A História antiga na sala de aula do 6° ano do ensino fundamental com “contação de histórias”

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rossi, Rafael Alves
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
Texto Completo: https://app.uff.br/riuff/handle/1/8825
http://dx.doi.org/10.22409/PEH.2018.mp.10119163713
Resumo: Este trabalho propõe a utilização da “contação de histórias” como forma de apresentação dos temas de História Antiga para os alunos do 6° do ensino fundamental, trazendo a dimensão do lúdico para dentro da sala de aula. Como método de trabalho a partir dos temas expostos, indica-se o trabalho em grupo, que estimula a cooperação, o debate entre os estudantes, a troca de experiências e potencializa o desenvolvimento intelectual dos alunos, tendo como material a ser trabalhado uma diversidade de textos, em diversas formas e interpretações, sobre os temas de História contados em sala. O conceito de herói, nesse trabalho, num contexto sociocultural em que nunca antes essa temática esteve tão presente nas diferentes mídias, orienta as narrativas e se apresenta de maneira mais rica e complexa, com heróis coletivos, heróis míticos e a relação dos heróis individuais tradicionais da história dos “grandes homens” com as coletividades a que eles pertenciam
id UFF-2_060820eb46e578eba46e96c1f607d4a4
oai_identifier_str oai:app.uff.br:1/8825
network_acronym_str UFF-2
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository_id_str 2120
spelling A História antiga na sala de aula do 6° ano do ensino fundamental com “contação de histórias”Ensino de históriaProdução e difusão de narrativas históricasCultura visual, mídias e linguagensContação de históriasLúdicoHistória antigaEnsino de históriaNarrativaComunicação visualMídiaLinguagemHistory teachingProduction and diffusion of historical narrativesVisual cultureMedia and languagesStorytellingLudicAncient historyEste trabalho propõe a utilização da “contação de histórias” como forma de apresentação dos temas de História Antiga para os alunos do 6° do ensino fundamental, trazendo a dimensão do lúdico para dentro da sala de aula. Como método de trabalho a partir dos temas expostos, indica-se o trabalho em grupo, que estimula a cooperação, o debate entre os estudantes, a troca de experiências e potencializa o desenvolvimento intelectual dos alunos, tendo como material a ser trabalhado uma diversidade de textos, em diversas formas e interpretações, sobre os temas de História contados em sala. O conceito de herói, nesse trabalho, num contexto sociocultural em que nunca antes essa temática esteve tão presente nas diferentes mídias, orienta as narrativas e se apresenta de maneira mais rica e complexa, com heróis coletivos, heróis míticos e a relação dos heróis individuais tradicionais da história dos “grandes homens” com as coletividades a que eles pertenciamCAPESThis work proposes the use of "storytelling" as a way of presenting the themes of Ancient History for the students of the 6th grade, bringing the dimension of playfulness into the classroom. As a working method based on the themes outlined, group work is indicated, which stimulates cooperation, debate among students, exchange of experiences and enhances the intellectual development of students, having as a material to be worked a diversity of texts, in various forms and interpretations, on the themes of History told in the room. The concept of hero, in this work, in a sociocultural context in which never before this theme was so present in the different media, guides the narratives and presents itself in a richer and more complex way, with collective heroes, mythical heroes and the relationship of the traditional individual heroes of the history of the "great men" with the collectivities to which they belonged251 f.Franco, Renato JúnioCaldas, Pedro Spinola PereiraMoraes, Alexandre Santos deRossi, Rafael Alves2019-03-18T13:28:03Z2019-03-18T13:28:03Z2018info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfROSSI, Rafael Alves. A História antiga na sala de aula do 6° ano do ensino fundamental com “contação de histórias”. 2018. 251 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de História) - Instituto de Ciências Humanas e Filosofia, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2018.https://app.uff.br/riuff/handle/1/8825Aluno de mestradohttp://dx.doi.org/10.22409/PEH.2018.mp.10119163713http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/CC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2022-12-23T14:35:20Zoai:app.uff.br:1/8825Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202024-08-19T10:45:42.293064Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false
