Motivação dos funcionários de uma agência de viagens corporativas na cidade do Rio de Janeiro
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
Texto Completo: | https://app.uff.br/riuff/handle/1/1061 |
Resumo: | Dentre as diversas atividades que o turismo agrega, as agências de viagens corporativas tem um papel de destaque no que tange a movimentação de passageiros e capital independentemente da sazonalidade. As TMCs (Travel Management Companies) são caracterizadas pela prestação de serviço e agenciamento a pessoas jurídicas que compram produtos e serviços turísticos para seus gestores e funcionários que viajam a negócios e têm suas despesas pagas pela empresa-cliente. Como as TMCs são caracterizadas pela prestação de serviço é possível destacar o papel fundamental das pessoas no processo de viagem corporativa. Na medida em que o capital humano ganha destaque nos processos e na atividade dessas empresas, essas agências percebem que o seu diferencial mercadológico está também em seus funcionários, no seu preparo, bem estar e valorização. Desta forma é possível perceber que o funcionário motivado em fazer um bom trabalho tem melhores condições de atender o cliente com qualidade, alta produtividade e índice baixo de erros operacionais, maximizando o resultado da agência de viagem corporativa. A gestão dessas companhias aliadas ao departamento de gestão de pessoas pode criar e fomentar a políticas e estratégias motivacionais a fim de estabelecer um ambiente motivador aos seus empregados. Diante das informações apresentadas o presente trabalho teve como objetivo principal investigar a eficácia das estratégias motivacionais aplicadas pela gestão de pessoas da empresa estudada. Mantendo a ética na pesquisa, os nomes dos funcionários e da empresa pesquisada foram mantidos em sigilo, visando preservá-los de qualquer constrangimento. O primeiro passo para a elaboração da pesquisa foi a revisão bibliográfica para um melhor embasamento teórico. Esta monografia adotou o método qualitativo, fez uso da análise documental, da observação participante não sistemática e da aplicação de entrevistas semiestruturadas como meios de coleta de dados. Após serem coletados, os mesmo foram analisados qualitativamente. Dessa análise surgiram categorias onde foi possível verificar a eficácia das estratégias motivacionais aplicadas pela gestão de pessoas da empresa estudada. Os resultados mostram a ineficácia do departamento de gestão de pessoas da empresa estudada em fomentar e criar estratégias motivacionais para os funcionários, permitindo que eles se sintam desmotivados e desvalorizados pela organização. A consequência desses fatos apresentados é a dificuldade na retenção dos funcionários na empresa |
id |
UFF-2_0bc56a4d081c293cfb40302676e9ac05 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:app.uff.br:1/1061 |
network_acronym_str |
UFF-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
repository_id_str |
2120 |
spelling |
Motivação dos funcionários de uma agência de viagens corporativas na cidade do Rio de JaneiroTurismoAgências de viagensTMC´sEstratégias motivacionaisGestão de pessoasTurismoAgência de viagensRio de Janeiro (RJ)Motivação no trabalhoTourismTravel agenciesTMC´sMotivationMotivational strategiesHumam resourcesDentre as diversas atividades que o turismo agrega, as agências de viagens corporativas tem um papel de destaque no que tange a movimentação de passageiros e capital independentemente da sazonalidade. As TMCs (Travel Management Companies) são caracterizadas pela prestação de serviço e agenciamento a pessoas jurídicas que compram produtos e serviços turísticos para seus gestores e funcionários que viajam a negócios e têm suas despesas pagas pela empresa-cliente. Como as TMCs são caracterizadas pela prestação de serviço é possível destacar o papel fundamental das pessoas no processo de viagem corporativa. Na medida em que o capital humano ganha destaque nos processos e na atividade dessas empresas, essas agências percebem que o seu diferencial mercadológico está também em seus funcionários, no seu preparo, bem estar e valorização. Desta forma é possível perceber que o funcionário motivado em fazer um bom trabalho tem melhores condições de atender o cliente com qualidade, alta produtividade e índice baixo de erros operacionais, maximizando o resultado da agência de viagem corporativa. A gestão dessas companhias aliadas ao departamento de gestão de pessoas pode criar e fomentar a políticas e estratégias motivacionais a fim de estabelecer um ambiente motivador aos seus empregados. Diante das informações apresentadas o presente trabalho teve como objetivo principal investigar a eficácia