Motivação dos funcionários de uma agência de viagens corporativas na cidade do Rio de Janeiro

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Moreira, Eduardo José Silva
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
Texto Completo: https://app.uff.br/riuff/handle/1/1061
Resumo: Dentre as diversas atividades que o turismo agrega, as agências de viagens corporativas tem um papel de destaque no que tange a movimentação de passageiros e capital independentemente da sazonalidade. As TMCs (Travel Management Companies) são caracterizadas pela prestação de serviço e agenciamento a pessoas jurídicas que compram produtos e serviços turísticos para seus gestores e funcionários que viajam a negócios e têm suas despesas pagas pela empresa-cliente. Como as TMCs são caracterizadas pela prestação de serviço é possível destacar o papel fundamental das pessoas no processo de viagem corporativa. Na medida em que o capital humano ganha destaque nos processos e na atividade dessas empresas, essas agências percebem que o seu diferencial mercadológico está também em seus funcionários, no seu preparo, bem estar e valorização. Desta forma é possível perceber que o funcionário motivado em fazer um bom trabalho tem melhores condições de atender o cliente com qualidade, alta produtividade e índice baixo de erros operacionais, maximizando o resultado da agência de viagem corporativa. A gestão dessas companhias aliadas ao departamento de gestão de pessoas pode criar e fomentar a políticas e estratégias motivacionais a fim de estabelecer um ambiente motivador aos seus empregados. Diante das informações apresentadas o presente trabalho teve como objetivo principal investigar a eficácia das estratégias motivacionais aplicadas pela gestão de pessoas da empresa estudada. Mantendo a ética na pesquisa, os nomes dos funcionários e da empresa pesquisada foram mantidos em sigilo, visando preservá-los de qualquer constrangimento. O primeiro passo para a elaboração da pesquisa foi a revisão bibliográfica para um melhor embasamento teórico. Esta monografia adotou o método qualitativo, fez uso da análise documental, da observação participante não sistemática e da aplicação de entrevistas semiestruturadas como meios de coleta de dados. Após serem coletados, os mesmo foram analisados qualitativamente. Dessa análise surgiram categorias onde foi possível verificar a eficácia das estratégias motivacionais aplicadas pela gestão de pessoas da empresa estudada. Os resultados mostram a ineficácia do departamento de gestão de pessoas da empresa estudada em fomentar e criar estratégias motivacionais para os funcionários, permitindo que eles se sintam desmotivados e desvalorizados pela organização. A consequência desses fatos apresentados é a dificuldade na retenção dos funcionários na empresa
id UFF-2_0bc56a4d081c293cfb40302676e9ac05
oai_identifier_str oai:app.uff.br:1/1061
network_acronym_str UFF-2
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository_id_str 2120
spelling Motivação dos funcionários de uma agência de viagens corporativas na cidade do Rio de JaneiroTurismoAgências de viagensTMC´sEstratégias motivacionaisGestão de pessoasTurismoAgência de viagensRio de Janeiro (RJ)Motivação no trabalhoTourismTravel agenciesTMC´sMotivationMotivational strategiesHumam resourcesDentre as diversas atividades que o turismo agrega, as agências de viagens corporativas tem um papel de destaque no que tange a movimentação de passageiros e capital independentemente da sazonalidade. As TMCs (Travel Management Companies) são caracterizadas pela prestação de serviço e agenciamento a pessoas jurídicas que compram produtos e serviços turísticos para seus gestores e funcionários que viajam a negócios e têm suas despesas pagas pela empresa-cliente. Como as TMCs são caracterizadas pela prestação de serviço é possível destacar o papel fundamental das pessoas no processo de viagem corporativa. Na medida em que o capital humano ganha destaque nos processos e na atividade dessas empresas, essas agências percebem que o seu diferencial mercadológico está também em seus funcionários, no seu preparo, bem estar e valorização. Desta forma é possível perceber que o funcionário motivado em fazer um bom trabalho tem melhores condições de atender o cliente com qualidade, alta produtividade e índice baixo de erros operacionais, maximizando o resultado da agência de viagem corporativa. A gestão dessas companhias aliadas ao departamento de gestão de pessoas pode criar e fomentar a políticas e estratégias motivacionais a fim de estabelecer um ambiente motivador aos seus empregados. Diante