Trabalho e educação: diálogos entre perspectivas da psicodinâmica do trabalho e da política de educação permanente em saúde

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira, Augusto César Soares de
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
Texto Completo: https://app.uff.br/riuff/handle/1/7369
Resumo: Esse trabalho de conclusão de curso é uma pesquisa bibliográfica sobre as relações entre trabalho e educação em saúde, com a finalidade de estabelecer um diálogo entre a psicodinâmica do trabalho e a política de educação permanente em saúde. Para isso, foi realizado um levantamento bibliográfico sobre o tema para que fosse possível estabelecer um diálogo entre essas duas perspectivas. O autor estabeleceu relações entre os três conceitos da psicodinâmica do trabalho conhecidos com cooperação, reconhecimento e espaço de discussão com a educação permanente em saúde, explicando o que é trabalho e suas relações de sofrimento e prazer segundo Dejours. Chegou-se a conclusão de que é possível colocar em diálogo esses saberes, contribuindo para a produção de conhecimento e de compreensão do que é trabalhar de acordo com os referenciais usados nessa monografia. Além disso, foi possível destacar a importância da contribuição de Paulo Freire para as relações entre trabalho e educação e a importância de Christophe Dejours para as relações entre trabalho e saúde
id UFF-2_086c65982352cda2f59bb8dc2d96dae3
oai_identifier_str oai:app.uff.br:1/7369
network_acronym_str UFF-2
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository_id_str 2120
spelling Trabalho e educação: diálogos entre perspectivas da psicodinâmica do trabalho e da política de educação permanente em saúdeTrabalhoEducaçãoSaúdeSofrimentoPrazerCooperaçãoReconhecimentoTrabalhoSaúdePrazerEducaçãoSofrimentoPsicodinâmicaWorkEducationHealthSufferingPleasureCooperationRecognitionEsse trabalho de conclusão de curso é uma pesquisa bibliográfica sobre as relações entre trabalho e educação em saúde, com a finalidade de estabelecer um diálogo entre a psicodinâmica do trabalho e a política de educação permanente em saúde. Para isso, foi realizado um levantamento bibliográfico sobre o tema para que fosse possível estabelecer um diálogo entre essas duas perspectivas. O autor estabeleceu relações entre os três conceitos da psicodinâmica do trabalho conhecidos com cooperação, reconhecimento e espaço de discussão com a educação permanente em saúde, explicando o que é trabalho e suas relações de sofrimento e prazer segundo Dejours. Chegou-se a conclusão de que é possível colocar em diálogo esses saberes, contribuindo para a produção de conhecimento e de compreensão do que é trabalhar de acordo com os referenciais usados nessa monografia. Além disso, foi possível destacar a importância da contribuição de Paulo Freire para as relações entre trabalho e educação e a importância de Christophe Dejours para as relações entre trabalho e saúdeThis work is a bibliographical research on the relationship between work and health education, in order to establish a dialogue between work psychodynamics and the policy of permanent education in health. For this, a bibliographical survey was carried out on the subject in order to establish a dialogue between these two perspectives. The author has established relationships between the three concepts of work psychodynamics known with cooperation, recognition and discussion space with continuing education in health, explaining what is work and their relationships of suffering and pleasure according to Dejours. It was concluded that it is possible to put into dialogue these knowledge, contributing to the production of knowledge and understanding of what it is to work according to the references used in this monograph. In addition, it was possible to highlight the importance of Paulo Freire's contribution to the relationship between work and education and the importance of Christophe Dejours for the relationship between work and healthBorges, Maria Elisa SiqueiraLeite, Ana Paula Todaro TaveiraFreire, Flávia Helena Miranda de AraújoOliveira, Augusto César Soares de2018-09-06T13:53:21Z2018-09-06T13:53:21Z2017info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfapplication/pdfhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/7369Aluno de Graduaçãohttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/CC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2021-09-09T18:40:48Zoai:app.uff.br:1/7369Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202024-08-19T11:09:56.884416Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false
