Gestão municipal dos espaços públicos: a promoção de atividades culturais nas praças, largos e parques da Cidade do Rio de Janeiro

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Tenório, Júlio Barros de Mesquita
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
Texto Completo: https://app.uff.br/riuff/handle/1/6304
Resumo: A gestão do espaço público pela Prefeitura do Rio de Janeiro é uma ferramenta essencial para proporcionar mais qualidade de vida à população do município carioca. O objetivo desse trabalho é identificar a problemática das praças, largos e parques da cidade quanto ao seu aproveitamento sociocultural, tendo como metodologia a análise documental e bibliográfica. Nessa pesquisa, verificou-se que os parques, largos e praças apresentam limitadas atividades culturais e que, frequentemente, tais atividades nem estão disponíveis. A promoção da cultura nesses espaços é imprescindível para o desenvolvimento social, proporcionando conexões entre os cidadãos e caracterizando um espaço de amabilidade urbana. Para expandir a cultura nesses espaços públicos, cabe ao estado, às organizações privadas e aos cidadãos se unirem na implementação de projetos socioculturais e intervenções urbanas consistentes.
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