A ascensão da física no ensino secundário e o papel do Colégio Pedro II

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Camilla Schausse Vasconcelos da
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
Texto Completo: https://app.uff.br/riuff/handle/1/3920
Resumo: Este trabalho tem como objetivo expor a origem do ensino da Física como disciplina isolada no ensino secundário no Brasil, com destaque para o Colégio Pedro II, paradigma de instituição de ensino no século XIX. Desde a inauguração do Colégio, em 1838, até 1925, as disciplinas Física e Química eram justapostas, pertenciam à mesma cadeira. A partir deste ano, o país, influenciado pelo exemplo francês de ensino, estabelece a separação das disciplinas em questão. São expostos os programas de ensino dos anos de 1926 (Física – Colégio Pedro II) e de 2012 (Currículo Mínimo de Física do Estado do Rio de Janeiro). É feita uma comparação entre os dois programas, procurando destacar as diferenças de ênfases e conteúdos, com vista a identificar aspectos do currículo de 1926 que podem ser inspiradores nos dias de hoje
id UFF-2_0716c98555a508f3f5a97f887d5c6098
oai_identifier_str oai:app.uff.br:1/3920
network_acronym_str UFF-2
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository_id_str 2120
spelling A ascensão da física no ensino secundário e o papel do Colégio Pedro IIEnsino de físicaBrasil - Século XIXColégio Pedro IISeparação das disciplinasEnsino carioca - Século XXIEnsino de físicaFísica (Ensino médio)Colégio Pedro IIPhysics teachingBrazil – Nineteenth CenturyColegio Pedro IISeparation of disciplinesRio education – 21st CenturyEste trabalho tem como objetivo expor a origem do ensino da Física como disciplina isolada no ensino secundário no Brasil, com destaque para o Colégio Pedro II, paradigma de instituição de ensino no século XIX. Desde a inauguração do Colégio, em 1838, até 1925, as disciplinas Física e Química eram justapostas, pertenciam à mesma cadeira. A partir deste ano, o país, influenciado pelo exemplo francês de ensino, estabelece a separação das disciplinas em questão. São expostos os programas de ensino dos anos de 1926 (Física – Colégio Pedro II) e de 2012 (Currículo Mínimo de Física do Estado do Rio de Janeiro). É feita uma comparação entre os dois programas, procurando destacar as diferenças de ênfases e conteúdos, com vista a identificar aspectos do currículo de 1926 que podem ser inspiradores nos dias de hojeThis work aims at showing the origin of the teaching of physics as an isolated discipline in secondary education in Brazil, highlighting the Colégio Pedro II, paradigm of educational institution in the nineteenth century. Since the opening of the Colégio in 1838, until 1925, Physics and Chemistry were juxtaposed subjects, belonged to the same chair. From 1926, the country, influenced by the French example of teaching, establishes the separation of the disciplines in question. The educational programs for the years 1926 (Physics, Colégio Pedro II) and 2012 (Minimum Curriculum for Physics of the State of Rio de Janeiro) are presented. A comparison between the two programs is made, seeking to highlight the differences in emphasis and contents in order to identify aspects of the 1926 curriculum which may be inspiring todayLemos, Nivaldo AgostinhoCosta Junior, Antônio Tavares daNunes, Wallace de CastroSilva, Camilla Schausse Vasconcelos da2017-06-28T20:48:53Z2017-06-28T20:48:53Z2014info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/3920http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/CC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2021-11-03T15:06:49Zoai:app.uff.br:1/3920Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202021-11-03T15:06:49Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false
dc.title.none.fl_str_mv A ascensão da física no ensino secundário e o papel do Colégio Pedro II
title A ascensão da física no ensino secundário e o papel do Colégio Pedro II
spellingShingle A ascensão da física no ensino secundário e o papel do Colégio Pedro II
Silva, Camilla Schausse Vasconcelos da
Ensino de física
Brasil - Século XIX
Colégio Pedro II
Separação das disciplinas
Ensino carioca - Século XXI
Ensino de física
Física (Ensino médio)
Colégio Pedro II
Physics teaching
Brazil – Nineteenth Century
Colegio Pedro II
Separation of disciplines
Rio education – 21st Century
title_short A ascensão da física no ensino secundário e o papel do Colégio Pedro II
title_full A ascensão da física no ensino secundário e o papel do Colégio Pedro II
title_fullStr A ascensão da física no ensino secundário e o papel do Colégio Pedro II
title_full_unstemmed A ascensão da física no ensino secundário e o papel do Colégio Pedro II
title_sort A ascensão da física no ensino secundário e o papel do Colégio Pedro II
author Silva, Camilla Schausse Vasconcelos da
author_facet Silva, Camilla Schausse Vasconcelos da
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Lemos, Nivaldo Agostinho
Costa Junior, Antônio Tavares da
Nunes, Wallace de Castro
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Camilla Schausse Vasconcelos da
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino de física
Brasil - Século XIX
Colégio Pedro II
Separação das disciplinas
Ensino carioca - Século XXI
Ensino de física
Física (Ensino médio)
Colégio Pedro II
Physics teaching
Brazil – Nineteenth Century
Colegio Pedro II
Separation of disciplines
Rio education – 21st Century
topic Ensino de física
Brasil - Século XIX
Colégio Pedro II
Separação das disciplinas
Ensino carioca - Século XXI
Ensino de física
Física (Ensino médio)
Colégio Pedro II
Physics teaching
Brazil – Nineteenth Century
Colegio Pedro II
Separation of disciplines
Rio education – 21st Century
description Este trabalho tem como objetivo expor a origem do ensino da Física como disciplina isolada no ensino secundário no Brasil, com destaque para o Colégio Pedro II, paradigma de instituição de ensino no século XIX. Desde a inauguração do Colégio, em 1838, até 1925, as disciplinas Física e Química eram justapostas, pertenciam à mesma cadeira. A partir deste ano, o país, influenciado pelo exemplo francês de ensino, estabelece a separação das disciplinas em questão. São expostos os programas de ensino dos anos de 1926 (Física – Colégio Pedro II) e de 2012 (Currículo Mínimo de Física do Estado do Rio de Janeiro). É feita uma comparação entre os dois programas, procurando destacar as diferenças de ênfases e conteúdos, com vista a identificar aspectos do currículo de 1926 que podem ser inspiradores nos dias de hoje
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014
2017-06-28T20:48:53Z
2017-06-28T20:48:53Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://app.uff.br/riuff/handle/1/3920
url https://app.uff.br/riuff/handle/1/3920
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
CC-BY-SA
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
CC-BY-SA
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron:UFF
instname_str Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron_str UFF
institution UFF
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)
repository.mail.fl_str_mv riuff@id.uff.br
_version_ 1807838829181140992