das informações apresentadas o presente trabalho teve como objetivo principal investigar a eficácia das estratégias motivacionais aplicadas pela gestão de pessoas da empresa estudada. Mantendo a ética na pesquisa, os nomes dos funcionários e da empresa pesquisada foram mantidos em sigilo, visando preservá-los de qualquer constrangimento. O primeiro passo para a elaboração da pesquisa foi a revisão bibliográfica para um melhor embasamento teórico. Esta monografia adotou o método qualitativo, fez uso da análise documental, da observação participante não sistemática e da aplicação de entrevistas semiestruturadas como meios de coleta de dados. Após serem coletados, os mesmo foram analisados qualitativamente. Dessa análise surgiram categorias onde foi possível verificar a eficácia das estratégias motivacionais aplicadas pela gestão de pessoas da empresa estudada. Os resultados mostram a ineficácia do departamento de gestão de pessoas da empresa estudada em fomentar e criar estratégias motivacionais para os funcionários, permitindo que eles se sintam desmotivados e desvalorizados pela organização. A consequência desses fatos apresentados é a dificuldade na retenção dos funcionários na empresaAmong the various activities that tourism brings, corporate travel agencies have an important role regarding the movement of passengers and capital, seasonality regardless. The TMC´s (Travel Management Companies) are services companies that provide tourism services to corporations who buy travel products and services for their managers and employees who travel for business and have their expenses paid by the client company. As the TMCs are characterized by the provision of service is possible to highlight the fundamental role of people in the corporate travel process. To the extent that human capital is highlighted in the processes and activities of these companies, these agencies can realize that your market differential is also their employees, their preparation, wellness and recovery. Thus it´s possible to verify that the employees motivated to do a good job are better able to serve the customer with quality, high productivity and low rate of operational errors, increasing the operational results of the corporate travel agency. The TMC´s management allied with Human Resources department can create and promote policies and motivational strategies to establish a motivating environment for its employees. Given the information presented in this paper, this study has aimed to investigate the effectiveness of motivational strategies implemented by the human resources department of the company studied. Maintaining ethics in this research, the names of the employees and the investigated company were kept confidential, aiming to preserve them from any embarrassment. The first step in the research development was a literature review to a better theoretical basis. This research adopted a qualitative method, used the documentary analysis, used the non-systematic participant observation method and applied semi-structured interviews as means to data collection. After data gathering and the interviews application, these data were subjected to qualitative analysis. Categories emerged from this analysis which was possible to verify the effectiveness of motivational strategies implemented by the company human resources department. The results showed the ineffectiveness of the company human resources department in foster and create motivational strategies for the company´s employees allowing them to feel demotivated and undervalued by the organization. The consequence of these presented facts is the difficulty in retaining the staff in the companyCastro, Carolina Lescura de CarvalhoMedeiros, Renato Gonzalez deMoraes, Claudia Corrêa de AlmeidaMoreira, Eduardo José Silva2015-12-07T12:37:51Z2015-12-07T12:37:51Z2014info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/1061CC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2021-11-24T16:57:36Zoai:app.uff.br:1/1061Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202024-08-19T11:15:19.044068Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false
dc.title.none.fl_str_mv Motivação dos funcionários de uma agência de viagens corporativas na cidade do Rio de Janeiro
title Motivação dos funcionários de uma agência de viagens corporativas na cidade do Rio de Janeiro
spellingShingle Motivação dos funcionários de uma agência de viagens corporativas na cidade do Rio de Janeiro
Moreira, Eduardo José Silva
Turismo
Agências de viagens
TMC´s
Estratégias motivacionais
Gestão de pessoas
Turismo
Agência de viagens
