As Progressões Aritméticas e Geométricas nos programas de ensino do Colégio Pedro II : alguns apontamentos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Neves, Thais Duarte
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Soares, Flávia dos Santos
Tipo de documento: Artigo de conferência
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
Texto Completo: https://app.uff.br/riuff/handle/1/21954
Resumo: A Matemática na escolarização é alvo de discussões desde o século XIX no que se refere à escolha de assuntos e em relação à metodologia de ensino. Conteúdos que fazem parte dos programas há muito tempo pouco se modificaram, outros, tiveram mudanças significativas de enfoque/ênfase, como é o caso das Progressões Aritméticas e Geométricas. Atualmente o ensino das Progressões se dá no campo algébrico após o estudo das funções logarítmicas, entretanto, ao consultar os programas de ensino do Colégio Pedro II do século XIX e primeiras décadas do século XX, percebe-se que as Progressões tinham uma finalidade como conteúdo escolar diferenciada, servindo como pré-requisito para os logaritmos e oscilando entre os campos aritméticos e/ou algébricos. Este artigo é um recorte de uma pesquisa de mestrado e objetiva apontar os anos que as Progressões eram estudadas aritmeticamente e/ou algebricamente, observar sua aparente relação com os logaritmos e sua denominação.
id UFF-2_09e9d626e15256ad7d7392805a75ce22
oai_identifier_str oai:app.uff.br:1/21954
network_acronym_str UFF-2
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository_id_str 2120
spelling As Progressões Aritméticas e Geométricas nos programas de ensino do Colégio Pedro II : alguns apontamentosEnsino de matemática - História - Rio de Janeiro (RJ)Ensino médioColégio Pedro IIColégio Pedro IIEnsino secundárioProgressõesA Matemática na escolarização é alvo de discussões desde o século XIX no que se refere à escolha de assuntos e em relação à metodologia de ensino. Conteúdos que fazem parte dos programas há muito tempo pouco se modificaram, outros, tiveram mudanças significativas de enfoque/ênfase, como é o caso das Progressões Aritméticas e Geométricas. Atualmente o ensino das Progressões se dá no campo algébrico após o estudo das funções logarítmicas, entretanto, ao consultar os programas de ensino do Colégio Pedro II do século XIX e primeiras décadas do século XX, percebe-se que as Progressões tinham uma finalidade como conteúdo escolar diferenciada, servindo como pré-requisito para os logaritmos e oscilando entre os campos aritméticos e/ou algébricos. Este artigo é um recorte de uma pesquisa de mestrado e objetiva apontar os anos que as Progressões eram estudadas aritmeticamente e/ou algebricamente, observar sua aparente relação com os logaritmos e sua denominação.SimUFRNNiterói2021-05-07T18:50:07Z2021-05-07T18:50:07Z2020info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/conferenceObjectapplication/pdfNEVES, Thais Duarte; SOARES, Flávia dos Santos. As Progressões Aritméticas e Geométricas nos programas de ensino do Colégio Pedro II: alguns apontamentos. ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, 5., 2020, Natal. Anais [...]. Natal:, UFRN, 2020. p. 1-5. Disponível em: https://periodicos.ufms.br/index.php/ENAPHEM/article/view/10786/8014https://app.uff.br/riuff/handle/1/21954Professorhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/CC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessNeves, Thais DuarteSoares, Flávia dos Santosporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2021-05-07T18:50:07Zoai:app.uff.br:1/21954Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202024-08-19T10:56:03.608417Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false
dc.title.none.fl_str_mv As Progressões Aritméticas e Geométricas nos programas de ensino do Colégio Pedro II : alguns apontamentos
title As Progressões Aritméticas e Geométricas nos programas de ensino do Colégio Pedro II : alguns apontamentos
spellingShingle As Progressões Aritméticas e Geométricas nos programas de ensino do Colégio Pedro II : alguns apontamentos
Neves, Thais Duarte
Ensino de matemática - História - Rio de Janeiro (RJ)
Ensino médio
Colégio Pedro II
Colégio Pedro II
Ensino secundário
Progressões
title_short As Progressões Aritméticas e Geométricas nos programas de ensino do Colégio Pedro II : alguns apontamentos
title_full As Progressões Aritméticas e Geométricas nos programas de ensino do Colégio Pedro II : alguns apontamentos
title_fullStr As Progressões Aritméticas e Geométricas nos programas de ensino do Colégio Pedro II : alguns apontamentos
title_full_unstemmed As Progressões Aritméticas e Geométricas nos programas de ensino do Colégio Pedro II : alguns apontamentos
title_sort As Progressões Aritméticas e Geométricas nos programas de ensino do Colégio Pedro II : alguns apontamentos
author Neves, Thais Duarte
author_facet Neves, Thais Duarte
Soares, Flávia dos Santos
author_role author
author2 Soares, Flávia dos Santos
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Neves, Thais Duarte
Soares, Flávia dos Santos
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino de matemática - História - Rio de Janeiro (RJ)
Ensino médio
Colégio Pedro II
Colégio Pedro II
Ensino secundário
Progressões
topic Ensino de matemática - História - Rio de Janeiro (RJ)
Ensino médio
Colégio Pedro II
Colégio Pedro II
Ensino secundário
Progressões
description A Matemática na escolarização é alvo de discussões desde o século XIX no que se refere à escolha de assuntos e em relação à metodologia de ensino. Conteúdos que fazem parte dos programas há muito tempo pouco se modificaram, outros, tiveram mudanças significativas de enfoque/ênfase, como é o caso das Progressões Aritméticas e Geométricas. Atualmente o ensino das Progressões se dá no campo algébrico após o estudo das funções logarítmicas, entretanto, ao consultar os programas de ensino do Colégio Pedro II do século XIX e primeiras décadas do século XX, percebe-se que as Progressões tinham uma finalidade como conteúdo escolar diferenciada, servindo como pré-requisito para os logaritmos e oscilando entre os campos aritméticos e/ou algébricos. Este artigo é um recorte de uma pesquisa de mestrado e objetiva apontar os anos que as Progressões eram estudadas aritmeticamente e/ou algebricamente, observar sua aparente relação com os logaritmos e sua denominação.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020
2021-05-07T18:50:07Z
2021-05-07T18:50:07Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/conferenceObject
format conferenceObject
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv NEVES, Thais Duarte; SOARES, Flávia dos Santos. As Progressões Aritméticas e Geométricas nos programas de ensino do Colégio Pedro II: alguns apontamentos. ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, 5., 2020, Natal. Anais [...]. Natal:, UFRN, 2020. p. 1-5. Disponível em: https://periodicos.ufms.br/index.php/ENAPHEM/article/view/10786/8014
https://app.uff.br/riuff/handle/1/21954
Professor
identifier_str_mv NEVES, Thais Duarte; SOARES, Flávia dos Santos. As Progressões Aritméticas e Geométricas nos programas de ensino do Colégio Pedro II: alguns apontamentos. ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, 5., 2020, Natal. Anais [...]. Natal:, UFRN, 2020. p. 1-5. Disponível em: https://periodicos.ufms.br/index.php/ENAPHEM/article/view/10786/8014
Professor
url https://app.uff.br/riuff/handle/1/21954
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
CC-BY-SA
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
CC-BY-SA
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UFRN
Niterói
publisher.none.fl_str_mv UFRN
Niterói
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron:UFF
instname_str Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron_str UFF
institution UFF
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)
repository.mail.fl_str_mv riuff@id.uff.br
_version_ 1811823611936243712