Análise da saúde cardiovascular em acadêmicos de enfermagem: levantamento dos fatores de risco para doença arterial coronariana

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Moraes, Hadassa da Silva Caldeira de
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
Texto Completo: http://app.uff.br/riuff/handle/1/27583
Resumo: As doenças cardiovasculares representam a principal causa de morte no Brasil, e há um aumento progressivo no número de casos, sendo que os fatores de risco que contribuem para o desenvolvimento da Doença Arterial Coronariana têm crescido em proporções epidêmicas nos últimos anos. Este estudo objetivou analisar os principais fatores de risco para Doença Arterial Coronariana, observados nos acadêmicos de enfermagem. Trata-se de um estudo de caráter observacional descritivo, com abordagem quantitativa, com acadêmicos do curso de graduação em enfermagem de uma universidade pública localizada no município de Niterói, estado do Rio de Janeiro. A coleta de dados envolveu a implementação de um questionário com perguntas semiestruturadas e outros seis instrumentos validados e aplicáveis aos objetivos do estudo. O escore PROCAM Quick Check foi utilizado para estimar o risco cardiovascular da população. Foram analisados 110 acadêmicos, sendo 88 (80%) do sexo feminino, com média de 22,03±3,63 anos. Entre os fatores de risco cardiovasculares mais relevantes estão o consumo de bebida alcoólica 62 (56,4%), história familiar de Doença Arterial Coronariana 35 (31,8%), alimentação, classificada como ruim em 49,5% e estresse, cujo domínio ―Formação Profissional‖ recebeu a maior média, com 11,62±3,42 pontos. Conclui-se que os acadêmicos do curso de enfermagem, embora apresentem baixo risco para Doença Arterial Coronariana, de acordo com o escore PROCAM Quick Check; possuem aspectos relevantes acerca dos fatores de risco cardiovascular. O estresse, o consumo de álcool e a inadequação alimentar dos acadêmicos demonstram expressivo aumento no ciclo de intermediário do curso (4º, 5º e 6º períodos)
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