Ciência para toda a malta?: um estudo de caso sobre a acessibilidade para pessoas com deficiência no uc exploratório - centro ciência viva da universidade de Coimbra
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2024 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
Texto Completo: | https://app.uff.br/riuff/handle/1/34404 |
Resumo: | Museus e centros de ciência são espaços fundamentais no processo de educação científica. A partir deles, os visitantes apropriam-se da cultura científica e seus processos, agregando no seu desenvolvimento como cidadãos críticos para com a sua realidade material. Entretanto, esse processo pode ser impedido a pessoas com deficiência quando esses espaços são inacessíveis. Assim, o presente estudo, que se insere no escopo do Grupo Museus e Centros de Ciências Acessíveis e tem como referências teóricas pesquisas acerca dos temas da acessibilidade de pessoas com deficiência e do seu direito à formação científica em espaços culturais, investiga como se dá a acessibilidade e inclusão no contexto de Coimbra, Portugal, especificamente a partir de um estudo de caso de caráter qualitativo e exploratório no UC Exploratório - Centro Ciência Viva da Universidade de Coimbra. A pesquisa contou com três etapas principais realizadas em dezembro de 2022: (i) Levantamento dos espaços científico-culturais de Coimbra e seleção do museu a ser estudado; (ii) Coleta de dados; (iii) Análise e triangulação dos dados. Para coleta de dados foram utilizados os seguintes procedimentos concomitantemente: (i) visita técnica pela pesquisadora; (ii) envio de um questionário à instituição; (iii) entrevista semiestruturada com a gestão do museu. A esse conjunto de dados foi aplicada a ferramenta teórico-metodológica “Indicadores de Acessibilidade em Museus e Centros de Ciências”, que tem como base três importantes dimensões: acessibilidade física, atitudinal e comunicacional. Os resultados demonstraram que o potencial de acessibilidade física do UC Exploratório é o mais expressivo, dando-se majoritariamente pela arquitetura do prédio, enquanto o design dos objetos e a chegada dos visitantes podem apresentar barreiras significativas. O potencial da acessibilidade comunicacional, englobando a comunicação externa e interna e a oferta de recursos diversificados, e o do indicador atitudinal, pautado por políticas institucionais e de acolhimento, ainda estão, em grande parte, ausentes. Diante disso, há a urgência da construção de uma política institucional de acessibilidade no UC Exploratório que amplie concepções sobre acessibilidade e inclusão, além de estabelecer e perpetuar práticas de inclusão em todos os setores do museu. |
id |
UFF-2_095fce89c2e408e12916a41aef51f8b8 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:app.uff.br:1/34404 |
network_acronym_str |
UFF-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
repository_id_str |
2120 |
spelling |
Ciência para toda a malta?: um estudo de caso sobre a acessibilidade para pessoas com deficiência no uc exploratório - centro ciência viva da universidade de CoimbraDivulgação CientíficaMuseus e centros de ciênciasAcessibilidadePessoas com DeficiênciaScience CommunicationMuseums and science centers.AccessibilityPeople with DisabilitiesMuseus e centros de ciência são espaços fundamentais no processo de educação científica. A partir deles, os visitantes apropriam-se da cultura científica e seus processos, agregando no seu desenvolvimento como cidadãos críticos para com a sua realidade material. Entretanto, esse processo pode ser impedido a pessoas com deficiência quando esses espaços são inacessíveis. Assim, o presente estudo, que se insere no escopo do Grupo Museus e Centros de Ciências Acessíveis e tem como referências teóricas pesquisas acerca dos temas da acessibilidade de pessoas com deficiência e do seu direito à formação científica em espaços culturais, investiga como se dá a acessibilidade e inclusão no contexto de Coimbra, Portugal, especificamente a partir de um estudo de caso de caráter qualitativo e exploratório no UC Exploratório - Centro Ciência Viva da Universidade de Coimbra. A pesquisa contou com três etapas principais realizadas em dezembro de 2022: (i) Levantamento dos espaços científico-culturais de Coimbra e seleção do museu a ser estudado; (ii) Coleta de dados; (iii) Análise e triangulação dos dados. Para coleta de dados foram utilizados os seguintes procedimentos concomitantemente: (i) visita técnica pela pesquisadora; (ii) envio de um questionário à instituição; (iii) entrevista semiestruturada com a gestão do museu. A esse conjunto de dados foi aplicada a ferramenta teórico-metodológica “Indicadores de Acessibilidade em Museus e Centros de Ciências”, que tem como base três importantes dimensões: acessibilidade física, atitudinal e comunicacional. Os resultados demonstraram que o potencial de acessibilidade física do UC Exploratório é o mais expressivo, dando-se majoritariamente pela arquitetura