Reflexões sobre o ensino de química e a formação para a prática docente interdisciplinar na educação básica
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
Texto Completo: | https://app.uff.br/riuff/handle/1/6476 |
Resumo: | Esta monografia relata o processo de formação para a prática interdisciplinar na educação básica, em consonância com as atuais pretensões educativas brasileiras, de um aluno do Curso de Licenciatura em Química da Universidade Federal Fluminense, através de sua participação no projeto Construção de estratégias interdisciplinares em diálogo com o currículo da SEEDUC – RJ, vinculado ao Programa Institucional LIFE UFF – Ciências da Natureza, Sociais e Humanas em diálogo, em parceria com o Colégio Estadual Guilherme Briggs (Santa Rosa – Niterói/RJ), entre 2015 e 2016. São descritas as reflexões do licenciando sobre o conhecimento científico e interdisciplinaridade, sobre o sistema vigente de ensino e a educação para a sociedade contemporânea, direitos humanos e cidadania, as dificuldades enfrentadas e sua superação ao longo de todo o processo, que contribuíram para a formação pessoal e profissional do mesmo, desde o estudo e discussão dos referenciais teóricos ao planejamento, confecção e aplicação de um material didático-pedagógico integrado das ciências da natureza para o segundo bimestre do 3º ano do ensino médio. Ademais, são apresentadas as impressões do licenciando sobre a perspectiva interdisciplinar do ensino em sua ação pedagógica na escola básica e o valor para a sua formação docente |
id |
UFF-2_07b93378c3a3ac48c9a6bc5b37238ad2 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:app.uff.br:1/6476 |
network_acronym_str |
UFF-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
repository_id_str |
2120 |
spelling |
Reflexões sobre o ensino de química e a formação para a prática docente interdisciplinar na educação básicaCiências da naturezaCurrículo mínimoEducação básicaEnsino de químicaEducação básicaCiências naturaisCurrículo escolarEnsino de químicaAbordagem interdisciplinar do conhecimento na educaçãoFormação docenteNatural sciencesMinimum curriculumBasic educationChemistry teachingEsta monografia relata o processo de formação para a prática interdisciplinar na educação básica, em consonância com as atuais pretensões educativas brasileiras, de um aluno do Curso de Licenciatura em Química da Universidade Federal Fluminense, através de sua participação no projeto Construção de estratégias interdisciplinares em diálogo com o currículo da SEEDUC – RJ, vinculado ao Programa Institucional LIFE UFF – Ciências da Natureza, Sociais e Humanas em diálogo, em parceria com o Colégio Estadual Guilherme Briggs (Santa Rosa – Niterói/RJ), entre 2015 e 2016. São descritas as reflexões do licenciando sobre o conhecimento científico e interdisciplinaridade, sobre o sistema vigente de ensino e a educação para a sociedade contemporânea, direitos humanos e cidadania, as dificuldades enfrentadas e sua superação ao longo de todo o processo, que contribuíram para a formação pessoal e profissional do mesmo, desde o estudo e discussão dos referenciais teóricos ao planejamento, confecção e aplicação de um material didático-pedagógico integrado das ciências da natureza para o segundo bimestre do 3º ano do ensino médio. Ademais, são apresentadas as impressões do licenciando sobre a perspectiva interdisciplinar do ensino em sua ação pedagógica na escola básica e o valor para a sua formação docenteThis monographic work describes the formation path for interdisciplinary practice in basic education, according to current Brazilian educational pretensions, of an undergraduate student in Chemistry at the Federal Fluminense University, through his participation in the project called Construction of interdisciplinary strategies in dialogue with SEEEDUC-RJ Curriculum, which is connected to the Institutional Program LIFE UFF – Natural, Social and Human Sciences in dialogue that has a partnership with Guilherme Briggs State School (Santa Rosa – Niterói/RJ), between 2015 and 2016. The student’s reflections about scientific knowledge and interdisciplinarity, about the settled educational system and the ambitions for education in modern society, about human rights and citizenship are detailed, as well as his difficulties and overcoming over the whole process, which contributed to his personal and professional formation, from initial reading and discussion of the theoretical references to planning, construction and application of an integrated bimonthly didactic and pedagogical material of the Natural Sciences for the 2nd quarter of high school’s 3rd year. Furthermore, his impressions of the interdisciplinary educational perspective from his pedagogical action in basic school and its value for his formation as a teacher are portrayedSá, Sonia Regina Alves Nogueira deMello, Marisol Barenco Correa deMarques, Isakelly PereiraEsperança, Ighor de Morais2018-05-14T19:35:13Z2018-05-14T19:35:13Z2017info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfESPERANÇA, Ighor de Morais. Reflexões sobre o ensino de química e a formação para prática docente interdisciplinar na educação básica. 2016. 96 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Química)-Instituto de Química, Universidade Federal Fluminense, 2016.https://app.uff.br/riuff/handle/1/6476http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/CC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2021-09-28T15:55:49Zoai:app.uff.br:1/6476Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202024-08-19T10:54:49.633669Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Reflexões sobre o ensino de química e a formação para a prática docente interdisciplinar na educação básica |