das estratégias motivacionais aplicadas pela gestão de pessoas da empresa estudada. Mantendo a ética na pesquisa, os nomes dos funcionários e da empresa pesquisada foram mantidos em sigilo, visando preservá-los de qualquer constrangimento. O primeiro passo para a elaboração da pesquisa foi a revisão bibliográfica para um melhor embasamento teórico. Esta monografia adotou o método qualitativo, fez uso da análise documental, da observação participante não sistemática e da aplicação de entrevistas semiestruturadas como meios de coleta de dados. Após serem coletados, os mesmo foram analisados qualitativamente. Dessa análise surgiram categorias onde foi possível verificar a eficácia das estratégias motivacionais aplicadas pela gestão de pessoas da empresa estudada. Os resultados mostram a ineficácia do departamento de gestão de pessoas da empresa estudada em fomentar e criar estratégias motivacionais para os funcionários, permitindo que eles se sintam desmotivados e desvalorizados pela organização. A consequência desses fatos apresentados é a dificuldade na retenção dos funcionários na empresaAmong the various activities that tourism brings, corporate travel agencies have an important role regarding the movement of passengers and capital, seasonality regardless. The TMC´s (Travel Management Companies) are services companies that provide tourism services to corporations who buy travel products and services for their managers and employees who travel for business and have their expenses paid by the client company. As the TMCs are characterized by the provision of service is possible to highlight the fundamental role of people in the corporate travel process. To the extent that human capital is highlighted in the processes and activities of these companies, these agencies can realize that your market differential is also their employees, their preparation, wellness and recovery. Thus it´s possible to verify that the employees motivated to do a good job are better able to serve the customer with quality, high productivity and low rate of operational errors, increasing the operational results of the corporate travel agency. The TMC´s management allied with Human Resources department can create and promote policies and motivational strategies to establish a motivating environment for its employees. Given the information presented in this paper, this study has aimed to investigate the effectiveness of motivational strategies implemented by the human resources department of the company studied. Maintaining ethics in this research, the names of the employees and the investigated company were kept confidential, aiming to preserve them from any embarrassment. The first step in the research development was a literature review to a better theoretical basis. This research adopted a qualitative method, used the documentary analysis, used the non-systematic participant observation method and applied semi-structured interviews as means to data collection. After data gathering and the interviews application, these data were subjected to qualitative analysis. Categories emerged from this analysis which was possible to verify the effectiveness of motivational strategies implemented by the company human resources department. The results showed the ineffectiveness of the company human resources department in foster and create motivational strategies for the company´s employees allowing them to feel demotivated and undervalued by the organization. The consequence of these presented facts is the difficulty in retaining the staff in the companyCastro, Carolina Lescura de CarvalhoMedeiros, Renato Gonzalez deMoraes, Claudia Corrêa de AlmeidaMoreira, Eduardo José Silva2015-12-07T12:37:51Z2015-12-07T12:37:51Z2014info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/1061CC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2021-11-24T16:57:36Zoai:app.uff.br:1/1061Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202024-08-19T11:15:19.044068Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Motivação dos funcionários de uma agência de viagens corporativas na cidade do Rio de Janeiro |
title |
Motivação dos funcionários de uma agência de viagens corporativas na cidade do Rio de Janeiro |
spellingShingle |
Motivação dos funcionários de uma agência de viagens corporativas na cidade do Rio de Janeiro Moreira, Eduardo José Silva Turismo Agências de viagens TMC´s Estratégias motivacionais Gestão de pessoas Turismo Agência de viagens Rio de Janeiro (RJ) Motivação no trabalho Tourism Travel agencies TMC´s Motivation Motivational strategies Humam resources |
title_short |
