A Libras nas escolas de educação básica: implementação, impactos e possíveis soluções
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2024 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
Texto Completo: | http://app.uff.br/riuff/handle/1/32597 |
Resumo: | O presente trabalho reflete algumas ideias sobre a inclusão da Libras nas escolas de Educação Básica no Brasil, mais precisamente como essa prática tem sido implementada e quais os impactos para os alunos surdos e a comunidade escolar como um todo. São destacados algumas políticas e práticas de inclusão já realizadas, desafios enfrentados pelos alunos surdos, formação dos professores e estratégias para aprimorar a inclusão da Libras, a partir de fontes bibliográficas, como livros, artigos científicos e legislação, para fundamentar teoricamente o estudo, bem como documentos legais que buscam levantar informações sobre as políticas e práticas de inclusão de Libras nas escolas. A partir disso foi possível destacar a importância da Libras como meio de comunicação e expressão para a comunidade surda, ressaltando a necessidade de formação adequada aos professores e disponibilização de materiais acessíveis/bilíngues. Além disso, mostrou-se necessário apontar propostas e estratégias como sensibilização, formação de equipes multidisciplinares, planos de ensino individualizados, capacitação dos professores, adaptações curriculares e parcerias com a comunidade surda. Por fim, a implementação efetiva e necessária da Libras nos sistemas de ensino de Educação Básica requer o engajamento de gestores educacionais, professores, alunos, famílias, comunidade surda e demais atores sociais. |
id |
UFF-2_06d0d04f785e54945b2fcfd83d9a4f2f |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:app.uff.br:1/32597 |
network_acronym_str |
UFF-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
repository_id_str |
2120 |
spelling |
A Libras nas escolas de educação básica: implementação, impactos e possíveis soluçõesLibrasEducação de alunos surdosSurdoEducação básicaLíngua brasileira de sinaisLibrasEducation of deaf studentsBasic EducationO presente trabalho reflete algumas ideias sobre a inclusão da Libras nas escolas de Educação Básica no Brasil, mais precisamente como essa prática tem sido implementada e quais os impactos para os alunos surdos e a comunidade escolar como um todo. São destacados algumas políticas e práticas de inclusão já realizadas, desafios enfrentados pelos alunos surdos, formação dos professores e estratégias para aprimorar a inclusão da Libras, a partir de fontes bibliográficas, como livros, artigos científicos e legislação, para fundamentar teoricamente o estudo, bem como documentos legais que buscam levantar informações sobre as políticas e práticas de inclusão de Libras nas escolas. A partir disso foi possível destacar a importância da Libras como meio de comunicação e expressão para a comunidade surda, ressaltando a necessidade de formação adequada aos professores e disponibilização de materiais acessíveis/bilíngues. Além disso, mostrou-se necessário apontar propostas e estratégias como sensibilização, formação de equipes multidisciplinares, planos de ensino individualizados, capacitação dos professores, adaptações curriculares e parcerias com a comunidade surda. Por fim, a implementação efetiva e necessária da Libras nos sistemas de ensino de Educação Básica requer o engajamento de gestores educacionais, professores, alunos, famílias, comunidade surda e demais atores sociais.The present work reflects some ideas about the inclusion of Libras in Basic Education schools in Brazil, aiming to guarantee learning opportunities for deaf students. Some inclusion policies and practices already carried out, challenges faced by deaf students, teacher training and strategies to improve the inclusion of Libras are highlighted, based on bibliographic sources, such as books, scientific articles and legislation, to theoretically support the study, as well as as legal documents that seek to gather information about the policies and practices for the inclusion of Libras in schools. From this, it was possible to highlight the importance of Libras as a means of communication and expression for the deaf community, emphasizing the need for adequate training for teachers and the availability of accessible/bilingual materials. In addition, it was necessary to point out proposals and strategies such as raising awareness, forming multidisciplinary teams, individualized teaching plans, teacher training, curriculum adaptations and partnerships with the deaf community. Finally, the effective and necessary implementation of Libras in Basic Education teaching systems requires the engagement of educational managers, teachers, students, families, the deaf community and other social actors.33Uhmann, Silvana MatosRequião, Luciana Pires de SáBergo, Renata SilvaChaves, Karime Sarkis2024-03-05T21:45:39Z2024-03-05T21:45:39Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfCHAVES, Karime Sarkis. A Libras nas escolas de educação básica: implementação, impactos e possíveis soluções. 2023. 33 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Instituto de Educação de Angra dos Reis, Universidade Federal Fluminense, Angra dos Reis, 2023.http://app.uff.br/riuff/handle/1/32597CC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2024-03-05T21:45:43Zoai:app.uff.br:1/32597Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202024-08-19T11:13:56.589257Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A Libras nas escolas de educação básica: implementação, impactos e possíveis soluções |