Rio de Janeiro (RJ)
Motivação no trabalho
Tourism
Travel agencies
TMC´s
Motivation
Motivational strategies
Humam resources
title_short Motivação dos funcionários de uma agência de viagens corporativas na cidade do Rio de Janeiro
title_full Motivação dos funcionários de uma agência de viagens corporativas na cidade do Rio de Janeiro
title_fullStr Motivação dos funcionários de uma agência de viagens corporativas na cidade do Rio de Janeiro
title_full_unstemmed Motivação dos funcionários de uma agência de viagens corporativas na cidade do Rio de Janeiro
title_sort Motivação dos funcionários de uma agência de viagens corporativas na cidade do Rio de Janeiro
author Moreira, Eduardo José Silva
author_facet Moreira, Eduardo José Silva
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Castro, Carolina Lescura de Carvalho
Medeiros, Renato Gonzalez de
Moraes, Claudia Corrêa de Almeida
dc.contributor.author.fl_str_mv Moreira, Eduardo José Silva
dc.subject.por.fl_str_mv Turismo
Agências de viagens
TMC´s
Estratégias motivacionais
Gestão de pessoas
Turismo
Agência de viagens
Rio de Janeiro (RJ)
Motivação no trabalho
Tourism
Travel agencies
TMC´s
Motivation
Motivational strategies
Humam resources
topic Turismo
Agências de viagens
TMC´s
Estratégias motivacionais
Gestão de pessoas
Turismo
Agência de viagens
Rio de Janeiro (RJ)
Motivação no trabalho
Tourism
Travel agencies
TMC´s
Motivation
Motivational strategies
Humam resources
description Dentre as diversas atividades que o turismo agrega, as agências de viagens corporativas tem um papel de destaque no que tange a movimentação de passageiros e capital independentemente da sazonalidade. As TMCs (Travel Management Companies) são caracterizadas pela prestação de serviço e agenciamento a pessoas jurídicas que compram produtos e serviços turísticos para seus gestores e funcionários que viajam a negócios e têm suas despesas pagas pela empresa-cliente. Como as TMCs são caracterizadas pela prestação de serviço é possível destacar o papel fundamental das pessoas no processo de viagem corporativa. Na medida em que o capital humano ganha destaque nos processos e na atividade dessas empresas, essas agências percebem que o seu diferencial mercadológico está também em seus funcionários, no seu preparo, bem estar e valorização. Desta forma é possível perceber que o funcionário motivado em fazer um bom trabalho tem melhores condições de atender o cliente com qualidade, alta produtividade e índice baixo de erros operacionais, maximizando o resultado da agência de viagem corporativa. A gestão dessas companhias aliadas ao departamento de gestão de pessoas pode criar e fomentar a políticas e estratégias motivacionais a fim de estabelecer um ambiente motivador aos seus empregados. Diante das informações apresentadas o presente trabalho teve como objetivo principal investigar a eficácia das estratégias motivacionais aplicadas pela gestão de pessoas da empresa estudada. Mantendo a ética na pesquisa, os nomes dos funcionários e da empresa pesquisada foram mantidos em sigilo, visando preservá-los de qualquer constrangimento. O primeiro passo para a elaboração da pesquisa foi a revisão bibliográfica para um melhor embasamento teórico. Esta monografia adotou o método qualitativo, fez uso da análise documental, da observação participante não sistemática e da aplicação de entrevistas semiestruturadas como meios de coleta de dados. Após serem coletados, os mesmo foram analisados qualitativamente. Dessa análise surgiram categorias onde foi possível verificar a eficácia das estratégias motivacionais aplicadas pela gestão de pessoas da empresa estudada. Os resultados mostram a ineficácia do departamento de gestão de pessoas da empresa estudada em fomentar e criar estratégias motivacionais para os funcionários, permitindo que eles se sintam desmotivados e desvalorizados pela organização. A consequência desses fatos apresentados é a dificuldade na retenção dos funcionários na empresa
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014
2015-12-07T12:37:51Z
2015-12-07T12:37:51Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://app.uff.br/riuff/handle/1/1061
url https://app.uff.br/riuff/handle/1/1061
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv CC-BY-SA
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv CC-BY-SA
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron:UFF
instname_str Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron_str UFF
institution UFF
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)
repository.mail.fl_str_mv riuff@id.uff.br
_version_ 1811823703685595136