do prédio, enquanto o design dos objetos e a chegada dos visitantes podem apresentar barreiras significativas. O potencial da acessibilidade comunicacional, englobando a comunicação externa e interna e a oferta de recursos diversificados, e o do indicador atitudinal, pautado por políticas institucionais e de acolhimento, ainda estão, em grande parte, ausentes. Diante disso, há a urgência da construção de uma política institucional de acessibilidade no UC Exploratório que amplie concepções sobre acessibilidade e inclusão, além de estabelecer e perpetuar práticas de inclusão em todos os setores do museu.Museums and science centers are crucial spaces in the STEM education process. Through them, visitors engage with scientific culture and its processes, contributing to their development as critical citizens towards their material reality. However, this process is not allowed for people with disabilities when these spaces are inaccessible. Thus, this present study, which it is in the scope of the Grupo Museus e Centros de Ciência Acessiveis (MCCAC) research group and draws on theoretical references on accessibility to people with disabilities and their right to STEM education in cultural spaces, investigates how accessibility and inclusion are seen in the context of Coimbra, Portugal. Specifically, it conducts a qualitative and exploratory case study at the UC Exploratório - Centro Ciência Viva da Universidade de Coimbra. The research envolves three main stages carried out during December 2022: (i) Overview of the scientific-cultural spaces in Coimbra and selection of the museum to be studied; (ii) Data collection; (iii) Analysis and triangulation of the data. The data collection involved the following procedures: (i) technical visit by the researcher; (ii) sending a survey to the institution; (iii) semi-structured interview with the museum's directors. The theoretical-methodological tool 'Indicators of Accessibility in Museums and Science Centers' was applied to this set of data, based on three important dimensions: physical, attitudinal, and communicational accessibility. The results showed that the potential for physical accessibility at UC Exploratório is the most significant, mainly because of the building's architecture, while the design of objects and visitor access may present significant barriers. The potential for communicational accessibility, envolving external and internal communication and the acess of diverse resources, and the attitudinal indicator, based on institutional policies and reception, are still largely absent. Therefore, there is an urgent need to establish an institutional accessibility policy at UC Exploratório that broadens conceptions of accessibility and inclusion, as well as establishes and perpetuates inclusive practices across all museum sectors.Chinelli, Maura VenturaRocha, Jessica NorbertoNogueira, Erica CristinaDawes, Tathianna PradoVicente, Ana Carolina Alves2024-08-23T19:00:08Z2024-08-23T19:00:08Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfVICENTE, Ana Carolina Alves. Ciência para toda a malta?: um estudo de caso sobre a acessibilidade para pessoas com deficiência no UC exploratório - centro ciência viva da universidade de Coimbra. 2023. 111 f. (Trabalho de conclusão de Curso ( Licenciado em Química. ) - Instituto de Química, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2023.https://app.uff.br/riuff/handle/1/34404CC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2024-08-23T19:00:13Zoai:app.uff.br:1/34404Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202024-08-23T19:00:13Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Ciência para toda a malta?: um estudo de caso sobre a acessibilidade para pessoas com deficiência no uc exploratório - centro ciência viva da universidade de Coimbra |
title |
Ciência para toda a malta?: um estudo de caso sobre a acessibilidade para pessoas com deficiência no uc exploratório - centro ciência viva da universidade de Coimbra |
spellingShingle |
Ciência para toda a malta?: um estudo de caso sobre a acessibilidade para pessoas com deficiência no uc exploratório - centro ciência viva da universidade de Coimbra Vicente, Ana Carolina Alves Divulgação Científica Museus e centros de ciências Acessibilidade Pessoas com Deficiência Science Communication Museums and science centers. Accessibility People with Disabilities |
title_short |
Ciência para toda a malta?: um estudo de caso sobre a acessibilidade para pessoas com deficiência no uc exploratório - centro ciência viva da universidade de Coimbra |
title_full |
Ciência para toda a malta?: um estudo de caso sobre a acessibilidade para pessoas com deficiência no uc exploratório - centro ciência viva da universidade de Coimbra |
title_fullStr |
Ciência para toda a malta?: um estudo de caso sobre a acessibilidade para pessoas com deficiência no uc exploratório - centro ciência viva da universidade de Coimbra |
title_full_unstemmed |