title |
A Libras nas escolas de educação básica: implementação, impactos e possíveis soluções |
spellingShingle |
A Libras nas escolas de educação básica: implementação, impactos e possíveis soluções Chaves, Karime Sarkis Libras Educação de alunos surdos Surdo Educação básica Língua brasileira de sinais Libras Education of deaf students Basic Education |
title_short |
A Libras nas escolas de educação básica: implementação, impactos e possíveis soluções |
title_full |
A Libras nas escolas de educação básica: implementação, impactos e possíveis soluções |
title_fullStr |
A Libras nas escolas de educação básica: implementação, impactos e possíveis soluções |
title_full_unstemmed |
A Libras nas escolas de educação básica: implementação, impactos e possíveis soluções |
title_sort |
A Libras nas escolas de educação básica: implementação, impactos e possíveis soluções |
author |
Chaves, Karime Sarkis |
author_facet |
Chaves, Karime Sarkis |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Uhmann, Silvana Matos Requião, Luciana Pires de Sá Bergo, Renata Silva |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Chaves, Karime Sarkis |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Libras Educação de alunos surdos Surdo Educação básica Língua brasileira de sinais Libras Education of deaf students Basic Education |
topic |
Libras Educação de alunos surdos Surdo Educação básica Língua brasileira de sinais Libras Education of deaf students Basic Education |
description |
O presente trabalho reflete algumas ideias sobre a inclusão da Libras nas escolas de Educação Básica no Brasil, mais precisamente como essa prática tem sido implementada e quais os impactos para os alunos surdos e a comunidade escolar como um todo. São destacados algumas políticas e práticas de inclusão já realizadas, desafios enfrentados pelos alunos surdos, formação dos professores e estratégias para aprimorar a inclusão da Libras, a partir de fontes bibliográficas, como livros, artigos científicos e legislação, para fundamentar teoricamente o estudo, bem como documentos legais que buscam levantar informações sobre as políticas e práticas de inclusão de Libras nas escolas. A partir disso foi possível destacar a importância da Libras como meio de comunicação e expressão para a comunidade surda, ressaltando a necessidade de formação adequada aos professores e disponibilização de materiais acessíveis/bilíngues. Além disso, mostrou-se necessário apontar propostas e estratégias como sensibilização, formação de equipes multidisciplinares, planos de ensino individualizados, capacitação dos professores, adaptações curriculares e parcerias com a comunidade surda. Por fim, a implementação efetiva e necessária da Libras nos sistemas de ensino de Educação Básica requer o engajamento de gestores educacionais, professores, alunos, famílias, comunidade surda e demais atores sociais. |
publishDate |
2024 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2024-03-05T21:45:39Z 2024-03-05T21:45:39Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
CHAVES, Karime Sarkis. A Libras nas escolas de educação básica: implementação, impactos e possíveis soluções. 2023. 33 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Instituto de Educação de Angra dos Reis, Universidade Federal Fluminense, Angra dos Reis, 2023. http://app.uff.br/riuff/handle/1/32597 |
identifier_str_mv |
CHAVES, Karime Sarkis. A Libras nas escolas de educação básica: implementação, impactos e possíveis soluções. 2023. 33 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Instituto de Educação de Angra dos Reis, Universidade Federal Fluminense, Angra dos Reis, 2023. |
url |
http://app.uff.br/riuff/handle/1/32597 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
CC-BY-SA info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
CC-BY-SA |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) instname:Universidade Federal Fluminense (UFF) instacron:UFF |
instname_str |
Universidade Federal Fluminense (UFF) |
instacron_str |
UFF |
institution |
UFF |
reponame_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
collection |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF) |
repository.mail.fl_str_mv |
riuff@id.uff.br |
_version_ |
1811823696754507776 |