A ascensão da física no ensino secundário e o papel do Colégio Pedro II

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Camilla Schausse Vasconcelos da
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
Texto Completo: https://app.uff.br/riuff/handle/1/3920
Resumo: Este trabalho tem como objetivo expor a origem do ensino da Física como disciplina isolada no ensino secundário no Brasil, com destaque para o Colégio Pedro II, paradigma de instituição de ensino no século XIX. Desde a inauguração do Colégio, em 1838, até 1925, as disciplinas Física e Química eram justapostas, pertenciam à mesma cadeira. A partir deste ano, o país, influenciado pelo exemplo francês de ensino, estabelece a separação das disciplinas em questão. São expostos os programas de ensino dos anos de 1926 (Física – Colégio Pedro II) e de 2012 (Currículo Mínimo de Física do Estado do Rio de Janeiro). É feita uma comparação entre os dois programas, procurando destacar as diferenças de ênfases e conteúdos, com vista a identificar aspectos do currículo de 1926 que podem ser inspiradores nos dias de hoje
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