Das HQ's à imaginação histórica: reflexões para o ensino de história

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Sampaio, Mateus Bertolino
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
Texto Completo: https://app.uff.br/riuff/handle/1/8827
Resumo: O trabalho visa a uma nova proposta metodológica que venha a contribuir ao Ensino de História a partir dos conceitos de identidade, narrativa, obra aberta e, principalmente, imaginação histórica, seguindo o referencial de autores como Paul Ricoeur, Ivor Goodson, Umberto Eco, Hayden White e R. G. Collingwood. Trata-se de uma análise sobre a utilização de histórias em quadrinhos (HQs) de super-heróis nas aulas de História, em que as tramas do Superman são contempladas como referência para a proposição de temas e diálogos a serem desenvolvidos com os alunos. A ideia é criar um meio de, a partir de um texto ficcional excepcional (os quadrinhos), se abrir um campo de possibilidades a uma experiência de aula menos circunscrita à lógica da prescrição curricular e mais atenta às sensibilidades dos envolvidos no processo de ensino-aprendizagem em relação àquilo que se é estudado. O público-alvo da proposta são os professores de História apaixonados por quadrinhos que gostariam de incrementar sua prática docente com o uso das referidas fontes alternativas, caracterizadas por um perfil mais lúdico e dinâmico
id UFF-2_b59e70c33f92521c5aeb300a318ef4e8
oai_identifier_str oai:app.uff.br:1/8827
network_acronym_str UFF-2
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository_id_str 2120
spelling Das HQ's à imaginação histórica: reflexões para o ensino de históriaProdução e difusão de narrativas históricasCultura visual, mídias e linguagensImaginação históricaHistórias em quadrinhosNarrativaEnsino de históriaNarrativaHistóriaComunicação visualMídiaLinguagemProduction and diffusion of historical narrativesVisual culture, medias and languagesComic booksHistorical imaginationNarrativeTeaching of history.O trabalho visa a uma nova proposta metodológica que venha a contribuir ao Ensino de História a partir dos conceitos de identidade, narrativa, obra aberta e, principalmente, imaginação histórica, seguindo o referencial de autores como Paul Ricoeur, Ivor Goodson, Umberto Eco, Hayden White e R. G. Collingwood. Trata-se de uma análise sobre a utilização de histórias em quadrinhos (HQs) de super-heróis nas aulas de História, em que as tramas do Superman são contempladas como referência para a proposição de temas e diálogos a serem desenvolvidos com os alunos. A ideia é criar um meio de, a partir de um texto ficcional excepcional (os quadrinhos), se abrir um campo de possibilidades a uma experiência de aula menos circunscrita à lógica da prescrição curricular e mais atenta às sensibilidades dos envolvidos no processo de ensino-aprendizagem em relação àquilo que se é estudado. O público-alvo da proposta são os professores de História apaixonados por quadrinhos que gostariam de incrementar sua prática docente com o uso das referidas fontes alternativas, caracterizadas por um perfil mais lúdico e dinâmicoThe work aims at a new methodological proposal that will contribute to the Teaching of History from the concepts of identity, narrative, open work and, mainly, historical imagination, following the reference of authors like Paul Ricoeur, Ivor Goodson, Umberto Eco, Hayden White and R. G. Collingwood. This is an analysis of the use of superhero comics in History classes, in which Superman's plots are contemplated as a reference for proposing themes and dialogues to be developed with students. The idea is to create a way, from an exceptional fictional text (comics), to open a field of possibilities to a classroom experience less circumscribed to the logic of curricular prescription and more attentive to the sensibilities of those involved in the teaching- learning in relation to what is being studied. The target audience of the proposal is the History teachers who are passionate about comics and interested improving their teaching practice with the use of these alternative sources, characterized by a more playful and dynamic profile102 f.Mendonça, Paulo Kanauss deViana, LarissaEyler, Flavia MariaSampaio, Mateus Bertolino2019-03-18T13:40:44Z2019-03-18T13:40:44Z2018info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfSAMPAIO, Mateus Bertolino. Das HQ's à imaginação histórica: reflexões para o ensino de história. 2018. 102 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de História) - Instituto de Ciências Humanas e Filosofia, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2018.https://app.uff.br/riuff/handle/1/8827Aluno de mestradohttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/CC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2022-12-23T14:42:49Zoai:app.uff.br:1/8827Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202022-12-23T14:42:49Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false
dc.title.none.fl_str_mv Das HQ's à imaginação histórica: reflexões para o ensino de história
title Das HQ's à imaginação histórica: reflexões para o ensino de história
spellingShingle Das HQ's à imaginação histórica: reflexões para o ensino de história
Sampaio, Mateus Bertolino
Produção e difusão de narrativas históricas
Cultura visual, mídias e linguagens
Imaginação histórica
Histórias em quadrinhos
Narrativa
Ensino de história
Narrativa
História
Comunicação visual
Mídia
Linguagem
Production and diffusion of historical narratives
Visual culture, medias and languages
Comic books
Historical imagination
Narrative
Teaching of history.