Ciência para toda a malta?: um estudo de caso sobre a acessibilidade para pessoas com deficiência no uc exploratório - centro ciência viva da universidade de Coimbra |
title_sort |
Ciência para toda a malta?: um estudo de caso sobre a acessibilidade para pessoas com deficiência no uc exploratório - centro ciência viva da universidade de Coimbra |
author |
Vicente, Ana Carolina Alves |
author_facet |
Vicente, Ana Carolina Alves |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Chinelli, Maura Ventura Rocha, Jessica Norberto Nogueira, Erica Cristina Dawes, Tathianna Prado |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Vicente, Ana Carolina Alves |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Divulgação Científica Museus e centros de ciências Acessibilidade Pessoas com Deficiência Science Communication Museums and science centers. Accessibility People with Disabilities |
topic |
Divulgação Científica Museus e centros de ciências Acessibilidade Pessoas com Deficiência Science Communication Museums and science centers. Accessibility People with Disabilities |
description |
Museus e centros de ciência são espaços fundamentais no processo de educação científica. A partir deles, os visitantes apropriam-se da cultura científica e seus processos, agregando no seu desenvolvimento como cidadãos críticos para com a sua realidade material. Entretanto, esse processo pode ser impedido a pessoas com deficiência quando esses espaços são inacessíveis. Assim, o presente estudo, que se insere no escopo do Grupo Museus e Centros de Ciências Acessíveis e tem como referências teóricas pesquisas acerca dos temas da acessibilidade de pessoas com deficiência e do seu direito à formação científica em espaços culturais, investiga como se dá a acessibilidade e inclusão no contexto de Coimbra, Portugal, especificamente a partir de um estudo de caso de caráter qualitativo e exploratório no UC Exploratório - Centro Ciência Viva da Universidade de Coimbra. A pesquisa contou com três etapas principais realizadas em dezembro de 2022: (i) Levantamento dos espaços científico-culturais de Coimbra e seleção do museu a ser estudado; (ii) Coleta de dados; (iii) Análise e triangulação dos dados. Para coleta de dados foram utilizados os seguintes procedimentos concomitantemente: (i) visita técnica pela pesquisadora; (ii) envio de um questionário à instituição; (iii) entrevista semiestruturada com a gestão do museu. A esse conjunto de dados foi aplicada a ferramenta teórico-metodológica “Indicadores de Acessibilidade em Museus e Centros de Ciências”, que tem como base três importantes dimensões: acessibilidade física, atitudinal e comunicacional. Os resultados demonstraram que o potencial de acessibilidade física do UC Exploratório é o mais expressivo, dando-se majoritariamente pela arquitetura do prédio, enquanto o design dos objetos e a chegada dos visitantes podem apresentar barreiras significativas. O potencial da acessibilidade comunicacional, englobando a comunicação externa e interna e a oferta de recursos diversificados, e o do indicador atitudinal, pautado por políticas institucionais e de acolhimento, ainda estão, em grande parte, ausentes. Diante disso, há a urgência da construção de uma política institucional de acessibilidade no UC Exploratório que amplie concepções sobre acessibilidade e inclusão, além de estabelecer e perpetuar práticas de inclusão em todos os setores do museu. |
publishDate |
2024 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2024-08-23T19:00:08Z 2024-08-23T19:00:08Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
VICENTE, Ana Carolina Alves. Ciência para toda a malta?: um estudo de caso sobre a acessibilidade para pessoas com deficiência no UC exploratório - centro ciência viva da universidade de Coimbra. 2023. 111 f. (Trabalho de conclusão de Curso ( Licenciado em Química. ) - Instituto de Química, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2023. https://app.uff.br/riuff/handle/1/34404 |
identifier_str_mv |
VICENTE, Ana Carolina Alves. Ciência para toda a malta?: um estudo de caso sobre a acessibilidade para pessoas com deficiência no UC exploratório - centro ciência viva da universidade de Coimbra. 2023. 111 f. (Trabalho de conclusão de Curso ( Licenciado em Química. ) - Instituto de Química, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2023. |
url |
https://app.uff.br/riuff/handle/1/34404 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
CC-BY-SA info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
CC-BY-SA |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) instname:Universidade Federal Fluminense (UFF) instacron:UFF |
instname_str |
Universidade Federal Fluminense (UFF) |
instacron_str |
UFF |
institution |
UFF |
reponame_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
collection |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF) |
repository.mail.fl_str_mv |
riuff@id.uff.br |
_version_ |
1811823551785730048 |