Currículo mínimo de química e contextualização

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Abrahão, Joseane Garcia
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
Texto Completo: https://app.uff.br/riuff/handle/1/13167
Resumo: Inclui em anexo, proposta de modelo de currículo mínimo e contextualização com 23 f.
id UFF-2_fe3ece7b212a710891f8058340dd0073
oai_identifier_str oai:app.uff.br:1/13167
network_acronym_str UFF-2
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository_id_str 2120
spelling Currículo mínimo de química e contextualizaçãoCurrículo mínimo de químicaContextualização via abordagem temáticaContextualizaçãoCurrículo mínimoAbordagem temáticaCurrículoProdução intelectualMinimum chemistry curriculumContextualization using thematic approachInclui em anexo, proposta de modelo de currículo mínimo e contextualização com 23 f.Durante as últimas décadas documentos oficiais da educação e pesquisas na área de ensino de química sobre abordagens didáticas vêm destacando a utilização da contextualização dos conhecimentos científicos como um princípio norteador do currículo ou uma ferramenta pedagógica que possibilitam um melhor aprendizado de conceitos ou objetivam a formação da cidadania. Nesta pesquisa, buscamos, realizar uma análise do currículo mínimo de química da SEEDUC RJ para o 1º ano do ensino médio, verificando seu alinhamento às teorias do currículo, políticas públicas educacionais brasileiras implementadas a partir da década de 90, concepções de conhecimento poderoso de Michael Young e concepções de contextualização apresentadas em documentos oficiais e pesquisas. Após essa análise, aplicando os conceitos de contextualização via abordagem temática foi realizada a reconstrução da grade curricular do currículo mínimo de química da SEEDUC RJ para o 1º ano do ensino médio e a elaboração do produto final dessa dissertação. O produto consiste em um material de apoio ao professor para o entendimento das teorias de currículo, políticas públicas educacionais brasileiras, principais concepções de contextualização e aplicação da metodologia de abordagem temática para contextualização no ensino de química e uma proposta de contextualização por abordagem temática para a grade curricular do currículo mínimo de química da SEEDUC RJ para o 1º ano do ensino médioDuring the last decades official documents of education and research in the area of chemistry teaching about didactic approaches have been highlighting the use of the contextualization of scientific knowledge as a guiding principle of the curriculum or a pedagogical tool that enables a better learning of concepts or the formation of science. citizenship. In this research, we seek to perform an analysis of the minimum chemistry curriculum of SEEDUC RJ for the 1st year of High School, verifying its alignment with curriculum theories, Brazilian educational public policies implemented from the 90s, conceptions of powerful knowledge of Michael Young and conceptions of contextualization presented in official documents and research. After this analysis, applying the concepts of contextualization via the thematic approach, the reconstruction of the curriculum of the minimum chemistry curriculum of SEEDUC RJ for the 1st year of high school and the elaboration of the final product of this dissertation was performed. The product consists of a teacher support material for the understanding of curriculum theories, Brazilian educational public policies, main concepts of contextualization and application of the thematic approach methodology for contextualization in chemistry teaching and a proposal of thematic approach contextualization for curriculum of the minimum chemistry curriculum of SEEDUC RJ for the 1st year of high school82 f.Farias, Florence Moellmann Cordeiro deAraújo Neto, Waldmir NascimentoChinelli, Maura VenturaAbrahão, Joseane Garcia2020-03-26T15:27:57Z2020-03-26T15:27:57Z2019info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/pdfABRAHÃO, Joseane Garcia. Currículo mínimo de química e contextualização. 2019. 82 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Ciências) - Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2019.https://app.uff.br/riuff/handle/1/13167http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/CC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2021-10-01T19:21:17Zoai:app.uff.br:1/13167Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202021-10-01T19:21:17Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false
dc.title.none.fl_str_mv Currículo mínimo de química e contextualização
title Currículo mínimo de química e contextualização
spellingShingle Currículo mínimo de química e contextualização
Abrahão, Joseane Garcia
Currículo mínimo de química
Contextualização via abordagem temática
Contextualização
Currículo mínimo
Abordagem temática
Currículo
Produção intelectual
Minimum chemistry curriculum
Contextualization using thematic approach
title_short Currículo mínimo de química e contextualização
title_full Currículo mínimo de química e contextualização
title_fullStr Currículo mínimo de química e contextualização
title_full_unstemmed Currículo mínimo de química e contextualização
title_sort Currículo mínimo de química e contextualização
author Abrahão, Joseane Garcia
author_facet Abrahão, Joseane Garcia
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Farias, Florence Moellmann Cordeiro de
Araújo Neto, Waldmir Nascimento
Chinelli, Maura Ventura
dc.contributor.author.fl_str_mv Abrahão, Joseane Garcia
dc.subject.por.fl_str_mv Currículo mínimo de química
Contextualização via abordagem temática
Contextualização
Currículo mínimo
Abordagem temática
Currículo
Produção intelectual
Minimum chemistry curriculum
Contextualization using thematic approach
topic Currículo mínimo de química
Contextualização via abordagem temática
Contextualização
Currículo mínimo
Abordagem temática
Currículo
Produção intelectual
Minimum chemistry curriculum
Contextualization using thematic approach
description Inclui em anexo, proposta de modelo de currículo mínimo e contextualização com 23 f.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019
2020-03-26T15:27:57Z
2020-03-26T15:27:57Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv ABRAHÃO, Joseane Garcia. Currículo mínimo de química e contextualização. 2019. 82 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Ciências) - Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2019.
https://app.uff.br/riuff/handle/1/13167
identifier_str_mv ABRAHÃO, Joseane Garcia. Currículo mínimo de química e contextualização. 2019. 82 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Ciências) - Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2019.
url https://app.uff.br/riuff/handle/1/13167
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
CC-BY-SA
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
CC-BY-SA
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron:UFF
instname_str Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron_str UFF
institution UFF
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)
repository.mail.fl_str_mv riuff@id.uff.br
_version_ 1802135300046061568