Reflexões sobre o ensino de química e a formação para a prática docente interdisciplinar na educação básica

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Esperança, Ighor de Morais
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
Texto Completo: https://app.uff.br/riuff/handle/1/6476
Resumo: Esta monografia relata o processo de formação para a prática interdisciplinar na educação básica, em consonância com as atuais pretensões educativas brasileiras, de um aluno do Curso de Licenciatura em Química da Universidade Federal Fluminense, através de sua participação no projeto Construção de estratégias interdisciplinares em diálogo com o currículo da SEEDUC – RJ, vinculado ao Programa Institucional LIFE UFF – Ciências da Natureza, Sociais e Humanas em diálogo, em parceria com o Colégio Estadual Guilherme Briggs (Santa Rosa – Niterói/RJ), entre 2015 e 2016. São descritas as reflexões do licenciando sobre o conhecimento científico e interdisciplinaridade, sobre o sistema vigente de ensino e a educação para a sociedade contemporânea, direitos humanos e cidadania, as dificuldades enfrentadas e sua superação ao longo de todo o processo, que contribuíram para a formação pessoal e profissional do mesmo, desde o estudo e discussão dos referenciais teóricos ao planejamento, confecção e aplicação de um material didático-pedagógico integrado das ciências da natureza para o segundo bimestre do 3º ano do ensino médio. Ademais, são apresentadas as impressões do licenciando sobre a perspectiva interdisciplinar do ensino em sua ação pedagógica na escola básica e o valor para a sua formação docente
id UFF-2_07b93378c3a3ac48c9a6bc5b37238ad2
oai_identifier_str oai:app.uff.br:1/6476
network_acronym_str UFF-2
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository_id_str 2120
spelling Reflexões sobre o ensino de química e a formação para a prática docente interdisciplinar na educação básicaCiências da naturezaCurrículo mínimoEducação básicaEnsino de químicaEducação básicaCiências naturaisCurrículo escolarEnsino de químicaAbordagem interdisciplinar do conhecimento na educaçãoFormação docenteNatural sciencesMinimum curriculumBasic educationChemistry teachingEsta monografia relata o processo de formação para a prática interdisciplinar na educação básica, em consonância com as atuais pretensões educativas brasileiras, de um aluno do Curso de Licenciatura em Química da Universidade Federal Fluminense, através de sua participação no projeto Construção de estratégias interdisciplinares em diálogo com o currículo da SEEDUC – RJ, vinculado ao Programa Institucional LIFE UFF – Ciências da Natureza, Sociais e Humanas em diálogo, em parceria com o Colégio Estadual Guilherme Briggs (Santa Rosa – Niterói/RJ), entre 2015 e 2016. São descritas as reflexões do licenciando sobre o conhecimento científico e interdisciplinaridade, sobre o sistema vigente de ensino e a educação para a sociedade contemporânea, direitos humanos e cidadania, as dificuldades enfrentadas e sua superação ao longo de todo o processo, que contribuíram para a formação pessoal e profissional do mesmo, desde o estudo e discussão dos referenciais teóricos ao planejamento, confecção e aplicação de um material didático-pedagógico integrado das ciências da natureza para o segundo bimestre do 3º ano do ensino médio. Ademais, são apresentadas as impressões do licenciando sobre a perspectiva interdisciplinar do ensino em sua ação pedagógica na escola básica e o valor para a sua formação docenteThis monographic work describes the formation path for interdisciplinary practice in basic education, according to current Brazilian educational pretensions, of an undergraduate student in Chemistry at the Federal Fluminense University, through his participation in the project called Construction of interdisciplinary strategies in dialogue with SEEEDUC-RJ Curriculum, which is connected to the Institutional Program LIFE UFF – Natural, Social and Human Sciences in dialogue that has a partnership with Guilherme Briggs State School (Santa Rosa – Niterói/RJ), between 2015 and 2016. The student’s reflections about scientific knowledge and interdisciplinarity, about the settled educational system and the ambitions for education in modern society, about human rights and citizenship are detailed, as well as his difficulties and overcoming over the whole process, which contributed to his personal and professional formation, from initial reading and discussion of the theoretical references to planning, construction and application of an integrated bimonthly didactic and pedagogical material of the Natural Sciences for the 2nd quarter of high school’s 3rd year. Furthermore, his impressions of the interdisciplinary educational perspective from his pedagogical action in basic school and its value for his formation as a teacher are portrayedSá, Sonia Regina Alves Nogueira deMello, Marisol Barenco Correa deMarques, Isakelly PereiraEsperança, Ighor de Morais2018-05-14T19:35:13Z2018-05-14T19:35:13Z2017info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfESPERANÇA, Ighor de Morais. Reflexões sobre o ensino de química e a formação para prática docente interdisciplinar na educação básica. 2016. 96 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Química)-Instituto de Química, Universidade Federal Fluminense, 2016.https://app.uff.br/riuff/handle/1/6476http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/CC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2021-09-28T15:55:49Zoai:app.uff.br:1/6476Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202024-08-19T10:54:49.633669Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false
