Tensões na Escola do Imperador: uma crítica à história única dos trabalhadores do Colégio Pedro II (1837-1889)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Letícia Sousa Campos
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
Texto Completo: http://app.uff.br/riuff/handle/1/30745
Resumo: Esta tese teve como objeto o Colégio Pedro II no século XIX a partir de um ponto de vista que articulou os campos da história da educação e da história social do trabalho com as perspectivas decoloniais. Trata-se de um estudo cujo objetivo central foi encarar a escola como um espaço de trabalho e, portanto, examinar as condições laborais das pessoas a serviço desse estabelecimento de ensino desde sua fundação, em 1837, até o final do Império. A pesquisa pretendeu, ainda, dar visibilidade a trabalhadores que não têm sido lembrados nas narrativas construídas a respeito da instituição e desmonumentalizar uma obra tomada como seu sustentáculo – a saber: a Memória Histórica do Colégio de Pedro Segundo, publicada no ano de seu centenário. Por essa razão, fundamentou-se em um corpus documental variado contendo o Almanaque Laemmert, dispositivos legais, relatórios ministeriais e diversos manuscritos, sobretudo os papeis trocados entre os reitores do colégio e as autoridades imperiais. Assim procedendo, as principais discussões centraram-se nos impactos da ideologia liberal de vertente imperial-escravista sobre a organização escolar; na coexistência de livres e escravizados na composição da força de trabalho do colégio; nos conflitos decorrentes das relações laborais e nas estratégias para a mobilização de direitos com foco na atuação dos serventes africanos livres, dos inspetores de alunos e dos professores.
id UFF-2_0582dd17e0353bbcbbcede478b9df7f6
oai_identifier_str oai:app.uff.br:1/30745
network_acronym_str UFF-2
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository_id_str 2120
spelling Tensões na Escola do Imperador: uma crítica à história única dos trabalhadores do Colégio Pedro II (1837-1889)Colégio Pedro IIDecolonialidadeAfricanos livresInspetores de alunosProfessoresColégio Pedro IIMemóriaDecolonialityFree Africans (liberated African)Student inspectorsTeachersEsta tese teve como objeto o Colégio Pedro II no século XIX a partir de um ponto de vista que articulou os campos da história da educação e da história social do trabalho com as perspectivas decoloniais. Trata-se de um estudo cujo objetivo central foi encarar a escola como um espaço de trabalho e, portanto, examinar as condições laborais das pessoas a serviço desse estabelecimento de ensino desde sua fundação, em 1837, até o final do Império. A pesquisa pretendeu, ainda, dar visibilidade a trabalhadores que não têm sido lembrados nas narrativas construídas a respeito da instituição e desmonumentalizar uma obra tomada como seu sustentáculo – a saber: a Memória Histórica do Colégio de Pedro Segundo, publicada no ano de seu centenário. Por essa razão, fundamentou-se em um corpus documental variado contendo o Almanaque Laemmert, dispositivos legais, relatórios ministeriais e diversos manuscritos, sobretudo os papeis trocados entre os reitores do colégio e as autoridades imperiais. Assim procedendo, as principais discussões centraram-se nos impactos da ideologia liberal de vertente imperial-escravista sobre a organização escolar; na coexistência de livres e escravizados na composição da força de trabalho do colégio; nos conflitos decorrentes das relações laborais e nas estratégias para a mobilização de direitos com foco na atuação dos serventes africanos livres, dos inspetores de alunos e dos professores.This thesis focused on Colégio Pedro II in the 19th century from a point of view that articulated the fields of the history of education and the social history of work with decolonial perspectives. It is a study whose main objective was to face the school as a work space and, therefore, to examine the working conditions of the people in the service of this educational establishment since its foundation, in 1837, until the end of the Empire. The research also intended to give visibility to workers who have not been remembered in the narratives constructed about the institution and to de-monumentalize a study taken as its mainstay – namely: the Historical Memory of Pedro Segundo School [original: Memória Histórica do Colégio de Pedro Segundo], published in the year of its centenary. For this reason, it was based on a varied documentary corpus containing the Almanaque Laemmert, legal provisions, ministerial reports and several manuscripts, especially the papers exchanged between the school's rectors and the imperial authorities. In doing so, the main discussions centered on the impacts of the imperial-slavery liberal ideology on the school organization; in the coexistence of free and enslaved people in the composition of the school's workforce; in conflicts arising from labor relations and in strategies for the mobilization of rights with a focus on the work of free African (liberated African) servants, student inspectors and teachers.Esta tesis tuvo como objeto el Colégio Pedro II del siglo XIX desde un punto de vista que articuló los campos de la historia de la educación, de la historia social del trabajo y las perspectivas decoloniales. Se trata de un estudio cuyo reto es ver la escuela como un espacio de trabajo y, por lo tanto, evaluar las condiciones laborales de las personas a servicio de ese centro de enseñanza desde su fundación, en 1837, hasta el fin del Imperio. La investigación pretendió, además, hacer notar a los trabajadores que no han sido recordados en las narrativas construidas acerca de la institución y, por otro lado, desmonumentalizar la obra que se ha visto como su sustentáculo – en concreto, la Memória Histórica do Colégio de Pedro Segundo, publicada en el año de su centenario. Por esa razón, se basó en un corpus documental diverso, que incluye el Almanaque Laemmert, disposiciones normativas legales, expedientes de ministerios