dc.title.none.fl_str_mv Trabalho e educação: diálogos entre perspectivas da psicodinâmica do trabalho e da política de educação permanente em saúde
title Trabalho e educação: diálogos entre perspectivas da psicodinâmica do trabalho e da política de educação permanente em saúde
spellingShingle Trabalho e educação: diálogos entre perspectivas da psicodinâmica do trabalho e da política de educação permanente em saúde
Oliveira, Augusto César Soares de
Trabalho
Educação
Saúde
Sofrimento
Prazer
Cooperação
Reconhecimento
Trabalho
Saúde
Prazer
Educação
Sofrimento
Psicodinâmica
Work
Education
Health
Suffering
Pleasure
Cooperation
Recognition
title_short Trabalho e educação: diálogos entre perspectivas da psicodinâmica do trabalho e da política de educação permanente em saúde
title_full Trabalho e educação: diálogos entre perspectivas da psicodinâmica do trabalho e da política de educação permanente em saúde
title_fullStr Trabalho e educação: diálogos entre perspectivas da psicodinâmica do trabalho e da política de educação permanente em saúde
title_full_unstemmed Trabalho e educação: diálogos entre perspectivas da psicodinâmica do trabalho e da política de educação permanente em saúde
title_sort Trabalho e educação: diálogos entre perspectivas da psicodinâmica do trabalho e da política de educação permanente em saúde
author Oliveira, Augusto César Soares de
author_facet Oliveira, Augusto César Soares de
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Borges, Maria Elisa Siqueira
Leite, Ana Paula Todaro Taveira
Freire, Flávia Helena Miranda de Araújo
dc.contributor.author.fl_str_mv Oliveira, Augusto César Soares de
dc.subject.por.fl_str_mv Trabalho
Educação
Saúde
Sofrimento
Prazer
Cooperação
Reconhecimento
Trabalho
Saúde
Prazer
Educação
Sofrimento
Psicodinâmica
Work
Education
Health
Suffering
Pleasure
Cooperation
Recognition
topic Trabalho
Educação
Saúde
Sofrimento
Prazer
Cooperação
Reconhecimento
Trabalho
Saúde
Prazer
Educação
Sofrimento
Psicodinâmica
Work
Education
Health
Suffering
Pleasure
Cooperation
Recognition
description Esse trabalho de conclusão de curso é uma pesquisa bibliográfica sobre as relações entre trabalho e educação em saúde, com a finalidade de estabelecer um diálogo entre a psicodinâmica do trabalho e a política de educação permanente em saúde. Para isso, foi realizado um levantamento bibliográfico sobre o tema para que fosse possível estabelecer um diálogo entre essas duas perspectivas. O autor estabeleceu relações entre os três conceitos da psicodinâmica do trabalho conhecidos com cooperação, reconhecimento e espaço de discussão com a educação permanente em saúde, explicando o que é trabalho e suas relações de sofrimento e prazer segundo Dejours. Chegou-se a conclusão de que é possível colocar em diálogo esses saberes, contribuindo para a produção de conhecimento e de compreensão do que é trabalhar de acordo com os referenciais usados nessa monografia. Além disso, foi possível destacar a importância da contribuição de Paulo Freire para as relações entre trabalho e educação e a importância de Christophe Dejours para as relações entre trabalho e saúde
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017
2018-09-06T13:53:21Z
2018-09-06T13:53:21Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://app.uff.br/riuff/handle/1/7369
Aluno de Graduação
url https://app.uff.br/riuff/handle/1/7369
identifier_str_mv Aluno de Graduação
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
CC-BY-SA
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
CC-BY-SA
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron:UFF
instname_str Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron_str UFF
institution UFF
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)
repository.mail.fl_str_mv riuff@id.uff.br
_version_ 1811823678350950400