Dinâmica da pesca de arrasto de fundo no Estado do Rio de Janeiro, Brasil
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
Texto Completo: | http://app.uff.br/riuff/handle/1/24864 |
Resumo: | O presente trabalho, estruturado em dois capítulos, tem como objetivo avaliar a dinâmica da pesca de arrasto do fundo no estado do Rio de Janeiro, Brasil, enfocando as operações de pesca e o desempenho econômico deste setor entre os anos de 2011 a 2014. O Capítulo 1 investigou a dinâmica das operações de pesca, baseado nos dados de características das embarcações, captura, esforço e áreas de pesca, coletados pela FIPERJ entre os anos de 2011 a 2013. A adoção do conceito de estratégias de pesca e a identificação das diferentes frotas que atuam nesta pescaria foi viabilizada pelo uso das técnicas multivariadas. A pesca de pequena escala inclui dois conjuntos de embarcações que adotam estratégias tradicionais voltadas à captura de três espécies de camarões (camarão-rosa, camarão-branco e camarão-sete-barbas) na plataforma interna (<50m). A distinção entre essas frotas, foi baseada, principalmente, na estratégia de aproveitamento das espécies associadas à captura dos camarões e na espécie alvo de camarão. Para a pesca industrial foi possível distinguir pelo menos duas frotas definidas pela composição da captura e profundidades de atuação: a primeira associada a operações de pesca na região da plataforma interna e intermediária (<100m) e capturas sazonais de camarão-rosa; a segunda na plataforma externa (100-250m), principalmente, com baixa proporção de camarão-rosa nas capturas, ambas adotando caráter multiespecífico nas capturas. Foram identificadas espécies em uma intensidade retida não permitida, sugerindo não conformidades com a legislação vigente, e um gerenciamento ineficaz. No Rio de Janeiro, suas capturas provavelmente se devem a distribuição natural e sazonal em áreas de pesca, influenciadas pelas características oceanográficas distintas à região. Portanto, são necessárias novas abordagens de gestão e o fortalecimento das instituições responsáveis para lidar com o problema e liderar esse processo, respectivamente. No Capítulo 2 analisou-se a composição e estruturação dos custos totais e a performance econômica das embarcações industriais de camarão-rosa, caracterizando as variações temporais, e discutindo os fatores que interferem na rentabilidade. As informações utilizadas consistiram em dados anuais de receita bruta e dos itens de custos de sete embarcações no período entre junho/2011 a maio/ 2014. A estrutura dos custos totais mostrou uma composição similar entre a remuneração da tripulação e o custo com combustível, seguido do custo com manutenção das embarcações, e do custo de comercialização. Embora os resultados devem ser vistos com cautela devido ao baixo número de embarcações estudadas, os indicadores de performance econômica exibiram níveis positivos de rentabilidade. Entretanto, para três embarcações observamos rentabilidade anual negativa associada aos altos custos de manutenção, proporcionando evidências econômicas de uma frota composta por embarcações antigas. Este fato leva a uma discussão sobre o papel das políticas públicas de modernização e construção de embarcações de pesca e incentivos fiscais no desenvolvimento da atividade pesqueira em um país em desenvolvimento, onde o déficit da balança comercial do pescado está aumentando continuamente. Tendências de melhoria da performance ao longo do período analisado foram observadas, e apesar da baixa dependência dos subsídios diretos, o impacto dos subsídios indiretos na redução dos custos operacionais deveria ser avaliado. O presente estudo integrou visões sobre as operações de pesca e performance econômica de embarcações pesqueira, trazendo novos aportes de conhecimento sobre a pescaria de arrasto de fundo no Rio de Janeiro. |
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A pesca de pequena escala inclui dois conjuntos de embarcações que adotam estratégias tradicionais voltadas à captura de três espécies de camarões (camarão-rosa, camarão-branco e camarão-sete-barbas) na plataforma interna (<50m). A distinção entre essas frotas, foi baseada, principalmente, na estratégia de aproveitamento das espécies associadas à captura dos camarões e na espécie alvo de camarão. Para a pesca industrial foi possível distinguir pelo menos duas frotas definidas pela composição da captura e profundidades de atuação: a primeira associada a operações de pesca na região da plataforma interna e intermediária (<100m) e capturas sazonais de camarão-rosa; a segunda na plataforma externa (100-250m), principalmente, com baixa proporção de camarão-rosa nas capturas, ambas adotando caráter multiespecífico nas capturas. Foram identificadas espécies em uma intensidade retida não permitida, sugerindo não conformidades com a legislação vigente, e um gerenciamento ineficaz. No Rio de Janeiro, suas capturas provavelmente se devem a distribuição natural e sazonal em áreas de pesca, influenciadas pelas características oceanográficas