Técnica e Educação Física no Brasil: uma abordagem histórica entre 1860 e os anos de 1920

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rodrigues, Igor Escrew Junqueira
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
Texto Completo: http://app.uff.br/riuff/handle/1/26990
Resumo: Esse estudo tem como objeto de pesquisa a história da Educação Física Escolar no Brasil sob a ótica da utilização da técnica no período datado entre 1860 e os anos de 1920. Para tal, a pesquisa se apoia no materialismo histórico-dialético, referencial de análise da realidade concreta desenvolvido por Karl Marx e Friedrich Engels, a fim de resgatar os conceitos e sentido da técnica em seu caráter mais elementar, fato o qual servirá de alicerce para os diálogos desenvolvidos ao longo do trabalho. Busca-se, sobretudo, compreender a técnica na Educação Física Escolar em contexto com o papel social pensado para ela a fim de contextualizar de maneira fundamentada, o papel da técnica nas aulas de Educação Física diante de um momento histórico onde a Educação Física ascende no Brasil e passa a ser um importante campo de intervenção da sociedade burguesa. O que é técnica? Como as influências teóricas, políticas, sociais e econômicas influenciaram a história da Educação Física na escola? Qual a técnica que a conduziu? Essas são perguntas que buscaremos responder ao longo do estudo.
id UFF-2_0c5f78acad507fab27ff1314d5c3c16d
oai_identifier_str oai:app.uff.br:1/26990
network_acronym_str UFF-2
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository_id_str 2120
spelling Técnica e Educação Física no Brasil: uma abordagem histórica entre 1860 e os anos de 1920História da educação físicaTécnicaEducação física escolarTrabalhoAlienaçãoHistória da educação físicaHistory of physical educationTechniqueSchool physical educationWorkAlienationEsse estudo tem como objeto de pesquisa a história da Educação Física Escolar no Brasil sob a ótica da utilização da técnica no período datado entre 1860 e os anos de 1920. Para tal, a pesquisa se apoia no materialismo histórico-dialético, referencial de análise da realidade concreta desenvolvido por Karl Marx e Friedrich Engels, a fim de resgatar os conceitos e sentido da técnica em seu caráter mais elementar, fato o qual servirá de alicerce para os diálogos desenvolvidos ao longo do trabalho. Busca-se, sobretudo, compreender a técnica na Educação Física Escolar em contexto com o papel social pensado para ela a fim de contextualizar de maneira fundamentada, o papel da técnica nas aulas de Educação Física diante de um momento histórico onde a Educação Física ascende no Brasil e passa a ser um importante campo de intervenção da sociedade burguesa. O que é técnica? Como as influências teóricas, políticas, sociais e econômicas influenciaram a história da Educação Física na escola? Qual a técnica que a conduziu? Essas são perguntas que buscaremos responder ao longo do estudo.This study has as it’s object of research the history of School Physical Education in Brazil from the perspective of the use of the technique in the period dated between 1860 and the 1920s. For such, this research leans on the historical-dialectical materialism, referential of concrete reality analysis developed by Karl Marx and Friedrich Engels, in order to rescue the concepts and meaning of technique in it’s most elementary character, a fact which will serve as a foundation for the dialogues developed throughout the research. The aim is, above all, to understand the technique in School Physical Education in context with the social role thought for it, in order to contextualize in a reasoned way, the role of technique in Physical Education classes in front of a historical moment where Physical Education rises in the Brazil and becomes an important field of intervention for bourgeois society. What is technique? How have theoretical, political, social and economic influences influenced the history of Physical Education at school? What technique led to it? These are questions that we will try to answer throughout the study.39 p.Penna, Adriana MachadoGarcia, ElizandraTerra , DinahRodrigues, Igor Escrew Junqueira2022-11-18T12:12:46Z2022-11-18T12:12:46Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfRODRIGUES, Igor Escrew Junqueira. Técnica e Educação Física no Brasil: uma abordagem histórica entre 1860 e os anos de 1920. 2022. 39f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Instituto de Educação Física, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2022.http://app.uff.br/riuff/handle/1/26990http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/CC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2022-11-18T12:12:50Zoai:app.uff.br:1/26990Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202024-08-19T10:45:23.230194Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false
