Modernidade e sensibilidade : a nova imagem de infância, criança e educação em Rousseau
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
Texto Completo: | https://app.uff.br/riuff/handle/1/15931 |
Resumo: | Esta dissertação visa suscitar uma reflexão sobre a relevância de se inserir a dimensão sensível na formação do caráter da criança, oportunizando-a novos modos de conhecer e sentir a si mesma e o mundo ao seu redor, modos que levem em consideração a sensibilidade. Assim, com um olhar atento à constituição da infância e da criança, este trabalho tem por objetivo repensar a educação considerando o aspecto estético, de maneira que razão e sensibilidade estejam em harmonia, na busca por uma educação cuja formação do sujeito contemple todos os seus aspectos. Nesse sentido, tendo como ponto de partida o estudo e o debate sobre a modernidade a partir da crítica de Jean-Jacques Rousseau à sociedade civilizada, busco discutir e analisar as proposições do filósofo sobre o vínculo entre sensibilidade e educação. Para tanto, faz-se primordial compreender as transformações históricas, culturais e sociais que ocorreram na modernidade, ressaltando os modelos de subjetividade, infância e criança que emergiram durante esse período. Para desenvolver o tema recorro à pesquisa bibliográfica, trabalhando na interface entre as áreas do conhecimento da história e da filosofia, com uma abordagem interpretativa e analítica. O estudo tem como fonte principal a obra Emílio ou da educação de Rousseau, bem como o Discurso sobre as ciências e as artes e o Discurso sobre a origem e os fundamentos da desigualdade entre os homens. Para melhor desenvolver o tema, a pesquisa está embasada nas contribuições de vários autores, como Almir Santos, Arlei de Espíndola, Cláudio Dalbosco, Beatriz Cerizara, Ernst Cassirer, Francisco Falcon, Franco Cambi, Jean Starobinsky, Maria das Graças de Souza, Philippe Ariès, Robert Wolker, Salinas Fortes, entre outros. Com base nas proposições de Rousseau, enfatizo que o filósofo se posicionou levantando questões polêmicas e ousadas para seu tempo. Num contexto em que tudo passava pelo princípio da razão, Rousseau, crítico da razão exacerbada, defendia um iluminismo do tipo romântico que não valorizava somente a razão, mas, também, a sensibilidade. A partir dessa problemática, a educação da sensibilidade pensada à luz da premissa filosófica de que o homem no estado de natureza é naturalmente bom, nos proporciona atentar para a importância e a atualidade do seu pensamento ao transpor a criança para esse estado na tentativa de imaginá-la em condições de criar uma nova sociedade, revelando que a sensibilidade na constituição da criança visa humanizar, de forma a desenvolver o seu caráter para a alteridade, a piedade e a sociabilidade |
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Modernidade e sensibilidade : a nova imagem de infância, criança e educação em RousseauModernidadeRousseauEducação da sensibilidadeModernityRousseauSensitivity educationEsta dissertação visa suscitar uma reflexão sobre a relevância de se inserir a dimensão sensível na formação do caráter da criança, oportunizando-a novos modos de conhecer e sentir a si mesma e o mundo ao seu redor, modos que levem em consideração a sensibilidade. Assim, com um olhar atento à constituição da infância e da criança, este trabalho tem por objetivo repensar a educação considerando o aspecto estético, de maneira que razão e sensibilidade estejam em harmonia, na busca por uma educação cuja formação do sujeito contemple todos os seus aspectos. Nesse sentido, tendo como ponto de partida o estudo e o debate sobre a modernidade a partir da crítica de Jean-Jacques Rousseau à sociedade civilizada, busco discutir e analisar as proposições do filósofo sobre o vínculo entre sensibilidade e educação. Para tanto, faz-se primordial compreender as transformações históricas, culturais e sociais que ocorreram na modernidade, ressaltando os modelos de subjetividade, infância e criança que emergiram durante esse período. Para desenvolver o tema recorro à pesquisa bibliográfica, trabalhando na interface entre as áreas do conhecimento da história e da filosofia, com uma abordagem interpretativa e analítica. O estudo tem como fonte principal a obra Emílio ou da educação de Rousseau, bem como o Discurso sobre as ciências e as artes e o Discurso sobre a origem e os fundamentos da desigualdade entre os homens. Para melhor desenvolver o tema, a pesquisa está embasada nas contribuições de vários autores, como Almir Santos, Arlei de Espíndola, Cláudio