distintas à região. Portanto, são necessárias novas abordagens de gestão e o fortalecimento das instituições responsáveis para lidar com o problema e liderar esse processo, respectivamente. No Capítulo 2 analisou-se a composição e estruturação dos custos totais e a performance econômica das embarcações industriais de camarão-rosa, caracterizando as variações temporais, e discutindo os fatores que interferem na rentabilidade. As informações utilizadas consistiram em dados anuais de receita bruta e dos itens de custos de sete embarcações no período entre junho/2011 a maio/ 2014. A estrutura dos custos totais mostrou uma composição similar entre a remuneração da tripulação e o custo com combustível, seguido do custo com manutenção das embarcações, e do custo de comercialização. Embora os resultados devem ser vistos com cautela devido ao baixo número de embarcações estudadas, os indicadores de performance econômica exibiram níveis positivos de rentabilidade. Entretanto, para três embarcações observamos rentabilidade anual negativa associada aos altos custos de manutenção, proporcionando evidências econômicas de uma frota composta por embarcações antigas. Este fato leva a uma discussão sobre o papel das políticas públicas de modernização e construção de embarcações de pesca e incentivos fiscais no desenvolvimento da atividade pesqueira em um país em desenvolvimento, onde o déficit da balança comercial do pescado está aumentando continuamente. Tendências de melhoria da performance ao longo do período analisado foram observadas, e apesar da baixa dependência dos subsídios diretos, o impacto dos subsídios indiretos na redução dos custos operacionais deveria ser avaliado. O presente estudo integrou visões sobre as operações de pesca e performance econômica de embarcações pesqueira, trazendo novos aportes de conhecimento sobre a pescaria de arrasto de fundo no Rio de Janeiro.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível SuperiorThe present work, structured in two chapters, aims to evaluate the dynamics of the bottom trawl fishery in the state of Rio de Janeiro, Brazil, focusing on fishing operations and the economic performance of this sector between the years 2011 to 2014. Chapter 1 investigated the dynamics of fishing operations, based on data of vessel characteristics, catch, effort and fishing areas, collected by FIPERJ between the years 2011 to 2014. The adoption of the concept of fishing strategies and the identification of different fleets that operate in this fishery was made possible by the use of multivariate techniques. The small-scale fishery included two sets of vessels adopting traditional strategies of capturing three shrimp species (pink-shrimp, Southern white-shrimp and sea-bob shrimp) in the inner shelf (<50 m). The distinction between these fleets was based mainly on the strategy of exploiting the species associated with shrimp catches, and on the targeted shrimp species. For the industrial fishery, it was possible to distinguish at least two fleets defined by the catch composition and trawling depths: the first associated with fishing operations at inner and middle (<100m) shelf and seasonal pink-shrimp catches; the second at the outer shelf (100-250m) with low proportion of pink-shrimp, both adopting a multispecies character in their catches. It was identified species in a not allowed retained intensity, suggesting non-compliance with current legislation, and ineffective management. In Rio de Janeiro, their catches are probably due to natural and seasonal distribution on fishing grounds, influenced by the distinct oceanographic characteristics of the region. Therefore, it is necessarily new management proposals and the strengthening of responsible institutions to deal with the problem and lead this process, respectively. In Chapter 2, the composition and structuring of the total costs and the economic performance of the industrial vessels of pink shrimp were analyzed, characterizing the temporal variations, and discussing the factors that interfere in their profitability. The information used consisted of data on yearly gross revenue and costs per category of seven vessels from June/2011 to May/2014. The methodology involved descriptive and multivariate analyses. The structure of the total costs showed a similar composition between the crew share and fuel cost, followed by vessel maintenance and commercial costs. Although the results should be viewed with caution due to the low number of vessels studied, economic performance indicators showed positive levels of profitability. However, for three vessels a negative annual profitability was observed, associated with the high maintenance costs of the vessel, bringing an economic evidence of an old fleet. This fact leads to a discussion of the role of public policies on modernization and construction of fishing vessels and tax incentives in the development of fishing activity in a developing country, where the deficit in the fish trade balance is continuously increasing. Performance improvement trends