A ação coletiva dos estudantes secundaristas: passe livre na cidade do Rio de Janeiro

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Botelho, Marjorie de Almeida
Data de Publicação: 2024
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
Texto Completo: http://app.uff.br/riuff/handle/1/32451
Resumo: A pesquisa desenvolvida para a dissertação de mestrado investigou ação coletiva estudantil que culminou na aprovação na Câmara Municipal de Vereadores do Rio de Janeiro, do Artigo 151 da Lei Orgânica que instituiu o Passe Livre nos transportes coletivos no Município do Rio de Janeiro para estudantes de escolas públicas do ensino médio. Verificou-se que as lideranças estudantis que estavam na direção da Associação Municipal de Estudantes Secundarista tiveram importante papel na aprovação do projeto de lei e na posterior legitimação e manutenção do mesmo. O estudo demonstrou que os jovens foram sujeitos e atores da ação, desencadeada em virtude dos espaços de socialização política que foram construídos no percurso de suas trajetórias e também pela capacidade dos mesmos em envolver os estudantes nas lutas cotidianas da escola. Diferente do que sugere a bibliografia sobre a participação política dos jovens no final da década de 80, onde estes foram inscritos sob a ótica da apatia e da alienação, verificou-se a existência de grupos juvenis mobilizados na época. A pesquisa focalizou os estudantes que atuavam no movimento estudantil secundarista, mas especificamente no interior da AMES, e em especial as forças políticas da Convergência Socialista e da Organização pela Juventude e Liberdade, que geraram as condições para que os jovens estudantes de escolas públicas e privadas participassem da luta pelo direito à cidade, intervindo na ampliação das instituições democráticas e pressionando o Estado para a garantia e a ampliação do direito ao transporte público para estudantes. O movimento do Passe Livre que marcou a história das recentes lutas sociais da cidade do Rio de Janeiro aponta a importância dos jovens e de suas expressões coletivas no processo da construção de políticas públicas. A pesquisa pode ser entendida como um relato crítico da participação destes atores nas etapas de elaboração do projeto de lei que passam por sua definição, implantação e acompanhamento do processo de aplicação prática
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O estudo demonstrou que os jovens foram sujeitos e atores da ação, desencadeada em virtude dos espaços de socialização política que foram construídos no percurso de suas trajetórias e também pela capacidade dos mesmos em envolver os estudantes nas lutas cotidianas da escola. Diferente do que sugere a bibliografia sobre a participação política dos jovens no final da década de 80, onde estes foram inscritos sob a ótica da apatia e da alienação, verificou-se a existência de grupos juvenis mobilizados na época. A pesquisa focalizou os estudantes que atuavam no movimento estudantil secundarista, mas especificamente no interior da AMES, e em especial as forças políticas da Convergência Socialista e da Organização pela Juventude e Liberdade, que geraram as condições para que os jovens estudantes de escolas públicas e privadas participassem da luta pelo direito à cidade, intervindo na ampliação das instituições democráticas e pressionando o Estado para a garantia e a ampliação do direito ao transporte público para estudantes. O movimento do Passe Livre que marcou a história das recentes lutas sociais da cidade do Rio de Janeiro aponta a importância dos jovens e de suas expressões coletivas no processo da construção de políticas públicas. A pesquisa pode ser entendida como um relato crítico da participação destes atores nas etapas de elaboração do projeto de lei que passam por sua definição, implantação e acompanhamento do processo de aplicação práticaThe research developed for the master's degree dissertation investigated the high school student collective action that was culminated in the approval in the City Hall of Counselors, in the District of Rio de Janeiro, the Article 151 of the Organic Law that instituted the Free Pass in public transportations for those students. The research verified that student leaderships, that were directed by the Associação Municipal de Estudantes Secundaristas (AMES) had important role in the approval and subsequent legitimating and maintenance of that law. The study demonstrated that youths were subjects and actors of the action. It was possible due to the political environment of socialization that was built during their path and also for the capacity of involving other students in daily militancy at school time. Different from what suggests the bibliography about the political young militancy, in the end of the decade of 80, where students were labeled under the optics of the apathy and alienation, the existence of mobilized young groups was verified at that time. The research focused students that acted in the movimento estudantil secundarista (MES), specifically in AMES leadership and in the political forces of the Socialist Convergence (CS) and of the Organização pela Juventude e Liberdade , that give conditions for public and private high school students fight for their citizenship, intervening in the enlargement of the democratic institutions and pressing the State for the warranty of the right to the public transportation for students. The Free Pass movement, that marked the history of the recent social fights in the city of Rio de Janeiro, points the importance of youths and their collective expressions in the process of the construction of public politics. The research is as a critical report of these actors' participation in the stages of elaboration of the law project, its definition, implantation application119 f.Carrano, Paulo César Rodrigueshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4799707U5Barros, Armando Martins dehttp://lattes.cnpq.br/4497652129344512Costa, Elianehttp://lattes.cnpq.br/5843403739973348Botelho, Marjorie de Almeida2024-02-27T14:43:00Z2024-02-27T14:43:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfBOTELHO, Marjorie de Almeida. A ação coletiva dos estudantes secundaristas: passe livre na cidade do Rio de Janeiro. 2006. 119 f. 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