dc.title.none.fl_str_mv A História antiga na sala de aula do 6° ano do ensino fundamental com “contação de histórias”
title A História antiga na sala de aula do 6° ano do ensino fundamental com “contação de histórias”
spellingShingle A História antiga na sala de aula do 6° ano do ensino fundamental com “contação de histórias”
Rossi, Rafael Alves
Ensino de história
Produção e difusão de narrativas históricas
Cultura visual, mídias e linguagens
Contação de histórias
Lúdico
História antiga
Ensino de história
Narrativa
Comunicação visual
Mídia
Linguagem
History teaching
Production and diffusion of historical narratives
Visual culture
Media and languages
Storytelling
Ludic
Ancient history
title_short A História antiga na sala de aula do 6° ano do ensino fundamental com “contação de histórias”
title_full A História antiga na sala de aula do 6° ano do ensino fundamental com “contação de histórias”
title_fullStr A História antiga na sala de aula do 6° ano do ensino fundamental com “contação de histórias”
title_full_unstemmed A História antiga na sala de aula do 6° ano do ensino fundamental com “contação de histórias”
title_sort A História antiga na sala de aula do 6° ano do ensino fundamental com “contação de histórias”
author Rossi, Rafael Alves
author_facet Rossi, Rafael Alves
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Franco, Renato Júnio
Caldas, Pedro Spinola Pereira
Moraes, Alexandre Santos de
dc.contributor.author.fl_str_mv Rossi, Rafael Alves
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino de história
Produção e difusão de narrativas históricas
Cultura visual, mídias e linguagens
Contação de histórias
Lúdico
História antiga
Ensino de história
Narrativa
Comunicação visual
Mídia
Linguagem
History teaching
Production and diffusion of historical narratives
Visual culture
Media and languages
Storytelling
Ludic
Ancient history
topic Ensino de história
Produção e difusão de narrativas históricas
Cultura visual, mídias e linguagens
Contação de histórias
Lúdico
História antiga
Ensino de história
Narrativa
Comunicação visual
Mídia
Linguagem
History teaching
Production and diffusion of historical narratives
Visual culture
Media and languages
Storytelling
Ludic
Ancient history
description Este trabalho propõe a utilização da “contação de histórias” como forma de apresentação dos temas de História Antiga para os alunos do 6° do ensino fundamental, trazendo a dimensão do lúdico para dentro da sala de aula. Como método de trabalho a partir dos temas expostos, indica-se o trabalho em grupo, que estimula a cooperação, o debate entre os estudantes, a troca de experiências e potencializa o desenvolvimento intelectual dos alunos, tendo como material a ser trabalhado uma diversidade de textos, em diversas formas e interpretações, sobre os temas de História contados em sala. O conceito de herói, nesse trabalho, num contexto sociocultural em que nunca antes essa temática esteve tão presente nas diferentes mídias, orienta as narrativas e se apresenta de maneira mais rica e complexa, com heróis coletivos, heróis míticos e a relação dos heróis individuais tradicionais da história dos “grandes homens” com as coletividades a que eles pertenciam
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018
2019-03-18T13:28:03Z
2019-03-18T13:28:03Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv ROSSI, Rafael Alves. A História antiga na sala de aula do 6° ano do ensino fundamental com “contação de histórias”. 2018. 251 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de História) - Instituto de Ciências Humanas e Filosofia, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2018.
https://app.uff.br/riuff/handle/1/8825
Aluno de mestrado
http://dx.doi.org/10.22409/PEH.2018.mp.10119163713
identifier_str_mv ROSSI, Rafael Alves. A História antiga na sala de aula do 6° ano do ensino fundamental com “contação de histórias”. 2018. 251 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de História) - Instituto de Ciências Humanas e Filosofia, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2018.
Aluno de mestrado
url https://app.uff.br/riuff/handle/1/8825
http://dx.doi.org/10.22409/PEH.2018.mp.10119163713
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
CC-BY-SA
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
CC-BY-SA
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron:UFF
instname_str Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron_str UFF
institution UFF
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)
repository.mail.fl_str_mv riuff@id.uff.br
_version_ 1811823562295607296