dc.title.none.fl_str_mv Reflexões sobre o ensino de química e a formação para a prática docente interdisciplinar na educação básica
title Reflexões sobre o ensino de química e a formação para a prática docente interdisciplinar na educação básica
spellingShingle Reflexões sobre o ensino de química e a formação para a prática docente interdisciplinar na educação básica
Esperança, Ighor de Morais
Ciências da natureza
Currículo mínimo
Educação básica
Ensino de química
Educação básica
Ciências naturais
Currículo escolar
Ensino de química
Abordagem interdisciplinar do conhecimento na educação
Formação docente
Natural sciences
Minimum curriculum
Basic education
Chemistry teaching
title_short Reflexões sobre o ensino de química e a formação para a prática docente interdisciplinar na educação básica
title_full Reflexões sobre o ensino de química e a formação para a prática docente interdisciplinar na educação básica
title_fullStr Reflexões sobre o ensino de química e a formação para a prática docente interdisciplinar na educação básica
title_full_unstemmed Reflexões sobre o ensino de química e a formação para a prática docente interdisciplinar na educação básica
title_sort Reflexões sobre o ensino de química e a formação para a prática docente interdisciplinar na educação básica
author Esperança, Ighor de Morais
author_facet Esperança, Ighor de Morais
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Sá, Sonia Regina Alves Nogueira de
Mello, Marisol Barenco Correa de
Marques, Isakelly Pereira
dc.contributor.author.fl_str_mv Esperança, Ighor de Morais
dc.subject.por.fl_str_mv Ciências da natureza
Currículo mínimo
Educação básica
Ensino de química
Educação básica
Ciências naturais
Currículo escolar
Ensino de química
Abordagem interdisciplinar do conhecimento na educação
Formação docente
Natural sciences
Minimum curriculum
Basic education
Chemistry teaching
topic Ciências da natureza
Currículo mínimo
Educação básica
Ensino de química
Educação básica
Ciências naturais
Currículo escolar
Ensino de química
Abordagem interdisciplinar do conhecimento na educação
Formação docente
Natural sciences
Minimum curriculum
Basic education
Chemistry teaching
description Esta monografia relata o processo de formação para a prática interdisciplinar na educação básica, em consonância com as atuais pretensões educativas brasileiras, de um aluno do Curso de Licenciatura em Química da Universidade Federal Fluminense, através de sua participação no projeto Construção de estratégias interdisciplinares em diálogo com o currículo da SEEDUC – RJ, vinculado ao Programa Institucional LIFE UFF – Ciências da Natureza, Sociais e Humanas em diálogo, em parceria com o Colégio Estadual Guilherme Briggs (Santa Rosa – Niterói/RJ), entre 2015 e 2016. São descritas as reflexões do licenciando sobre o conhecimento científico e interdisciplinaridade, sobre o sistema vigente de ensino e a educação para a sociedade contemporânea, direitos humanos e cidadania, as dificuldades enfrentadas e sua superação ao longo de todo o processo, que contribuíram para a formação pessoal e profissional do mesmo, desde o estudo e discussão dos referenciais teóricos ao planejamento, confecção e aplicação de um material didático-pedagógico integrado das ciências da natureza para o segundo bimestre do 3º ano do ensino médio. Ademais, são apresentadas as impressões do licenciando sobre a perspectiva interdisciplinar do ensino em sua ação pedagógica na escola básica e o valor para a sua formação docente
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017
2018-05-14T19:35:13Z
2018-05-14T19:35:13Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv ESPERANÇA, Ighor de Morais. Reflexões sobre o ensino de química e a formação para prática docente interdisciplinar na educação básica. 2016. 96 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Química)-Instituto de Química, Universidade Federal Fluminense, 2016.
https://app.uff.br/riuff/handle/1/6476
identifier_str_mv ESPERANÇA, Ighor de Morais. Reflexões sobre o ensino de química e a formação para prática docente interdisciplinar na educação básica. 2016. 96 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Química)-Instituto de Química, Universidade Federal Fluminense, 2016.
url https://app.uff.br/riuff/handle/1/6476
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
CC-BY-SA
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
CC-BY-SA
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron:UFF
instname_str Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron_str UFF
institution UFF
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)
repository.mail.fl_str_mv riuff@id.uff.br
_version_ 1811823606005497856