over the analyzed period were observed, and despite the low dependence of the vessels by direct subsidies, the impact of indirect subsidies in reducing operating costs should be further accessed. The present study integrated visions on fishing operations and economic performance of fishing vessels, bringing new knowledge about the bottom trawler fishery in Rio de Janeiro106 p.: il.Monteiro Neto, CassianoFernandez, Cecília de SouzaAbdallah, Patrizia RaggiVianna, MarceloTomas, Acácio Ribeiro GomesTubino, Rafael de AlmeidaCosta, Marcus Rodrigueshttp://lattes.cnpq.br/4189894290297042Martins, Raquel Rennó Mascarenhas2022-04-13T21:00:14Z2022-04-13T21:00:14Z2017info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfMARTINS, Raquel Rennó Mascarenhas. Dinâmica da pesca de arrasto de fundo no Estado do Rio de Janeiro. 2017. 96 f. Tese (Doutorado em Biologia ) - Programa de Pós-Graduação em Biologia Marinha e Ambientes, Costeiros , Instituto de Biologia, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2017.http://app.uff.br/riuff/handle/1/24864CC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2022-04-13T21:00:19Zoai:app.uff.br:1/24864Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202024-08-19T11:17:24.068804Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false |
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O presente trabalho, estruturado em dois capítulos, tem como objetivo avaliar a dinâmica da pesca de arrasto do fundo no estado do Rio de Janeiro, Brasil, enfocando as operações de pesca e o desempenho econômico deste setor entre os anos de 2011 a 2014. O Capítulo 1 investigou a dinâmica das operações de pesca, baseado nos dados de características das embarcações, captura, esforço e áreas de pesca, coletados pela FIPERJ entre os anos de 2011 a 2013. A adoção do conceito de estratégias de pesca e a identificação das diferentes frotas que atuam nesta pescaria foi viabilizada pelo uso das técnicas multivariadas. A pesca de pequena escala inclui dois conjuntos de embarcações que adotam estratégias tradicionais voltadas à captura de três espécies de camarões (camarão-rosa, camarão-branco e camarão-sete-barbas) na plataforma interna (<50m). A distinção entre essas frotas, foi baseada, principalmente, na estratégia de aproveitamento das espécies associadas à captura dos camarões e na espécie alvo de camarão. Para a pesca industrial foi possível distinguir pelo menos duas frotas definidas pela composição da captura e profundidades de atuação: a primeira associada a operações de pesca na região da plataforma interna e intermediária (<100m) e capturas sazonais de camarão-rosa; a segunda na plataforma externa (100-250m), principalmente, com baixa proporção de camarão-rosa nas capturas, ambas adotando caráter multiespecífico nas capturas. Foram identificadas espécies em uma intensidade retida não permitida, sugerindo não conformidades com a legislação vigente, e um gerenciamento ineficaz. No Rio de Janeiro, suas capturas provavelmente se devem a distribuição natural e sazonal em áreas de pesca, influenciadas pelas características oceanográficas distintas à região. Portanto, são necessárias novas abordagens de gestão e o fortalecimento das instituições responsáveis para lidar com o problema e liderar esse processo, respectivamente. No Capítulo 2 analisou-se a composição e estruturação dos custos totais e a performance econômica das embarcações industriais de camarão-rosa, caracterizando as variações temporais, e discutindo os fatores que interferem na rentabilidade. As informações utilizadas consistiram em dados anuais de receita bruta e dos itens de custos de sete embarcações no período entre junho/2011 a maio/ 2014. A estrutura dos custos totais mostrou uma composição similar entre a remuneração da tripulação e o custo com combustível, seguido do custo com manutenção das embarcações, e do custo de comercialização. Embora os resultados devem ser vistos com cautela devido ao baixo número de embarcações estudadas, os indicadores de performance econômica exibiram níveis positivos de rentabilidade. Entretanto, para três embarcações observamos rentabilidade anual negativa associada aos altos custos de manutenção, proporcionando evidências econômicas de uma frota composta por embarcações antigas. Este fato leva a uma discussão sobre o papel das políticas públicas de modernização e construção de embarcações de pesca e incentivos fiscais no desenvolvimento da atividade pesqueira em um país em desenvolvimento, onde o déficit da balança comercial do pescado está aumentando continuamente. Tendências de melhoria da performance ao longo do período analisado foram observadas, e apesar da baixa dependência dos subsídios diretos, o impacto dos subsídios indiretos na redução dos custos operacionais deveria ser avaliado. O presente estudo integrou visões sobre as operações de pesca e performance econômica de embarcações pesqueira, trazendo novos aportes de conhecimento sobre a pescaria de arrasto de fundo no Rio de Janeiro. |
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