y diversos manuscritos, en especial los papeles intercambiados entre rectores del colegio y autoridades imperiales. Así pues, las discusiones principales se centraron en los efectos de la ideología liberal de componente imperial-esclavista sobre la organización educativa; en la coexistencia de individuos libres y esclavizados como mano de obra del colegio; en los conflictos que resultan de las relaciones laborales y en las estrategias de movilización de derechos con enfoque en la actuación de los conserjes africanos libres, monitores de pasillo y profesores.299 p.Terra, Paulo CruzGrinberg, KeilaSantos, Ynaê Lopes dosPopinigis, FabianeSchueler, Alessandra Frota Martinez deSilva, Letícia Sousa Campos2023-10-06T22:57:38Z2023-10-06T22:57:38Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfSILVA, Letícia Sousa Campos. Tensões na Escola do Imperador: uma crítica à história única dos trabalhadores do Colégio Pedro II (1837-1889). 2023. 299 f. Tese (Doutorado em História) - Programa de Pós-Graduação em História, Instituto de História, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2023.http://app.uff.br/riuff/handle/1/30745CC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2023-10-06T22:57:42Zoai:app.uff.br:1/30745Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202024-08-19T10:50:33.062337Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false
dc.title.none.fl_str_mv Tensões na Escola do Imperador: uma crítica à história única dos trabalhadores do Colégio Pedro II (1837-1889)
title Tensões na Escola do Imperador: uma crítica à história única dos trabalhadores do Colégio Pedro II (1837-1889)
spellingShingle Tensões na Escola do Imperador: uma crítica à história única dos trabalhadores do Colégio Pedro II (1837-1889)
Silva, Letícia Sousa Campos
Colégio Pedro II
Decolonialidade
Africanos livres
Inspetores de alunos
Professores
Colégio Pedro II
Memória
Decoloniality
Free Africans (liberated African)
Student inspectors
Teachers
title_short Tensões na Escola do Imperador: uma crítica à história única dos trabalhadores do Colégio Pedro II (1837-1889)
title_full Tensões na Escola do Imperador: uma crítica à história única dos trabalhadores do Colégio Pedro II (1837-1889)
title_fullStr Tensões na Escola do Imperador: uma crítica à história única dos trabalhadores do Colégio Pedro II (1837-1889)
title_full_unstemmed Tensões na Escola do Imperador: uma crítica à história única dos trabalhadores do Colégio Pedro II (1837-1889)
title_sort Tensões na Escola do Imperador: uma crítica à história única dos trabalhadores do Colégio Pedro II (1837-1889)
author Silva, Letícia Sousa Campos
author_facet Silva, Letícia Sousa Campos
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Terra, Paulo Cruz
Grinberg, Keila
Santos, Ynaê Lopes dos
Popinigis, Fabiane
Schueler, Alessandra Frota Martinez de
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Letícia Sousa Campos
dc.subject.por.fl_str_mv Colégio Pedro II
Decolonialidade
Africanos livres
Inspetores de alunos
Professores
Colégio Pedro II
Memória
Decoloniality
Free Africans (liberated African)
Student inspectors
Teachers
topic Colégio Pedro II
Decolonialidade
Africanos livres
Inspetores de alunos
Professores
Colégio Pedro II
Memória
Decoloniality
Free Africans (liberated African)
Student inspectors
Teachers
description Esta tese teve como objeto o Colégio Pedro II no século XIX a partir de um ponto de vista que articulou os campos da história da educação e da história social do trabalho com as perspectivas decoloniais. Trata-se de um estudo cujo objetivo central foi encarar a escola como um espaço de trabalho e, portanto, examinar as condições laborais das pessoas a serviço desse estabelecimento de ensino desde sua fundação, em 1837, até o final do Império. A pesquisa pretendeu, ainda, dar visibilidade a trabalhadores que não têm sido lembrados nas narrativas construídas a respeito da instituição e desmonumentalizar uma obra tomada como seu sustentáculo – a saber: a Memória Histórica do Colégio de Pedro Segundo, publicada no ano de seu centenário. Por essa razão, fundamentou-se em um corpus documental variado contendo o Almanaque Laemmert, dispositivos legais, relatórios ministeriais e diversos manuscritos, sobretudo os papeis trocados entre os reitores do colégio e as autoridades imperiais. Assim procedendo, as principais discussões centraram-se nos impactos da ideologia liberal de vertente imperial-escravista sobre a organização escolar; na coexistência de livres e escravizados na composição da força de trabalho do colégio; nos conflitos decorrentes das relações laborais e nas estratégias para a mobilização de direitos com foco na atuação dos serventes africanos livres, dos inspetores de alunos e dos professores.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-10-06T22:57:38Z
2023-10-06T22:57:38Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv SILVA, Letícia Sousa Campos. Tensões na Escola do Imperador: uma crítica à história única dos trabalhadores do Colégio Pedro II (1837-1889). 2023. 299 f. Tese (Doutorado em História) - Programa de Pós-Graduação em História, Instituto de História, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2023.
http://app.uff.br/riuff/handle/1/30745
identifier_str_mv SILVA, Letícia Sousa Campos. Tensões na Escola do Imperador: uma crítica à história única dos trabalhadores do Colégio Pedro II (1837-1889). 2023. 299 f. Tese (Doutorado em História) - Programa de Pós-Graduação em História, Instituto de História, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2023.
url http://app.uff.br/riuff/handle/1/30745
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv CC-BY-SA
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv CC-BY-SA
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron:UFF
instname_str Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron_str UFF
institution UFF
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)
repository.mail.fl_str_mv riuff@id.uff.br
_version_ 1811823585274101760