Língua de sinais como objeto de consumo e a formação em letras libras como investimento em capital humano
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/202461 |
Resumo: | Nesta dissertação, desenvolvo a temática sobre experiências que são narradas por professores surdos, tendo como eixo contribuições de estudos desenvolvidos no campo dos Estudos Culturais em Educação e dos Estudos Surdos. A pesquisa objetiva analisar narrativas com base em entrevistas realizadas com seis professores surdos, egressos da primeira edição do curso de licenciatura em Letras Libras do pólo da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), que fizeram dessa sua segunda graduação. A pesquisa tem como pergunta: a Língua de Sinais, principal marca surda, pode ser entendida como objeto de consumo e a formação para a docência em Letras Libras um investimento em capital humano? Desse modo, o objetivo geral é analisar as experiências de formação e atuação de professores surdos egressos da primeira edição do curso de licenciatura em Letras Libras, do polo da Universidade Federal de Santa Maria. Assim, apresento dois objetivos específicos (a) analisar as experiências de formação em dupla graduação, bem como a atuação de professores surdos egressos da primeira edição do curso de licenciatura em Letras Libras do polo da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM); (b) Investigar o consumo e o investimento em capital humano, considerando a Libras e o ensino da Libras. Nos resultados das análises, destaco a construção dos processos de consumo dos sujeitos, tanto da tecnologia quanto do Letras Libras. E sobre o investimento em capital humano, os entrevistados mostram que investem suas formações acadêmicas para o ensino de Libras. As narrativas das entrevistas foram produzidas em língua de sinais. O trabalho também se propõe a refletir sobre as contribuições desses professores para a comunidade surda. |
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Branco, Bruna da SilvaKarnopp, Lodenir BeckerThoma, Adriana da Silva2019-12-11T03:58:22Z2019http://hdl.handle.net/10183/202461001108305Nesta dissertação, desenvolvo a temática sobre experiências que são narradas por professores surdos, tendo como eixo contribuições de estudos desenvolvidos no campo dos Estudos Culturais em Educação e dos Estudos Surdos. A pesquisa objetiva analisar narrativas com base em entrevistas realizadas com seis professores surdos, egressos da primeira edição do curso de licenciatura em Letras Libras do pólo da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), que fizeram dessa sua segunda graduação. A pesquisa tem como pergunta: a Língua de Sinais, principal marca surda, pode ser entendida como objeto de consumo e a formação para a docência em Letras Libras um investimento em capital humano? Desse modo, o objetivo geral é analisar as experiências de formação e atuação de professores surdos egressos da primeira edição do curso de licenciatura em Letras Libras, do polo da Universidade Federal de Santa Maria. Assim, apresento dois objetivos específicos (a) analisar as experiências de formação em dupla graduação, bem como a atuação de professores surdos egressos da primeira edição do curso de licenciatura em Letras Libras do polo da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM); (b) Investigar o consumo e o investimento em capital humano, considerando a Libras e o ensino da Libras. Nos resultados das análises, destaco a construção dos processos de consumo dos sujeitos, tanto da tecnologia quanto do Letras Libras. E sobre o investimento em capital humano, os entrevistados mostram que investem suas formações acadêmicas para o ensino de Libras. As narrativas das entrevistas foram produzidas em língua de sinais. O trabalho também se propõe a refletir sobre as contribuições desses professores para a comunidade surda.This master’s thesis addresses experiences narrated by deaf teachers, under a research axis that resorts to contributions in the field of Cultural Studies in Education, and Deaf Studies. It analyzes narratives collected from interviews with six deaf teachers, former graduates from the first distance-learning undergraduate program in Letras Libras (a degree in the Brazilian Sign Language – Libras) in Brazil, who attended face-to-face encounters at the Federal University of Santa Maria (UFSM), being Letras Libras their second undergraduate degree from a university. The study sought to investigate whether the Sign Language, the deaf people’s main mark, can be understood as an object of consumption and whether a teaching degree in Letras Libras can be seen as an investment in human capital. In this regard, the overall objective here is to examine experiences with the undergraduate training and the teaching practice, reported by deaf teachers whose second undergraduate degree is Letras Libras, from the pioneer first class since the distance-learning program’s inception in 2006 by the Federal University of Santa Catarina, Brazil, being UFSM one of the face-to-face centers. Therefore, the two specific objectives of the present study are: (a) to analyze experience reports of deaf teachers, already holding two university degrees, about their training during the undergraduate program and their subsequent teaching practice; and (b) to investigate consumption and investment in human capital as regards the Letras Libras undergraduate training. The results of the analysis emphasize the construction of the individuals’ consumption processes, in terms of both technology and the Letras Libras degree, and show that, in terms of human capital investment, they invest their academic backgrounds in teaching Libras. The interviews were conducted in the Brazilian Sign Language, thus the study also reflects upon the contributions of such teachers to the deaf community.application/pdfporProfessor surdoLíngua de sinaisLíngua Brasileira de Sinais (LIBRAS)NarrativaDeaf TeachersExperiencesSign LanguageDeaf EducationLíngua de sinais como objeto de consumo e a formação em letras libras como investimento em capital humanoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de EducaçãoPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2019mestradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001108305.pdf.txt001108305.pdf.txtExtracted Texttext/plain205714http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/202461/2/001108305.pdf.txt73cf2508b0bd660f84423382787776ecMD52ORIGINAL001108305.pdfTexto completoapplication/pdf2789207http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/202461/1/001108305.pdfe0befd8b53fce3ae432f3b99fff424c4MD5110183/2024612023-06-25 03:41:52.274139oai:www.lume.ufrgs.br:10183/202461Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532023-06-25T06:41:52Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
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