Trabalho e educação: diálogos entre perspectivas da psicodinâmica do trabalho e da política de educação permanente em saúde
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
Texto Completo: | https://app.uff.br/riuff/handle/1/7369 |
Resumo: | Esse trabalho de conclusão de curso é uma pesquisa bibliográfica sobre as relações entre trabalho e educação em saúde, com a finalidade de estabelecer um diálogo entre a psicodinâmica do trabalho e a política de educação permanente em saúde. Para isso, foi realizado um levantamento bibliográfico sobre o tema para que fosse possível estabelecer um diálogo entre essas duas perspectivas. O autor estabeleceu relações entre os três conceitos da psicodinâmica do trabalho conhecidos com cooperação, reconhecimento e espaço de discussão com a educação permanente em saúde, explicando o que é trabalho e suas relações de sofrimento e prazer segundo Dejours. Chegou-se a conclusão de que é possível colocar em diálogo esses saberes, contribuindo para a produção de conhecimento e de compreensão do que é trabalhar de acordo com os referenciais usados nessa monografia. Além disso, foi possível destacar a importância da contribuição de Paulo Freire para as relações entre trabalho e educação e a importância de Christophe Dejours para as relações entre trabalho e saúde |
id |
UFF-2_086c65982352cda2f59bb8dc2d96dae3 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:app.uff.br:1/7369 |
network_acronym_str |
UFF-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
repository_id_str |
2120 |
spelling |
Trabalho e educação: diálogos entre perspectivas da psicodinâmica do trabalho e da política de educação permanente em saúdeTrabalhoEducaçãoSaúdeSofrimentoPrazerCooperaçãoReconhecimentoTrabalhoSaúdePrazerEducaçãoSofrimentoPsicodinâmicaWorkEducationHealthSufferingPleasureCooperationRecognitionEsse trabalho de conclusão de curso é uma pesquisa bibliográfica sobre as relações entre trabalho e educação em saúde, com a finalidade de estabelecer um diálogo entre a psicodinâmica do trabalho e a política de educação permanente em saúde. Para isso, foi realizado um levantamento bibliográfico sobre o tema para que fosse possível estabelecer um diálogo entre essas duas perspectivas. O autor estabeleceu relações entre os três conceitos da psicodinâmica do trabalho conhecidos com cooperação, reconhecimento e espaço de discussão com a educação permanente em saúde, explicando o que é trabalho e suas relações de sofrimento e prazer segundo Dejours. Chegou-se a conclusão de que é possível colocar em diálogo esses saberes, contribuindo para a produção de conhecimento e de compreensão do que é trabalhar de acordo com os referenciais usados nessa monografia. Além disso, foi possível destacar a importância da contribuição de Paulo Freire para as relações entre trabalho e educação e a importância de Christophe Dejours para as relações entre trabalho e saúdeThis work is a bibliographical research on the relationship between work and health education, in order to establish a dialogue between work psychodynamics and the policy of permanent education in health. For this, a bibliographical survey was carried out on the subject in order to establish a dialogue between these two perspectives. The author has established relationships between the three concepts of work psychodynamics known with cooperation, recognition and discussion space with continuing education in health, explaining what is work and their relationships of suffering and pleasure according to Dejours. It was concluded that it is possible to put into dialogue these knowledge, contributing to the production of knowledge and understanding of what it is to work according to the references used in this monograph. In addition, it was possible to highlight the importance of Paulo Freire's contribution to the relationship between work and education and the importance of Christophe Dejours for the relationship between work and healthBorges, Maria Elisa SiqueiraLeite, Ana Paula Todaro TaveiraFreire, Flávia Helena Miranda de AraújoOliveira, Augusto César Soares de2018-09-06T13:53:21Z2018-09-06T13:53:21Z2017info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfapplication/pdfhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/7369Aluno de Graduaçãohttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/CC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2021-09-09T18:40:48Zoai:app.uff.br:1/7369Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202024-08-19T11:09:56.884416Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Trabalho e educação: diálogos entre perspectivas da psicodinâmica do trabalho e da política de educação permanente em saúde |
title |
Trabalho e educação: diálogos entre perspectivas da psicodinâmica do trabalho e da política de educação permanente em saúde |
spellingShingle |
Trabalho e educação: diálogos entre perspectivas da psicodinâmica do trabalho e da política de educação permanente em saúde Oliveira, Augusto César Soares de Trabalho Educação Saúde Sofrimento Prazer Cooperação Reconhecimento Trabalho Saúde Prazer Educação Sofrimento Psicodinâmica Work Education Health Suffering Pleasure Cooperation Recognition |
title_short |
Trabalho e educação: diálogos entre perspectivas da psicodinâmica do trabalho e da política de educação permanente em saúde |
title_full |
Trabalho e educação: diálogos entre perspectivas da psicodinâmica do trabalho e da política de educação permanente em saúde |
title_fullStr |
Trabalho e educação: diálogos entre perspectivas da psicodinâmica do trabalho e da política de educação permanente em saúde |
title_full_unstemmed |
Trabalho e educação: diálogos entre perspectivas da psicodinâmica do trabalho e da política de educação permanente em saúde |
title_sort |
Trabalho e educação: diálogos entre perspectivas da psicodinâmica do trabalho e da política de educação permanente em saúde |
author |
Oliveira, Augusto César Soares de |
author_facet |
Oliveira, Augusto César Soares de |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Borges, Maria Elisa Siqueira Leite, Ana Paula Todaro Taveira Freire, Flávia Helena Miranda de Araújo |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Oliveira, Augusto César Soares de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Trabalho Educação Saúde Sofrimento Prazer Cooperação Reconhecimento Trabalho Saúde Prazer Educação Sofrimento Psicodinâmica Work Education Health Suffering Pleasure Cooperation Recognition |
topic |
Trabalho Educação Saúde Sofrimento Prazer Cooperação Reconhecimento Trabalho Saúde Prazer Educação Sofrimento Psicodinâmica Work Education Health Suffering Pleasure Cooperation Recognition |
description |
Esse trabalho de conclusão de curso é uma pesquisa bibliográfica sobre as relações entre trabalho e educação em saúde, com a finalidade de estabelecer um diálogo entre a psicodinâmica do trabalho e a política de educação permanente em saúde. Para isso, foi realizado um levantamento bibliográfico sobre o tema para que fosse possível estabelecer um diálogo entre essas duas perspectivas. O autor estabeleceu relações entre os três conceitos da psicodinâmica do trabalho conhecidos com cooperação, reconhecimento e espaço de discussão com a educação permanente em saúde, explicando o que é trabalho e suas relações de sofrimento e prazer segundo Dejours. Chegou-se a conclusão de que é possível colocar em diálogo esses saberes, contribuindo para a produção de conhecimento e de compreensão do que é trabalhar de acordo com os referenciais usados nessa monografia. Além disso, foi possível destacar a importância da contribuição de Paulo Freire para as relações entre trabalho e educação e a importância de Christophe Dejours para as relações entre trabalho e saúde |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017 2018-09-06T13:53:21Z 2018-09-06T13:53:21Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://app.uff.br/riuff/handle/1/7369 Aluno de Graduação |
url |
https://app.uff.br/riuff/handle/1/7369 |
identifier_str_mv |
Aluno de Graduação |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ CC-BY-SA info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ CC-BY-SA |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) instname:Universidade Federal Fluminense (UFF) instacron:UFF |
instname_str |
Universidade Federal Fluminense (UFF) |
instacron_str |
UFF |
institution |
UFF |
reponame_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
collection |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF) |
repository.mail.fl_str_mv |
riuff@id.uff.br |
_version_ |
1811823678350950400 |