title |
Reflexões sobre o ensino de química e a formação para a prática docente interdisciplinar na educação básica |
spellingShingle |
Reflexões sobre o ensino de química e a formação para a prática docente interdisciplinar na educação básica Esperança, Ighor de Morais Ciências da natureza Currículo mínimo Educação básica Ensino de química Educação básica Ciências naturais Currículo escolar Ensino de química Abordagem interdisciplinar do conhecimento na educação Formação docente Natural sciences Minimum curriculum Basic education Chemistry teaching |
title_short |
Reflexões sobre o ensino de química e a formação para a prática docente interdisciplinar na educação básica |
title_full |
Reflexões sobre o ensino de química e a formação para a prática docente interdisciplinar na educação básica |
title_fullStr |
Reflexões sobre o ensino de química e a formação para a prática docente interdisciplinar na educação básica |
title_full_unstemmed |
Reflexões sobre o ensino de química e a formação para a prática docente interdisciplinar na educação básica |
title_sort |
Reflexões sobre o ensino de química e a formação para a prática docente interdisciplinar na educação básica |
author |
Esperança, Ighor de Morais |
author_facet |
Esperança, Ighor de Morais |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Sá, Sonia Regina Alves Nogueira de Mello, Marisol Barenco Correa de Marques, Isakelly Pereira |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Esperança, Ighor de Morais |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ciências da natureza Currículo mínimo Educação básica Ensino de química Educação básica Ciências naturais Currículo escolar Ensino de química Abordagem interdisciplinar do conhecimento na educação Formação docente Natural sciences Minimum curriculum Basic education Chemistry teaching |
topic |
Ciências da natureza Currículo mínimo Educação básica Ensino de química Educação básica Ciências naturais Currículo escolar Ensino de química Abordagem interdisciplinar do conhecimento na educação Formação docente Natural sciences Minimum curriculum Basic education Chemistry teaching |
description |
Esta monografia relata o processo de formação para a prática interdisciplinar na educação básica, em consonância com as atuais pretensões educativas brasileiras, de um aluno do Curso de Licenciatura em Química da Universidade Federal Fluminense, através de sua participação no projeto Construção de estratégias interdisciplinares em diálogo com o currículo da SEEDUC – RJ, vinculado ao Programa Institucional LIFE UFF – Ciências da Natureza, Sociais e Humanas em diálogo, em parceria com o Colégio Estadual Guilherme Briggs (Santa Rosa – Niterói/RJ), entre 2015 e 2016. São descritas as reflexões do licenciando sobre o conhecimento científico e interdisciplinaridade, sobre o sistema vigente de ensino e a educação para a sociedade contemporânea, direitos humanos e cidadania, as dificuldades enfrentadas e sua superação ao longo de todo o processo, que contribuíram para a formação pessoal e profissional do mesmo, desde o estudo e discussão dos referenciais teóricos ao planejamento, confecção e aplicação de um material didático-pedagógico integrado das ciências da natureza para o segundo bimestre do 3º ano do ensino médio. Ademais, são apresentadas as impressões do licenciando sobre a perspectiva interdisciplinar do ensino em sua ação pedagógica na escola básica e o valor para a sua formação docente |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017 2018-05-14T19:35:13Z 2018-05-14T19:35:13Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
ESPERANÇA, Ighor de Morais. Reflexões sobre o ensino de química e a formação para prática docente interdisciplinar na educação básica. 2016. 96 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Química)-Instituto de Química, Universidade Federal Fluminense, 2016. https://app.uff.br/riuff/handle/1/6476 |
identifier_str_mv |
ESPERANÇA, Ighor de Morais. Reflexões sobre o ensino de química e a formação para prática docente interdisciplinar na educação básica. 2016. 96 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Química)-Instituto de Química, Universidade Federal Fluminense, 2016. |
url |
https://app.uff.br/riuff/handle/1/6476 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ CC-BY-SA info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ CC-BY-SA |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) instname:Universidade Federal Fluminense (UFF) instacron:UFF |
instname_str |
Universidade Federal Fluminense (UFF) |
instacron_str |
UFF |
institution |
UFF |
reponame_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
collection |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF) |
repository.mail.fl_str_mv |
riuff@id.uff.br |
_version_ |
1811823606005497856 |