A Libras nas escolas de educação básica: implementação, impactos e possíveis soluções

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Chaves, Karime Sarkis
Data de Publicação: 2024
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
Texto Completo: http://app.uff.br/riuff/handle/1/32597
Resumo: O presente trabalho reflete algumas ideias sobre a inclusão da Libras nas escolas de Educação Básica no Brasil, mais precisamente como essa prática tem sido implementada e quais os impactos para os alunos surdos e a comunidade escolar como um todo. São destacados algumas políticas e práticas de inclusão já realizadas, desafios enfrentados pelos alunos surdos, formação dos professores e estratégias para aprimorar a inclusão da Libras, a partir de fontes bibliográficas, como livros, artigos científicos e legislação, para fundamentar teoricamente o estudo, bem como documentos legais que buscam levantar informações sobre as políticas e práticas de inclusão de Libras nas escolas. A partir disso foi possível destacar a importância da Libras como meio de comunicação e expressão para a comunidade surda, ressaltando a necessidade de formação adequada aos professores e disponibilização de materiais acessíveis/bilíngues. Além disso, mostrou-se necessário apontar propostas e estratégias como sensibilização, formação de equipes multidisciplinares, planos de ensino individualizados, capacitação dos professores, adaptações curriculares e parcerias com a comunidade surda. Por fim, a implementação efetiva e necessária da Libras nos sistemas de ensino de Educação Básica requer o engajamento de gestores educacionais, professores, alunos, famílias, comunidade surda e demais atores sociais.
id UFF-2_06d0d04f785e54945b2fcfd83d9a4f2f
oai_identifier_str oai:app.uff.br:1/32597
network_acronym_str UFF-2
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository_id_str 2120
spelling A Libras nas escolas de educação básica: implementação, impactos e possíveis soluçõesLibrasEducação de alunos surdosSurdoEducação básicaLíngua brasileira de sinaisLibrasEducation of deaf studentsBasic EducationO presente trabalho reflete algumas ideias sobre a inclusão da Libras nas escolas de Educação Básica no Brasil, mais precisamente como essa prática tem sido implementada e quais os impactos para os alunos surdos e a comunidade escolar como um todo. São destacados algumas políticas e práticas de inclusão já realizadas, desafios enfrentados pelos alunos surdos, formação dos professores e estratégias para aprimorar a inclusão da Libras, a partir de fontes bibliográficas, como livros, artigos científicos e legislação, para fundamentar teoricamente o estudo, bem como documentos legais que buscam levantar informações sobre as políticas e práticas de inclusão de Libras nas escolas. A partir disso foi possível destacar a importância da Libras como meio de comunicação e expressão para a comunidade surda, ressaltando a necessidade de formação adequada aos professores e disponibilização de materiais acessíveis/bilíngues. Além disso, mostrou-se necessário apontar propostas e estratégias como sensibilização, formação de equipes multidisciplinares, planos de ensino individualizados, capacitação dos professores, adaptações curriculares e parcerias com a comunidade surda. Por fim, a implementação efetiva e necessária da Libras nos sistemas de ensino de Educação Básica requer o engajamento de gestores educacionais, professores, alunos, famílias, comunidade surda e demais atores sociais.The present work reflects some ideas about the inclusion of Libras in Basic Education schools in Brazil, aiming to guarantee learning opportunities for deaf students. Some inclusion policies and practices already carried out, challenges faced by deaf students, teacher training and strategies to improve the inclusion of Libras are highlighted, based on bibliographic sources, such as books, scientific articles and legislation, to theoretically support the study, as well as as legal documents that seek to gather information about the policies and practices for the inclusion of Libras in schools. From this, it was possible to highlight the importance of Libras as a means of communication and expression for the deaf community, emphasizing the need for adequate training for teachers and the availability of accessible/bilingual materials. In addition, it was necessary to point out proposals and strategies such as raising awareness, forming multidisciplinary teams, individualized teaching plans, teacher training, curriculum adaptations and partnerships with the deaf community. Finally, the effective and necessary implementation of Libras in Basic Education teaching systems requires the engagement of educational managers, teachers, students, families, the deaf community and other social actors.33Uhmann, Silvana MatosRequião, Luciana Pires de SáBergo, Renata SilvaChaves, Karime Sarkis2024-03-05T21:45:39Z2024-03-05T21:45:39Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfCHAVES, Karime Sarkis. A Libras nas escolas de educação básica: implementação, impactos e possíveis soluções. 2023. 33 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Instituto de Educação de Angra dos Reis, Universidade Federal Fluminense, Angra dos Reis, 2023.http://app.uff.br/riuff/handle/1/32597CC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2024-03-05T21:45:43Zoai:app.uff.br:1/32597Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202024-03-05T21:45:43Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false
