Desafios do mundo: uma análise da epistemologia das relações na educação física escolar
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
Texto Completo: | https://app.uff.br/riuff/handle/1/9673 |
Resumo: | Um mundo que busca verdadeiramente um lugar para todos, deve ser um mundo em que as relações têm papel fundamental. Compreendendo essa relação, como toda conexão presente entre tudo o que existe. Este trabalho tem como objetivo fazer uma análise epistemológica sobre as possibilidades de integração do pensamento sistêmico na área de educação física, introduzindo a perspectiva de uma visão não antropocêntrica, mas entendendo o homem como parte de um todo. Para tal, foi realizado um levantamento bibliográfico buscando dialogar com alguns autores que desenvolveram teorias em relação ao tema, introduzindo uma discussão sobre as possibilidades dessa relação, e como esta, se torna necessária na busca por um mundo integrado |
id |
UFF-2_073e2ba2cfa7b24a8d3cb813c82f80b9 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:app.uff.br:1/9673 |
network_acronym_str |
UFF-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
repository_id_str |
2120 |
spelling |
Desafios do mundo: uma análise da epistemologia das relações na educação física escolarPensamento sistêmicoEducação físicaEducaçãoRelação homem-naturezaEducação físicaSystem thinkingPhysical educationEducationUm mundo que busca verdadeiramente um lugar para todos, deve ser um mundo em que as relações têm papel fundamental. Compreendendo essa relação, como toda conexão presente entre tudo o que existe. Este trabalho tem como objetivo fazer uma análise epistemológica sobre as possibilidades de integração do pensamento sistêmico na área de educação física, introduzindo a perspectiva de uma visão não antropocêntrica, mas entendendo o homem como parte de um todo. Para tal, foi realizado um levantamento bibliográfico buscando dialogar com alguns autores que desenvolveram teorias em relação ao tema, introduzindo uma discussão sobre as possibilidades dessa relação, e como esta, se torna necessária na busca por um mundo integradoA world that seeks truly a place for all should be a world in which relationships play a key role. Understanding this relationship, as all this connection between all that exists. This paper aims to make an epistemological analysis of the Systems Thinking integration possibilities in the area of Physical Education, introducing the perspective of a non- anthropocentric view, but understanding man as part of a whole. To this end, we conducted a literature of authors who develop the theme, introducing a discussion of the possibilities of this relationship, and how this becomes necessary in the search for an integrated worldMuniz, Neyse LuzCastro, Waldyr Lins deAlves Junior, Edmundo de DrummondNunes, Arthur Willyans Pereira2019-05-24T15:44:08Z2019-05-24T15:44:08Z2016info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfNUNES, Arthur Willyans Pereira. Desafios do mundo: uma análise da epistemologia das relações na educação física escolar. 2016. 38f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física)- Instituto de Educação Física, Universidade Federal Fluminense, 2016.https://app.uff.br/riuff/handle/1/9673http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/CC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2021-11-25T22:15:39Zoai:app.uff.br:1/9673Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202024-08-19T11:04:17.337529Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Desafios do mundo: uma análise da epistemologia das relações na educação física escolar |
title |
Desafios do mundo: uma análise da epistemologia das relações na educação física escolar |
spellingShingle |
Desafios do mundo: uma análise da epistemologia das relações na educação física escolar Nunes, Arthur Willyans Pereira Pensamento sistêmico Educação física Educação Relação homem-natureza Educação física System thinking Physical education Education |
title_short |
Desafios do mundo: uma análise da epistemologia das relações na educação física escolar |
title_full |
Desafios do mundo: uma análise da epistemologia das relações na educação física escolar |
title_fullStr |
Desafios do mundo: uma análise da epistemologia das relações na educação física escolar |
title_full_unstemmed |
Desafios do mundo: uma análise da epistemologia das relações na educação física escolar |
title_sort |
Desafios do mundo: uma análise da epistemologia das relações na educação física escolar |
author |
Nunes, Arthur Willyans Pereira |
author_facet |
Nunes, Arthur Willyans Pereira |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Muniz, Neyse Luz Castro, Waldyr Lins de Alves Junior, Edmundo de Drummond |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Nunes, Arthur Willyans Pereira |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Pensamento sistêmico Educação física Educação Relação homem-natureza Educação física System thinking Physical education Education |
topic |
Pensamento sistêmico Educação física Educação Relação homem-natureza Educação física System thinking Physical education Education |
description |
Um mundo que busca verdadeiramente um lugar para todos, deve ser um mundo em que as relações têm papel fundamental. Compreendendo essa relação, como toda conexão presente entre tudo o que existe. Este trabalho tem como objetivo fazer uma análise epistemológica sobre as possibilidades de integração do pensamento sistêmico na área de educação física, introduzindo a perspectiva de uma visão não antropocêntrica, mas entendendo o homem como parte de um todo. Para tal, foi realizado um levantamento bibliográfico buscando dialogar com alguns autores que desenvolveram teorias em relação ao tema, introduzindo uma discussão sobre as possibilidades dessa relação, e como esta, se torna necessária na busca por um mundo integrado |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016 2019-05-24T15:44:08Z 2019-05-24T15:44:08Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
NUNES, Arthur Willyans Pereira. Desafios do mundo: uma análise da epistemologia das relações na educação física escolar. 2016. 38f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física)- Instituto de Educação Física, Universidade Federal Fluminense, 2016. https://app.uff.br/riuff/handle/1/9673 |
identifier_str_mv |
NUNES, Arthur Willyans Pereira. Desafios do mundo: uma análise da epistemologia das relações na educação física escolar. 2016. 38f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física)- Instituto de Educação Física, Universidade Federal Fluminense, 2016. |
url |
https://app.uff.br/riuff/handle/1/9673 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ CC-BY-SA info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ CC-BY-SA |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) instname:Universidade Federal Fluminense (UFF) instacron:UFF |
instname_str |
Universidade Federal Fluminense (UFF) |
instacron_str |
UFF |
institution |
UFF |
reponame_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
collection |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF) |
repository.mail.fl_str_mv |
riuff@id.uff.br |
_version_ |
1811823556013588480 |