Motivação dos funcionários de uma agência de viagens corporativas na cidade do Rio de Janeiro |
title_full |
Motivação dos funcionários de uma agência de viagens corporativas na cidade do Rio de Janeiro |
title_fullStr |
Motivação dos funcionários de uma agência de viagens corporativas na cidade do Rio de Janeiro |
title_full_unstemmed |
Motivação dos funcionários de uma agência de viagens corporativas na cidade do Rio de Janeiro |
title_sort |
Motivação dos funcionários de uma agência de viagens corporativas na cidade do Rio de Janeiro |
author |
Moreira, Eduardo José Silva |
author_facet |
Moreira, Eduardo José Silva |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Castro, Carolina Lescura de Carvalho Medeiros, Renato Gonzalez de Moraes, Claudia Corrêa de Almeida |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Moreira, Eduardo José Silva |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Turismo Agências de viagens TMC´s Estratégias motivacionais Gestão de pessoas Turismo Agência de viagens Rio de Janeiro (RJ) Motivação no trabalho Tourism Travel agencies TMC´s Motivation Motivational strategies Humam resources |
topic |
Turismo Agências de viagens TMC´s Estratégias motivacionais Gestão de pessoas Turismo Agência de viagens Rio de Janeiro (RJ) Motivação no trabalho Tourism Travel agencies TMC´s Motivation Motivational strategies Humam resources |
description |
Dentre as diversas atividades que o turismo agrega, as agências de viagens corporativas tem um papel de destaque no que tange a movimentação de passageiros e capital independentemente da sazonalidade. As TMCs (Travel Management Companies) são caracterizadas pela prestação de serviço e agenciamento a pessoas jurídicas que compram produtos e serviços turísticos para seus gestores e funcionários que viajam a negócios e têm suas despesas pagas pela empresa-cliente. Como as TMCs são caracterizadas pela prestação de serviço é possível destacar o papel fundamental das pessoas no processo de viagem corporativa. Na medida em que o capital humano ganha destaque nos processos e na atividade dessas empresas, essas agências percebem que o seu diferencial mercadológico está também em seus funcionários, no seu preparo, bem estar e valorização. Desta forma é possível perceber que o funcionário motivado em fazer um bom trabalho tem melhores condições de atender o cliente com qualidade, alta produtividade e índice baixo de erros operacionais, maximizando o resultado da agência de viagem corporativa. A gestão dessas companhias aliadas ao departamento de gestão de pessoas pode criar e fomentar a políticas e estratégias motivacionais a fim de estabelecer um ambiente motivador aos seus empregados. Diante das informações apresentadas o presente trabalho teve como objetivo principal investigar a eficácia das estratégias motivacionais aplicadas pela gestão de pessoas da empresa estudada. Mantendo a ética na pesquisa, os nomes dos funcionários e da empresa pesquisada foram mantidos em sigilo, visando preservá-los de qualquer constrangimento. O primeiro passo para a elaboração da pesquisa foi a revisão bibliográfica para um melhor embasamento teórico. Esta monografia adotou o método qualitativo, fez uso da análise documental, da observação participante não sistemática e da aplicação de entrevistas semiestruturadas como meios de coleta de dados. Após serem coletados, os mesmo foram analisados qualitativamente. Dessa análise surgiram categorias onde foi possível verificar a eficácia das estratégias motivacionais aplicadas pela gestão de pessoas da empresa estudada. Os resultados mostram a ineficácia do departamento de gestão de pessoas da empresa estudada em fomentar e criar estratégias motivacionais para os funcionários, permitindo que eles se sintam desmotivados e desvalorizados pela organização. A consequência desses fatos apresentados é a dificuldade na retenção dos funcionários na empresa |
publishDate |
2014 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2014 2015-12-07T12:37:51Z 2015-12-07T12:37:51Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://app.uff.br/riuff/handle/1/1061 |
url |
https://app.uff.br/riuff/handle/1/1061 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
CC-BY-SA info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
CC-BY-SA |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) instname:Universidade Federal Fluminense (UFF) instacron:UFF |
instname_str |
Universidade Federal Fluminense (UFF) |
instacron_str |
UFF |
institution |
UFF |
reponame_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
collection |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF) |
repository.mail.fl_str_mv |
riuff@id.uff.br |
_version_ |
1811823703685595136 |