Desafios do mundo: uma análise da epistemologia das relações na educação física escolar

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Nunes, Arthur Willyans Pereira
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
Texto Completo: https://app.uff.br/riuff/handle/1/9673
Resumo: Um mundo que busca verdadeiramente um lugar para todos, deve ser um mundo em que as relações têm papel fundamental. Compreendendo essa relação, como toda conexão presente entre tudo o que existe. Este trabalho tem como objetivo fazer uma análise epistemológica sobre as possibilidades de integração do pensamento sistêmico na área de educação física, introduzindo a perspectiva de uma visão não antropocêntrica, mas entendendo o homem como parte de um todo. Para tal, foi realizado um levantamento bibliográfico buscando dialogar com alguns autores que desenvolveram teorias em relação ao tema, introduzindo uma discussão sobre as possibilidades dessa relação, e como esta, se torna necessária na busca por um mundo integrado
id UFF-2_073e2ba2cfa7b24a8d3cb813c82f80b9
oai_identifier_str oai:app.uff.br:1/9673
network_acronym_str UFF-2
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository_id_str 2120
spelling Desafios do mundo: uma análise da epistemologia das relações na educação física escolarPensamento sistêmicoEducação físicaEducaçãoRelação homem-naturezaEducação físicaSystem thinkingPhysical educationEducationUm mundo que busca verdadeiramente um lugar para todos, deve ser um mundo em que as relações têm papel fundamental. Compreendendo essa relação, como toda conexão presente entre tudo o que existe. Este trabalho tem como objetivo fazer uma análise epistemológica sobre as possibilidades de integração do pensamento sistêmico na área de educação física, introduzindo a perspectiva de uma visão não antropocêntrica, mas entendendo o homem como parte de um todo. Para tal, foi realizado um levantamento bibliográfico buscando dialogar com alguns autores que desenvolveram teorias em relação ao tema, introduzindo uma discussão sobre as possibilidades dessa relação, e como esta, se torna necessária na busca por um mundo integradoA world that seeks truly a place for all should be a world in which relationships play a key role. Understanding this relationship, as all this connection between all that exists. This paper aims to make an epistemological analysis of the Systems Thinking integration possibilities in the area of Physical Education, introducing the perspective of a non- anthropocentric view, but understanding man as part of a whole. To this end, we conducted a literature of authors who develop the theme, introducing a discussion of the possibilities of this relationship, and how this becomes necessary in the search for an integrated worldMuniz, Neyse LuzCastro, Waldyr Lins deAlves Junior, Edmundo de DrummondNunes, Arthur Willyans Pereira2019-05-24T15:44:08Z2019-05-24T15:44:08Z2016info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfNUNES, Arthur Willyans Pereira. Desafios do mundo: uma análise da epistemologia das relações na educação física escolar. 2016. 38f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física)- Instituto de Educação Física, Universidade Federal Fluminense, 2016.https://app.uff.br/riuff/handle/1/9673http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/CC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2021-11-25T22:15:39Zoai:app.uff.br:1/9673Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202024-08-19T11:04:17.337529Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false
dc.title.none.fl_str_mv Desafios do mundo: uma análise da epistemologia das relações na educação física escolar
title Desafios do mundo: uma análise da epistemologia das relações na educação física escolar
spellingShingle Desafios do mundo: uma análise da epistemologia das relações na educação física escolar
Nunes, Arthur Willyans Pereira
Pensamento sistêmico
Educação física
Educação
Relação homem-natureza
Educação física
System thinking
Physical education
Education
title_short Desafios do mundo: uma análise da epistemologia das relações na educação física escolar
title_full Desafios do mundo: uma análise da epistemologia das relações na educação física escolar
title_fullStr Desafios do mundo: uma análise da epistemologia das relações na educação física escolar
title_full_unstemmed Desafios do mundo: uma análise da epistemologia das relações na educação física escolar
title_sort Desafios do mundo: uma análise da epistemologia das relações na educação física escolar
author Nunes, Arthur Willyans Pereira
author_facet Nunes, Arthur Willyans Pereira
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Muniz, Neyse Luz
Castro, Waldyr Lins de
Alves Junior, Edmundo de Drummond
dc.contributor.author.fl_str_mv Nunes, Arthur Willyans Pereira
dc.subject.por.fl_str_mv Pensamento sistêmico
Educação física
Educação
Relação homem-natureza
Educação física
System thinking
Physical education
Education
topic Pensamento sistêmico
Educação física
Educação
Relação homem-natureza
Educação física
System thinking
Physical education
Education
description Um mundo que busca verdadeiramente um lugar para todos, deve ser um mundo em que as relações têm papel fundamental. Compreendendo essa relação, como toda conexão presente entre tudo o que existe. Este trabalho tem como objetivo fazer uma análise epistemológica sobre as possibilidades de integração do pensamento sistêmico na área de educação física, introduzindo a perspectiva de uma visão não antropocêntrica, mas entendendo o homem como parte de um todo. Para tal, foi realizado um levantamento bibliográfico buscando dialogar com alguns autores que desenvolveram teorias em relação ao tema, introduzindo uma discussão sobre as possibilidades dessa relação, e como esta, se torna necessária na busca por um mundo integrado
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016
2019-05-24T15:44:08Z
2019-05-24T15:44:08Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv NUNES, Arthur Willyans Pereira. Desafios do mundo: uma análise da epistemologia das relações na educação física escolar. 2016. 38f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física)- Instituto de Educação Física, Universidade Federal Fluminense, 2016.
https://app.uff.br/riuff/handle/1/9673
identifier_str_mv NUNES, Arthur Willyans Pereira. Desafios do mundo: uma análise da epistemologia das relações na educação física escolar. 2016. 38f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física)- Instituto de Educação Física, Universidade Federal Fluminense, 2016.
url https://app.uff.br/riuff/handle/1/9673
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
CC-BY-SA
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
CC-BY-SA
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron:UFF
instname_str Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron_str UFF
institution UFF
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)
repository.mail.fl_str_mv riuff@id.uff.br
_version_ 1811823556013588480