Dalbosco, Beatriz Cerizara, Ernst Cassirer, Francisco Falcon, Franco Cambi, Jean Starobinsky, Maria das Graças de Souza, Philippe Ariès, Robert Wolker, Salinas Fortes, entre outros. Com base nas proposições de Rousseau, enfatizo que o filósofo se posicionou levantando questões polêmicas e ousadas para seu tempo. Num contexto em que tudo passava pelo princípio da razão, Rousseau, crítico da razão exacerbada, defendia um iluminismo do tipo romântico que não valorizava somente a razão, mas, também, a sensibilidade. A partir dessa problemática, a educação da sensibilidade pensada à luz da premissa filosófica de que o homem no estado de natureza é naturalmente bom, nos proporciona atentar para a importância e a atualidade do seu pensamento ao transpor a criança para esse estado na tentativa de imaginá-la em condições de criar uma nova sociedade, revelando que a sensibilidade na constituição da criança visa humanizar, de forma a desenvolver o seu caráter para a alteridade, a piedade e a sociabilidadeCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível SuperiorThis dissertation aims to raise a reflection on the relevance of inserting the sensitive dimension in the formation of the child's character, giving him new ways of knowing and feeling himself and the world around him, ways that take into account the sensitivity. Thus, with a watchful eye on the constitution of childhood and children, this work aims to rethink education considering the aesthetic aspect, so that reason and sensitivity are in harmony, in the search for an education whose training of the subject contemplates all its aspects. In this sense, taking as a starting point the study and debate about modernity based on Jean- Jacques Rousseau's critique of civilized society, I seek to discuss and analyze the philosopher's propositions about the link between sensitivity and education. Therefore, it is essential to understand the historical, cultural and social changes that occurred in modern times, highlighting the models of subjectivity, childhood and children that emerged during this period. To develop the theme, I resort to bibliographic research, working at the interface between the areas of knowledge of history and philosophy, with an interpretive and analytical ap- proach. The main source of the study is the work Emílio or Rousseau's education, as well as the Discourse on the sciences and the arts and the Discourse on the origin and foundations of inequality between men. To better develop the theme, the research is based on the contributions of several authors, such as Almir Santos, Arlei de Espíndola, Cláudio Dalbosco, Beatriz Cerizara, Ernst Cassirer, Francisco Falcon, Franco Cambi, Jean Starobinsky, Maria das Graças de Souza, Philippe Ariès , Robert Wolker, Salinas Fontes, among others. Based on Rousseau's propositions, I em- phasize that the philosopher positioned himself by raising controversial and daring questions for his time. In a context in which everything passed by the principle of reason, Rousseau, critic of exacerbated reason, defended an enlightenment of the romantic type that not only valued reason, but also sensitivity. Based on this problem, the education of sensitivity thought in the light of the philosophical premise that man in the state of nature is naturally good, allows us to pay attention to the importance and timeliness of his thinking when transposing the child to this state in an attempt to imagine it in conditions to create a new society, revealing that the sensitivity in the constitution of the child aims to humanize, in order to develop its character for other- ness, piety and sociability92 fPinto, Maria Martha D‟AngeloCoelho, Marcelo BaficaSantos, Ana Elizabeth Lole dosSouza, Letícia Pumar Alves dePinheiro, Raques Lopes Pereira2020-11-13T13:25:06Z2020-11-13T13:25:06Z2020info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfPINHEIRO, Raquel Lopes Pereira. Modernidade e sensibilidade: a nova imagem de infância, criança e educação em Rousseau. 2020. 92 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Faculdade de Educação, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2020.https://app.uff.br/riuff/handle/1/15931openAccesshttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/CC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2021-11-23T22:00:05Zoai:app.uff.br:1/15931Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202024-08-19T10:51:44.112887Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false |
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