dc.title.none.fl_str_mv A Libras nas escolas de educação básica: implementação, impactos e possíveis soluções
title A Libras nas escolas de educação básica: implementação, impactos e possíveis soluções
spellingShingle A Libras nas escolas de educação básica: implementação, impactos e possíveis soluções
Chaves, Karime Sarkis
Libras
Educação de alunos surdos
Surdo
Educação básica
Língua brasileira de sinais
Libras
Education of deaf students
Basic Education
title_short A Libras nas escolas de educação básica: implementação, impactos e possíveis soluções
title_full A Libras nas escolas de educação básica: implementação, impactos e possíveis soluções
title_fullStr A Libras nas escolas de educação básica: implementação, impactos e possíveis soluções
title_full_unstemmed A Libras nas escolas de educação básica: implementação, impactos e possíveis soluções
title_sort A Libras nas escolas de educação básica: implementação, impactos e possíveis soluções
author Chaves, Karime Sarkis
author_facet Chaves, Karime Sarkis
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Uhmann, Silvana Matos
Requião, Luciana Pires de Sá
Bergo, Renata Silva
dc.contributor.author.fl_str_mv Chaves, Karime Sarkis
dc.subject.por.fl_str_mv Libras
Educação de alunos surdos
Surdo
Educação básica
Língua brasileira de sinais
Libras
Education of deaf students
Basic Education
topic Libras
Educação de alunos surdos
Surdo
Educação básica
Língua brasileira de sinais
Libras
Education of deaf students
Basic Education
description O presente trabalho reflete algumas ideias sobre a inclusão da Libras nas escolas de Educação Básica no Brasil, mais precisamente como essa prática tem sido implementada e quais os impactos para os alunos surdos e a comunidade escolar como um todo. São destacados algumas políticas e práticas de inclusão já realizadas, desafios enfrentados pelos alunos surdos, formação dos professores e estratégias para aprimorar a inclusão da Libras, a partir de fontes bibliográficas, como livros, artigos científicos e legislação, para fundamentar teoricamente o estudo, bem como documentos legais que buscam levantar informações sobre as políticas e práticas de inclusão de Libras nas escolas. A partir disso foi possível destacar a importância da Libras como meio de comunicação e expressão para a comunidade surda, ressaltando a necessidade de formação adequada aos professores e disponibilização de materiais acessíveis/bilíngues. Além disso, mostrou-se necessário apontar propostas e estratégias como sensibilização, formação de equipes multidisciplinares, planos de ensino individualizados, capacitação dos professores, adaptações curriculares e parcerias com a comunidade surda. Por fim, a implementação efetiva e necessária da Libras nos sistemas de ensino de Educação Básica requer o engajamento de gestores educacionais, professores, alunos, famílias, comunidade surda e demais atores sociais.
publishDate 2024
dc.date.none.fl_str_mv 2024-03-05T21:45:39Z
2024-03-05T21:45:39Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv CHAVES, Karime Sarkis. A Libras nas escolas de educação básica: implementação, impactos e possíveis soluções. 2023. 33 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Instituto de Educação de Angra dos Reis, Universidade Federal Fluminense, Angra dos Reis, 2023.
http://app.uff.br/riuff/handle/1/32597
identifier_str_mv CHAVES, Karime Sarkis. A Libras nas escolas de educação básica: implementação, impactos e possíveis soluções. 2023. 33 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Instituto de Educação de Angra dos Reis, Universidade Federal Fluminense, Angra dos Reis, 2023.
url http://app.uff.br/riuff/handle/1/32597
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv CC-BY-SA
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv CC-BY-SA
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron:UFF
instname_str Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron_str UFF
institution UFF
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)
repository.mail.fl_str_mv riuff@id.uff.br
_version_ 1802135443422052352