As Progressões Aritméticas e Geométricas nos programas de ensino do Colégio Pedro II : alguns apontamentos
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo de conferência |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
Texto Completo: | https://app.uff.br/riuff/handle/1/21954 |
Resumo: | A Matemática na escolarização é alvo de discussões desde o século XIX no que se refere à escolha de assuntos e em relação à metodologia de ensino. Conteúdos que fazem parte dos programas há muito tempo pouco se modificaram, outros, tiveram mudanças significativas de enfoque/ênfase, como é o caso das Progressões Aritméticas e Geométricas. Atualmente o ensino das Progressões se dá no campo algébrico após o estudo das funções logarítmicas, entretanto, ao consultar os programas de ensino do Colégio Pedro II do século XIX e primeiras décadas do século XX, percebe-se que as Progressões tinham uma finalidade como conteúdo escolar diferenciada, servindo como pré-requisito para os logaritmos e oscilando entre os campos aritméticos e/ou algébricos. Este artigo é um recorte de uma pesquisa de mestrado e objetiva apontar os anos que as Progressões eram estudadas aritmeticamente e/ou algebricamente, observar sua aparente relação com os logaritmos e sua denominação. |
id |
UFF-2_09e9d626e15256ad7d7392805a75ce22 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:app.uff.br:1/21954 |
network_acronym_str |
UFF-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
repository_id_str |
2120 |
spelling |
As Progressões Aritméticas e Geométricas nos programas de ensino do Colégio Pedro II : alguns apontamentosEnsino de matemática - História - Rio de Janeiro (RJ)Ensino médioColégio Pedro IIColégio Pedro IIEnsino secundárioProgressõesA Matemática na escolarização é alvo de discussões desde o século XIX no que se refere à escolha de assuntos e em relação à metodologia de ensino. Conteúdos que fazem parte dos programas há muito tempo pouco se modificaram, outros, tiveram mudanças significativas de enfoque/ênfase, como é o caso das Progressões Aritméticas e Geométricas. Atualmente o ensino das Progressões se dá no campo algébrico após o estudo das funções logarítmicas, entretanto, ao consultar os programas de ensino do Colégio Pedro II do século XIX e primeiras décadas do século XX, percebe-se que as Progressões tinham uma finalidade como conteúdo escolar diferenciada, servindo como pré-requisito para os logaritmos e oscilando entre os campos aritméticos e/ou algébricos. Este artigo é um recorte de uma pesquisa de mestrado e objetiva apontar os anos que as Progressões eram estudadas aritmeticamente e/ou algebricamente, observar sua aparente relação com os logaritmos e sua denominação.SimUFRNNiterói2021-05-07T18:50:07Z2021-05-07T18:50:07Z2020info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/conferenceObjectapplication/pdfNEVES, Thais Duarte; SOARES, Flávia dos Santos. As Progressões Aritméticas e Geométricas nos programas de ensino do Colégio Pedro II: alguns apontamentos. ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, 5., 2020, Natal. Anais [...]. Natal:, UFRN, 2020. p. 1-5. Disponível em: https://periodicos.ufms.br/index.php/ENAPHEM/article/view/10786/8014https://app.uff.br/riuff/handle/1/21954Professorhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/CC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessNeves, Thais DuarteSoares, Flávia dos Santosporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2021-05-07T18:50:07Zoai:app.uff.br:1/21954Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202024-08-19T10:56:03.608417Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
As Progressões Aritméticas e Geométricas nos programas de ensino do Colégio Pedro II : alguns apontamentos |
title |
As Progressões Aritméticas e Geométricas nos programas de ensino do Colégio Pedro II : alguns apontamentos |
spellingShingle |
As Progressões Aritméticas e Geométricas nos programas de ensino do Colégio Pedro II : alguns apontamentos Neves, Thais Duarte Ensino de matemática - História - Rio de Janeiro (RJ) Ensino médio Colégio Pedro II Colégio Pedro II Ensino secundário Progressões |
title_short |
As Progressões Aritméticas e Geométricas nos programas de ensino do Colégio Pedro II : alguns apontamentos |
title_full |
As Progressões Aritméticas e Geométricas nos programas de ensino do Colégio Pedro II : alguns apontamentos |
title_fullStr |
As Progressões Aritméticas e Geométricas nos programas de ensino do Colégio Pedro II : alguns apontamentos |
title_full_unstemmed |
As Progressões Aritméticas e Geométricas nos programas de ensino do Colégio Pedro II : alguns apontamentos |
title_sort |
As Progressões Aritméticas e Geométricas nos programas de ensino do Colégio Pedro II : alguns apontamentos |
author |
Neves, Thais Duarte |
author_facet |
Neves, Thais Duarte Soares, Flávia dos Santos |
author_role |
author |
author2 |
Soares, Flávia dos Santos |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Neves, Thais Duarte Soares, Flávia dos Santos |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino de matemática - História - Rio de Janeiro (RJ) Ensino médio Colégio Pedro II Colégio Pedro II Ensino secundário Progressões |
topic |
Ensino de matemática - História - Rio de Janeiro (RJ) Ensino médio Colégio Pedro II Colégio Pedro II Ensino secundário Progressões |
description |
A Matemática na escolarização é alvo de discussões desde o século XIX no que se refere à escolha de assuntos e em relação à metodologia de ensino. Conteúdos que fazem parte dos programas há muito tempo pouco se modificaram, outros, tiveram mudanças significativas de enfoque/ênfase, como é o caso das Progressões Aritméticas e Geométricas. Atualmente o ensino das Progressões se dá no campo algébrico após o estudo das funções logarítmicas, entretanto, ao consultar os programas de ensino do Colégio Pedro II do século XIX e primeiras décadas do século XX, percebe-se que as Progressões tinham uma finalidade como conteúdo escolar diferenciada, servindo como pré-requisito para os logaritmos e oscilando entre os campos aritméticos e/ou algébricos. Este artigo é um recorte de uma pesquisa de mestrado e objetiva apontar os anos que as Progressões eram estudadas aritmeticamente e/ou algebricamente, observar sua aparente relação com os logaritmos e sua denominação. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020 2021-05-07T18:50:07Z 2021-05-07T18:50:07Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/conferenceObject |
format |
conferenceObject |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
NEVES, Thais Duarte; SOARES, Flávia dos Santos. As Progressões Aritméticas e Geométricas nos programas de ensino do Colégio Pedro II: alguns apontamentos. ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, 5., 2020, Natal. Anais [...]. Natal:, UFRN, 2020. p. 1-5. Disponível em: https://periodicos.ufms.br/index.php/ENAPHEM/article/view/10786/8014 https://app.uff.br/riuff/handle/1/21954 Professor |
identifier_str_mv |
NEVES, Thais Duarte; SOARES, Flávia dos Santos. As Progressões Aritméticas e Geométricas nos programas de ensino do Colégio Pedro II: alguns apontamentos. ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, 5., 2020, Natal. Anais [...]. Natal:, UFRN, 2020. p. 1-5. Disponível em: https://periodicos.ufms.br/index.php/ENAPHEM/article/view/10786/8014 Professor |
url |
https://app.uff.br/riuff/handle/1/21954 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ CC-BY-SA info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ CC-BY-SA |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
UFRN Niterói |
publisher.none.fl_str_mv |
UFRN Niterói |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) instname:Universidade Federal Fluminense (UFF) instacron:UFF |
instname_str |
Universidade Federal Fluminense (UFF) |
instacron_str |
UFF |
institution |
UFF |
reponame_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
collection |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF) |
repository.mail.fl_str_mv |
riuff@id.uff.br |
_version_ |
1811823611936243712 |