar no seu contexto histórico intermitente e na sua atual condição de disciplina obrigatória. Considerando alguns dilemas históricos e epistemológicos enfrentados pela sociologia escolar, o trabalho pretende analisar e sugerir proposições para os respectivos desafios tratados. Através do método de triangulação de dados, a confecção da pesquisa buscou relacionar documentos oficiais da educação brasileira, campos empíricos nas escolas e as características do contexto social brasileiro ao qual estamos inseridas (os). Nesse sentido, pretende-se contribuir na reflexão da sociologia escolar e na produção científica sobre o tema. Versando sobre o histórico intermitente da disciplina de sociologia e os desafios encontrados atualmente, busca-se ressaltar a necessidade de identificação dos dilemas para indicar proposições adequadas ao seu enfrentamento |
id |
UFF-2_057ce29cad1061379ff66ae6270df437 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:app.uff.br:1/9853 |
network_acronym_str |
UFF-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
repository_id_str |
2120 |
spelling |
A sociologia escolar: dilemas e proposiçõesDilemas históricosDilemas epistemológicosProposiçõesIntermitênciaDesvalorizaçãoInterdisciplinaridadeDisciplina científicaSociologia escolarFormação do professorEscola básicaSociologia educacional - aspecto históricoFormação de professorHistorical dilemmasEpistemological dilemmasPropositionsIntermittencyDevaluationInterdisciplinaryScientific disciplineSociology schoolTeacher trainingBasic schoolEsta pesquisa objetivou analisar os Dilemas da Sociologia Escolar no seu contexto histórico intermitente e na sua atual condição de disciplina obrigatória. Considerando alguns dilemas históricos e epistemológicos enfrentados pela sociologia escolar, o trabalho pretende analisar e sugerir proposições para os respectivos desafios tratados. Através do método de triangulação de dados, a confecção da pesquisa buscou relacionar documentos oficiais da educação brasileira, campos empíricos nas escolas e as características do contexto social brasileiro ao qual estamos inseridas (os). Nesse sentido, pretende-se contribuir na reflexão da sociologia escolar e na produção científica sobre o tema. Versando sobre o histórico intermitente da disciplina de sociologia e os desafios encontrados atualmente, busca-se ressaltar a necessidade de identificação dos dilemas para indicar proposições adequadas ao seu enfrentamentoThis research aimed to analyze the dilemmas School of Sociology in flashing historical context and in its current condition compulsory subject. Considering some historical and epistemological dilemmas faced by the school sociology, the study aims to examine and suggest proposals to the respective treaties challenges. Through data triangulation method, the preparation of research aimed relate to official documents of Brazilian education, empirical fields in schools and the characteristics of the Brazilian social context in which we are inserted (them). In this sense, we intend to contribute to the school sociology reflection and scientific literature on the subject. Dealing on the blinking history of sociology discipline and the challenges currently found, it seeks to highlight the need for identification of dilemmas to identify appropriate propositions to your faceQueiroz, Paulo Pires deBotelho, Narrinan Pereira2019-06-06T19:13:14Z2019-06-06T19:13:14Z2015info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/9853Aluno de Graduaçãohttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/CC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2021-08-23T15:58:25Zoai:app.uff.br:1/9853Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202024-08-19T11:00:24.682664Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A sociologia escolar: dilemas e proposições |
title |
A sociologia escolar: dilemas e proposições |
spellingShingle |
A sociologia escolar: dilemas e proposições Botelho, Narrinan Pereira Dilemas históricos Dilemas epistemológicos Proposições Intermitência Desvalorização Interdisciplinaridade Disciplina científica Sociologia escolar Formação do professor Escola básica Sociologia educacional - aspecto histórico Formação de professor Historical dilemmas Epistemological dilemmas Propositions Intermittency Devaluation Interdisciplinary Scientific discipline Sociology school Teacher training Basic school |
title_short |
A sociologia escolar: dilemas e proposições |
title_full |
A sociologia escolar: dilemas e proposições |
title_fullStr |
A sociologia escolar: dilemas e proposições |
title_full_unstemmed |
A sociologia escolar: dilemas e proposições |
title_sort |
A sociologia escolar: dilemas e proposições |
author |
Botelho, Narrinan Pereira |
author_facet |
Botelho, Narrinan Pereira |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Queiroz, Paulo Pires de |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Botelho, Narrinan Pereira |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Dilemas históricos Dilemas epistemológicos Proposições Intermitência Desvalorização Interdisciplinaridade Disciplina científica Sociologia escolar Formação do professor Escola básica Sociologia educacional - aspecto histórico Formação de professor Historical dilemmas Epistemological dilemmas Propositions Intermittency Devaluation Interdisciplinary Scientific discipline Sociology school Teacher training Basic school |
topic |
Dilemas históricos Dilemas epistemológicos Proposições Intermitência Desvalorização Interdisciplinaridade Disciplina científica Sociologia escolar Formação do professor Escola básica Sociologia educacional - aspecto histórico Formação de professor Historical dilemmas Epistemological dilemmas Propositions Intermittency Devaluation Interdisciplinary Scientific discipline Sociology school Teacher training Basic school |
description |
Esta pesquisa objetivou analisar os Dilemas da Sociologia Escolar no seu contexto histórico intermitente e na sua atual condição de disciplina obrigatória. Considerando alguns dilemas históricos e epistemológicos enfrentados pela sociologia escolar, o trabalho pretende analisar e sugerir proposições para os respectivos desafios tratados. Através do método de triangulação de dados, a confecção da pesquisa buscou relacionar documentos oficiais da educação brasileira, campos empíricos nas escolas e as características do contexto social brasileiro ao qual estamos inseridas (os). Nesse sentido, pretende-se contribuir na reflexão da sociologia escolar e na produção científica sobre o tema. Versando sobre o histórico intermitente da disciplina de sociologia e os desafios encontrados atualmente, busca-se ressaltar a necessidade de identificação dos dilemas para indicar proposições adequadas ao seu enfrentamento |
publishDate |
2015 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2015 2019-06-06T19:13:14Z 2019-06-06T19:13:14Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://app.uff.br/riuff/handle/1/9853 Aluno de Graduação |
url |
https://app.uff.br/riuff/handle/1/9853 |
identifier_str_mv |
Aluno de Graduação |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ CC-BY-SA info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ CC-BY-SA |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) instname:Universidade Federal Fluminense (UFF) instacron:UFF |
instname_str |
Universidade Federal Fluminense (UFF) |
instacron_str |
UFF |
institution |
UFF |
reponame_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
collection |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF) |
repository.mail.fl_str_mv |
riuff@id.uff.br |
_version_ |
1811823633917542400 |