Educação ambiental e ensino de física: uma possível aproximação

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Freitas, Felipe da Silva
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
Texto Completo: https://app.uff.br/riuff/handle/1/4916
Resumo: O ensino de Física vem sofrendo diversas mudanças, principalmente, no que diz respeito aos avanços nas pesquisas destinadas para esse fim. Entrentato, críticas em relação ao ensino dessa disciplina, bem como alto índice de reprovação, podem ser observados cotidianamente no contexto escolar. Diversas são as causas para essa situação. No sentido de apresentar uma proposta educacional contemporânea, voltada à formação do estudante para o exercício pleno da cidadania, esta monografia apresenta uma possível aproximação entre a Física e o Meio Ambiente, a partir da temática poluição das águas, explorando a degradação ambiental e suas consequências nas águas dos rios, lagos, mares e oceanos. Para tal fim, foi proposta uma atividade problematizadora, com o intuito de conscientizar os estudantes sobre os efeitos causados pelas atitudes humanas e também fornecer-lhes meios para uma intervenção consciente em tais problemas. O conteúdo escolar de Física extraído da temática ambiental “poluição das águas” foi o conceito de massa específica. Para o ensino desse conteúdo privilegiamos a abordagem experimental, cujos resultados favorecem a construção do conceito científico e a compreensão do comportamento de determinadas substâncias ao serem lançadas nos recursos hídricos disponíveis em estado líquido no nosso planeta
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