Das HQ's à imaginação histórica: reflexões para o ensino de história
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
Texto Completo: | https://app.uff.br/riuff/handle/1/8827 |
Resumo: | O trabalho visa a uma nova proposta metodológica que venha a contribuir ao Ensino de História a partir dos conceitos de identidade, narrativa, obra aberta e, principalmente, imaginação histórica, seguindo o referencial de autores como Paul Ricoeur, Ivor Goodson, Umberto Eco, Hayden White e R. G. Collingwood. Trata-se de uma análise sobre a utilização de histórias em quadrinhos (HQs) de super-heróis nas aulas de História, em que as tramas do Superman são contempladas como referência para a proposição de temas e diálogos a serem desenvolvidos com os alunos. A ideia é criar um meio de, a partir de um texto ficcional excepcional (os quadrinhos), se abrir um campo de possibilidades a uma experiência de aula menos circunscrita à lógica da prescrição curricular e mais atenta às sensibilidades dos envolvidos no processo de ensino-aprendizagem em relação àquilo que se é estudado. O público-alvo da proposta são os professores de História apaixonados por quadrinhos que gostariam de incrementar sua prática docente com o uso das referidas fontes alternativas, caracterizadas por um perfil mais lúdico e dinâmico |
id |
UFF-2_b59e70c33f92521c5aeb300a318ef4e8 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:app.uff.br:1/8827 |
network_acronym_str |
UFF-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
repository_id_str |
2120 |
spelling |
Das HQ's à imaginação histórica: reflexões para o ensino de históriaProdução e difusão de narrativas históricasCultura visual, mídias e linguagensImaginação históricaHistórias em quadrinhosNarrativaEnsino de históriaNarrativaHistóriaComunicação visualMídiaLinguagemProduction and diffusion of historical narrativesVisual culture, medias and languagesComic booksHistorical imaginationNarrativeTeaching of history.O trabalho visa a uma nova proposta metodológica que venha a contribuir ao Ensino de História a partir dos conceitos de identidade, narrativa, obra aberta e, principalmente, imaginação histórica, seguindo o referencial de autores como Paul Ricoeur, Ivor Goodson, Umberto Eco, Hayden White e R. G. Collingwood. Trata-se de uma análise sobre a utilização de histórias em quadrinhos (HQs) de super-heróis nas aulas de História, em que as tramas do Superman são contempladas como referência para a proposição de temas e diálogos a serem desenvolvidos com os alunos. A ideia é criar um meio de, a partir de um texto ficcional excepcional (os quadrinhos), se abrir um campo de possibilidades a uma experiência de aula menos circunscrita à lógica da prescrição curricular e mais atenta às sensibilidades dos envolvidos no processo de ensino-aprendizagem em relação àquilo que se é estudado. O público-alvo da proposta são os professores de História apaixonados por quadrinhos que gostariam de incrementar sua prática docente com o uso das referidas fontes alternativas, caracterizadas por um perfil mais lúdico e dinâmicoThe work aims at a new methodological proposal that will contribute to the Teaching of History from the concepts of identity, narrative, open work and, mainly, historical imagination, following the reference of authors like Paul Ricoeur, Ivor Goodson, Umberto Eco, Hayden White and R. G. Collingwood. This is an analysis of the use of superhero comics in History classes, in which Superman's plots are contemplated as a reference for proposing themes and dialogues to be developed with students. The idea is to create a way, from an exceptional fictional text (comics), to open a field of possibilities to a classroom experience less circumscribed to the logic of curricular prescription and more attentive to the sensibilities of those involved in the teaching- learning in relation to what is being studied. The target audience of the proposal is the History teachers who are passionate about comics and interested improving their teaching practice with the use of these alternative sources, characterized by a more playful and dynamic profile102 f.Mendonça, Paulo Kanauss deViana, LarissaEyler, Flavia MariaSampaio, Mateus Bertolino2019-03-18T13:40:44Z2019-03-18T13:40:44Z2018info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfSAMPAIO, Mateus Bertolino. Das HQ's à imaginação histórica: reflexões para o ensino de história. 2018. 102 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de História) - Instituto de Ciências Humanas e Filosofia, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2018.https://app.uff.br/riuff/handle/1/8827Aluno de mestradohttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/CC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2022-12-23T14:42:49Zoai:app.uff.br:1/8827Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202022-12-23T14:42:49Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Das HQ's à imaginação histórica: reflexões para o ensino de história |