title_short Das HQ's à imaginação histórica: reflexões para o ensino de história
title_full Das HQ's à imaginação histórica: reflexões para o ensino de história
title_fullStr Das HQ's à imaginação histórica: reflexões para o ensino de história
title_full_unstemmed Das HQ's à imaginação histórica: reflexões para o ensino de história
title_sort Das HQ's à imaginação histórica: reflexões para o ensino de história
author Sampaio, Mateus Bertolino
author_facet Sampaio, Mateus Bertolino
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Mendonça, Paulo Kanauss de
Viana, Larissa
Eyler, Flavia Maria
dc.contributor.author.fl_str_mv Sampaio, Mateus Bertolino
dc.subject.por.fl_str_mv Produção e difusão de narrativas históricas
Cultura visual, mídias e linguagens
Imaginação histórica
Histórias em quadrinhos
Narrativa
Ensino de história
Narrativa
História
Comunicação visual
Mídia
Linguagem
Production and diffusion of historical narratives
Visual culture, medias and languages
Comic books
Historical imagination
Narrative
Teaching of history.
topic Produção e difusão de narrativas históricas
Cultura visual, mídias e linguagens
Imaginação histórica
Histórias em quadrinhos
Narrativa
Ensino de história
Narrativa
História
Comunicação visual
Mídia
Linguagem
Production and diffusion of historical narratives
Visual culture, medias and languages
Comic books
Historical imagination
Narrative
Teaching of history.
description O trabalho visa a uma nova proposta metodológica que venha a contribuir ao Ensino de História a partir dos conceitos de identidade, narrativa, obra aberta e, principalmente, imaginação histórica, seguindo o referencial de autores como Paul Ricoeur, Ivor Goodson, Umberto Eco, Hayden White e R. G. Collingwood. Trata-se de uma análise sobre a utilização de histórias em quadrinhos (HQs) de super-heróis nas aulas de História, em que as tramas do Superman são contempladas como referência para a proposição de temas e diálogos a serem desenvolvidos com os alunos. A ideia é criar um meio de, a partir de um texto ficcional excepcional (os quadrinhos), se abrir um campo de possibilidades a uma experiência de aula menos circunscrita à lógica da prescrição curricular e mais atenta às sensibilidades dos envolvidos no processo de ensino-aprendizagem em relação àquilo que se é estudado. O público-alvo da proposta são os professores de História apaixonados por quadrinhos que gostariam de incrementar sua prática docente com o uso das referidas fontes alternativas, caracterizadas por um perfil mais lúdico e dinâmico
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018
2019-03-18T13:40:44Z
2019-03-18T13:40:44Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv SAMPAIO, Mateus Bertolino. Das HQ's à imaginação histórica: reflexões para o ensino de história. 2018. 102 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de História) - Instituto de Ciências Humanas e Filosofia, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2018.
https://app.uff.br/riuff/handle/1/8827
Aluno de mestrado
identifier_str_mv SAMPAIO, Mateus Bertolino. Das HQ's à imaginação histórica: reflexões para o ensino de história. 2018. 102 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de História) - Instituto de Ciências Humanas e Filosofia, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2018.
Aluno de mestrado
url https://app.uff.br/riuff/handle/1/8827
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
CC-BY-SA
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
CC-BY-SA
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron:UFF
instname_str Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron_str UFF
institution UFF
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)
repository.mail.fl_str_mv riuff@id.uff.br
_version_ 1819053662663606272