dc.title.none.fl_str_mv Técnica e Educação Física no Brasil: uma abordagem histórica entre 1860 e os anos de 1920
title Técnica e Educação Física no Brasil: uma abordagem histórica entre 1860 e os anos de 1920
spellingShingle Técnica e Educação Física no Brasil: uma abordagem histórica entre 1860 e os anos de 1920
Rodrigues, Igor Escrew Junqueira
História da educação física
Técnica
Educação física escolar
Trabalho
Alienação
História da educação física
History of physical education
Technique
School physical education
Work
Alienation
title_short Técnica e Educação Física no Brasil: uma abordagem histórica entre 1860 e os anos de 1920
title_full Técnica e Educação Física no Brasil: uma abordagem histórica entre 1860 e os anos de 1920
title_fullStr Técnica e Educação Física no Brasil: uma abordagem histórica entre 1860 e os anos de 1920
title_full_unstemmed Técnica e Educação Física no Brasil: uma abordagem histórica entre 1860 e os anos de 1920
title_sort Técnica e Educação Física no Brasil: uma abordagem histórica entre 1860 e os anos de 1920
author Rodrigues, Igor Escrew Junqueira
author_facet Rodrigues, Igor Escrew Junqueira
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Penna, Adriana Machado
Garcia, Elizandra
Terra , Dinah
dc.contributor.author.fl_str_mv Rodrigues, Igor Escrew Junqueira
dc.subject.por.fl_str_mv História da educação física
Técnica
Educação física escolar
Trabalho
Alienação
História da educação física
History of physical education
Technique
School physical education
Work
Alienation
topic História da educação física
Técnica
Educação física escolar
Trabalho
Alienação
História da educação física
History of physical education
Technique
School physical education
Work
Alienation
description Esse estudo tem como objeto de pesquisa a história da Educação Física Escolar no Brasil sob a ótica da utilização da técnica no período datado entre 1860 e os anos de 1920. Para tal, a pesquisa se apoia no materialismo histórico-dialético, referencial de análise da realidade concreta desenvolvido por Karl Marx e Friedrich Engels, a fim de resgatar os conceitos e sentido da técnica em seu caráter mais elementar, fato o qual servirá de alicerce para os diálogos desenvolvidos ao longo do trabalho. Busca-se, sobretudo, compreender a técnica na Educação Física Escolar em contexto com o papel social pensado para ela a fim de contextualizar de maneira fundamentada, o papel da técnica nas aulas de Educação Física diante de um momento histórico onde a Educação Física ascende no Brasil e passa a ser um importante campo de intervenção da sociedade burguesa. O que é técnica? Como as influências teóricas, políticas, sociais e econômicas influenciaram a história da Educação Física na escola? Qual a técnica que a conduziu? Essas são perguntas que buscaremos responder ao longo do estudo.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-11-18T12:12:46Z
2022-11-18T12:12:46Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv RODRIGUES, Igor Escrew Junqueira. Técnica e Educação Física no Brasil: uma abordagem histórica entre 1860 e os anos de 1920. 2022. 39f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Instituto de Educação Física, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2022.
http://app.uff.br/riuff/handle/1/26990
identifier_str_mv RODRIGUES, Igor Escrew Junqueira. Técnica e Educação Física no Brasil: uma abordagem histórica entre 1860 e os anos de 1920. 2022. 39f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Instituto de Educação Física, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2022.
url http://app.uff.br/riuff/handle/1/26990
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
CC-BY-SA
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
CC-BY-SA
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron:UFF
instname_str Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron_str UFF
institution UFF
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)
repository.mail.fl_str_mv riuff@id.uff.br
_version_ 1811823560273952768