A Resistência dos Estudantes no Modo de Produção Capitalista: considerações sobre o Movimento Estudantil Secundarista
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Data de Publicação: | 2019 |
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Texto Completo: | https://periodicos.ufba.br/index.php/revistagerminal/article/view/28639 |
Resumo: | Resumo: A sociedade capitalista, com o modo de produção que visa à acumulação de capital, acaba por gerar grandes conflitos entre duas classes antagônicas: classe trabalhadora e classe dominante, e o Estado tende a gerir as políticas públicas a fim de atender interesses da classe dominante. Entretanto, a exploração demasiada por esse sistema, culminará na organização dos sujeitos explorados que, unidos em movimentos sociais, contestará a ordem vigente. Aos trabalhadores resta a resistência e a reivindicação de seus direitos. Este texto tem o objetivo de discutir sobre como a organização da sociedade capitalista culmina na resistência de estudantes, que integram o Movimento Estudantil Secundarista. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica que se embasa na metodologia do Materialismo Histórico. |
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A Resistência dos Estudantes no Modo de Produção Capitalista: considerações sobre o Movimento Estudantil SecundaristaEducaçãoMaterialismo HistóricoMovimento Estudantil Secundarista.Resumo: A sociedade capitalista, com o modo de produção que visa à acumulação de capital, acaba por gerar grandes conflitos entre duas classes antagônicas: classe trabalhadora e classe dominante, e o Estado tende a gerir as políticas públicas a fim de atender interesses da classe dominante. Entretanto, a exploração demasiada por esse sistema, culminará na organização dos sujeitos explorados que, unidos em movimentos sociais, contestará a ordem vigente. Aos trabalhadores resta a resistência e a reivindicação de seus direitos. Este texto tem o objetivo de discutir sobre como a organização da sociedade capitalista culmina na resistência de estudantes, que integram o Movimento Estudantil Secundarista. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica que se embasa na metodologia do Materialismo Histórico.Universidade Federal da Bahia2019-05-12info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos ParesRevisão de Literatura; Pesquisa.application/pdfhttps://periodicos.ufba.br/index.php/revistagerminal/article/view/2863910.9771/gmed.v10i3.28639Germinal: marxismo e educação em debate; v. 10 n. 3 (2018): 10 ANOS DE GERMINAL: MARXISMO E EDUCAÇÃO EM DEBATE; 195-2032175-5604reponame:Germinal: Marxismo e Educação em Debateinstname:Universidade Federal da Bahia (UFBA)instacron:UFBAporhttps://periodicos.ufba.br/index.php/revistagerminal/article/view/28639/18939Copyright (c) 2019 Germinal: Marxismo e Educação em Debateinfo:eu-repo/semantics/openAccessLeme, Renata Bento2019-10-17T21:19:00Zoai:ojs.periodicos.ufba.br:article/28639Revistahttps://periodicos.ufba.br/index.php/revistagerminal/PUBhttps://periodicos.ufba.br/index.php/revistagerminal/oairevistagerminal@ufba.br2175-56042175-5604opendoar:2019-10-17T21:19Germinal: Marxismo e Educação em Debate - Universidade Federal da Bahia (UFBA)false |
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