title |
Das HQ's à imaginação histórica: reflexões para o ensino de história |
spellingShingle |
Das HQ's à imaginação histórica: reflexões para o ensino de história Sampaio, Mateus Bertolino Produção e difusão de narrativas históricas Cultura visual, mídias e linguagens Imaginação histórica Histórias em quadrinhos Narrativa Ensino de história Narrativa História Comunicação visual Mídia Linguagem Production and diffusion of historical narratives Visual culture, medias and languages Comic books Historical imagination Narrative Teaching of history. |
title_short |
Das HQ's à imaginação histórica: reflexões para o ensino de história |
title_full |
Das HQ's à imaginação histórica: reflexões para o ensino de história |
title_fullStr |
Das HQ's à imaginação histórica: reflexões para o ensino de história |
title_full_unstemmed |
Das HQ's à imaginação histórica: reflexões para o ensino de história |
title_sort |
Das HQ's à imaginação histórica: reflexões para o ensino de história |
author |
Sampaio, Mateus Bertolino |
author_facet |
Sampaio, Mateus Bertolino |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Mendonça, Paulo Kanauss de Viana, Larissa Eyler, Flavia Maria |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Sampaio, Mateus Bertolino |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Produção e difusão de narrativas históricas Cultura visual, mídias e linguagens Imaginação histórica Histórias em quadrinhos Narrativa Ensino de história Narrativa História Comunicação visual Mídia Linguagem Production and diffusion of historical narratives Visual culture, medias and languages Comic books Historical imagination Narrative Teaching of history. |
topic |
Produção e difusão de narrativas históricas Cultura visual, mídias e linguagens Imaginação histórica Histórias em quadrinhos Narrativa Ensino de história Narrativa História Comunicação visual Mídia Linguagem Production and diffusion of historical narratives Visual culture, medias and languages Comic books Historical imagination Narrative Teaching of history. |
description |
O trabalho visa a uma nova proposta metodológica que venha a contribuir ao Ensino de História a partir dos conceitos de identidade, narrativa, obra aberta e, principalmente, imaginação histórica, seguindo o referencial de autores como Paul Ricoeur, Ivor Goodson, Umberto Eco, Hayden White e R. G. Collingwood. Trata-se de uma análise sobre a utilização de histórias em quadrinhos (HQs) de super-heróis nas aulas de História, em que as tramas do Superman são contempladas como referência para a proposição de temas e diálogos a serem desenvolvidos com os alunos. A ideia é criar um meio de, a partir de um texto ficcional excepcional (os quadrinhos), se abrir um campo de possibilidades a uma experiência de aula menos circunscrita à lógica da prescrição curricular e mais atenta às sensibilidades dos envolvidos no processo de ensino-aprendizagem em relação àquilo que se é estudado. O público-alvo da proposta são os professores de História apaixonados por quadrinhos que gostariam de incrementar sua prática docente com o uso das referidas fontes alternativas, caracterizadas por um perfil mais lúdico e dinâmico |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018 2019-03-18T13:40:44Z 2019-03-18T13:40:44Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
SAMPAIO, Mateus Bertolino. Das HQ's à imaginação histórica: reflexões para o ensino de história. 2018. 102 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de História) - Instituto de Ciências Humanas e Filosofia, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2018. https://app.uff.br/riuff/handle/1/8827 Aluno de mestrado |
identifier_str_mv |
SAMPAIO, Mateus Bertolino. Das HQ's à imaginação histórica: reflexões para o ensino de história. 2018. 102 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de História) - Instituto de Ciências Humanas e Filosofia, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2018. Aluno de mestrado |
url |
https://app.uff.br/riuff/handle/1/8827 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ CC-BY-SA info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ CC-BY-SA |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) instname:Universidade Federal Fluminense (UFF) instacron:UFF |
instname_str |
Universidade Federal Fluminense (UFF) |
instacron_str |
UFF |
institution |
UFF |
reponame_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
collection |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF) |
repository.mail.fl_str_mv |
riuff@id.uff.br |
_version_ |
1819053662663606272 |