Investigação do suporte à indivíduos autistas de 0 a 6 anos no Brasil

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pinho, Priscila Gonçalves de
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
Texto Completo: http://app.uff.br/riuff/handle/1/27352
Resumo: O autismo é considerado um transtorno do neurodesenvolvimento, e suas principais características envolvem comprometimento social e dificuldades de comunicação. O diagnóstico precoce, devido à neuroplasticidade que é mais acentuada na primeira infância, os estímulos recebidos podem ser decisivos para um melhor prognóstico. Durante o percurso de investigação, diagnóstico e tratamento muitas variáveis podem compor uma melhor efetividade do tratamento, tais como acesso à serviço de saúde, engajamento parental, equipe multidisciplinar, entre outros. O presente trabalho tem como objetivo investigar como se apresenta o suporte que crianças de 0 a 6 anos diagnosticadas com autismo possuem, em diferentes regiões do Brasil, de famílias com diferentes perfis socioeconômicos, através de questionário disponibilizado on-line. Captamos 1.375 respostas, dentre elas 537 se encaixavam na faixa etária alvo desta pesquisa. Nossos resultados indicaram que a maioria (56%) são da Região Sudeste e que pertencem a classe de renda entre R$4.180,00 e R$10.450,00. A maioria dos respondentes utiliza os serviços disponíveis em plano de saúde e que as terapias principais são fonoaudiologia, terapia ocupacional e psicoterapia. O nível de bem estar familiar é descrito como bom na maioria das respostas (38%). O número de divórcio de pais de crianças de 0 a 2 anos é menor (1,6%) do que os pais de crianças de 5 a 6 anos (9,4%). Esse estudo mapeou as dificuldades enfrentadas pelas famílias, visando fomentar a criação de estratégias e de programas de cuidados de melhoria da qualidade de vida dessas crianças
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