Técnica e Educação Física no Brasil: uma abordagem histórica entre 1860 e os anos de 1920
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
Texto Completo: | http://app.uff.br/riuff/handle/1/26990 |
Resumo: | Esse estudo tem como objeto de pesquisa a história da Educação Física Escolar no Brasil sob a ótica da utilização da técnica no período datado entre 1860 e os anos de 1920. Para tal, a pesquisa se apoia no materialismo histórico-dialético, referencial de análise da realidade concreta desenvolvido por Karl Marx e Friedrich Engels, a fim de resgatar os conceitos e sentido da técnica em seu caráter mais elementar, fato o qual servirá de alicerce para os diálogos desenvolvidos ao longo do trabalho. Busca-se, sobretudo, compreender a técnica na Educação Física Escolar em contexto com o papel social pensado para ela a fim de contextualizar de maneira fundamentada, o papel da técnica nas aulas de Educação Física diante de um momento histórico onde a Educação Física ascende no Brasil e passa a ser um importante campo de intervenção da sociedade burguesa. O que é técnica? Como as influências teóricas, políticas, sociais e econômicas influenciaram a história da Educação Física na escola? Qual a técnica que a conduziu? Essas são perguntas que buscaremos responder ao longo do estudo. |
id |
UFF-2_0c5f78acad507fab27ff1314d5c3c16d |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:app.uff.br:1/26990 |
network_acronym_str |
UFF-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
repository_id_str |
2120 |
spelling |
Técnica e Educação Física no Brasil: uma abordagem histórica entre 1860 e os anos de 1920História da educação físicaTécnicaEducação física escolarTrabalhoAlienaçãoHistória da educação físicaHistory of physical educationTechniqueSchool physical educationWorkAlienationEsse estudo tem como objeto de pesquisa a história da Educação Física Escolar no Brasil sob a ótica da utilização da técnica no período datado entre 1860 e os anos de 1920. Para tal, a pesquisa se apoia no materialismo histórico-dialético, referencial de análise da realidade concreta desenvolvido por Karl Marx e Friedrich Engels, a fim de resgatar os conceitos e sentido da técnica em seu caráter mais elementar, fato o qual servirá de alicerce para os diálogos desenvolvidos ao longo do trabalho. Busca-se, sobretudo, compreender a técnica na Educação Física Escolar em contexto com o papel social pensado para ela a fim de contextualizar de maneira fundamentada, o papel da técnica nas aulas de Educação Física diante de um momento histórico onde a Educação Física ascende no Brasil e passa a ser um importante campo de intervenção da sociedade burguesa. O que é técnica? Como as influências teóricas, políticas, sociais e econômicas influenciaram a história da Educação Física na escola? Qual a técnica que a conduziu? Essas são perguntas que buscaremos responder ao longo do estudo.This study has as it’s object of research the history of School Physical Education in Brazil from the perspective of the use of the technique in the period dated between 1860 and the 1920s. For such, this research leans on the historical-dialectical materialism, referential of concrete reality analysis developed by Karl Marx and Friedrich Engels, in order to rescue the concepts and meaning of technique in it’s most elementary character, a fact which will serve as a foundation for the dialogues developed throughout the research. The aim is, above all, to understand the technique in School Physical Education in context with the social role thought for it, in order to contextualize in a reasoned way, the role of technique in Physical Education classes in front of a historical moment where Physical Education rises in the Brazil and becomes an important field of intervention for bourgeois society. What is technique? How have theoretical, political, social and economic influences influenced the history of Physical Education at school? What technique led to it? These are questions that we will try to answer throughout the study.39 p.Penna, Adriana MachadoGarcia, ElizandraTerra , DinahRodrigues, Igor Escrew Junqueira2022-11-18T12:12:46Z2022-11-18T12:12:46Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfRODRIGUES, Igor Escrew Junqueira. Técnica e Educação Física no Brasil: uma abordagem histórica entre 1860 e os anos de 1920. 2022. 39f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Instituto de Educação Física, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2022.http://app.uff.br/riuff/handle/1/26990http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/CC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2022-11-18T12:12:50Zoai:app.uff.br:1/26990Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202024-08-19T10:45:23.230194Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Técnica e Educação Física no Brasil: uma abordagem histórica entre 1860 e os anos de 1920 |
title |
Técnica e Educação Física no Brasil: uma abordagem histórica entre 1860 e os anos de 1920 |
spellingShingle |
Técnica e Educação Física no Brasil: uma abordagem histórica entre 1860 e os anos de 1920 Rodrigues, Igor Escrew Junqueira História da educação física Técnica Educação física escolar Trabalho Alienação História da educação física History of physical education Technique School physical education Work Alienation |
title_short |
Técnica e Educação Física no Brasil: uma abordagem histórica entre 1860 e os anos de 1920 |
title_full |
Técnica e Educação Física no Brasil: uma abordagem histórica entre 1860 e os anos de 1920 |
title_fullStr |
Técnica e Educação Física no Brasil: uma abordagem histórica entre 1860 e os anos de 1920 |
title_full_unstemmed |
Técnica e Educação Física no Brasil: uma abordagem histórica entre 1860 e os anos de 1920 |
title_sort |
Técnica e Educação Física no Brasil: uma abordagem histórica entre 1860 e os anos de 1920 |
author |
Rodrigues, Igor Escrew Junqueira |
author_facet |
Rodrigues, Igor Escrew Junqueira |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Penna, Adriana Machado Garcia, Elizandra Terra , Dinah |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Rodrigues, Igor Escrew Junqueira |
dc.subject.por.fl_str_mv |
História da educação física Técnica Educação física escolar Trabalho Alienação História da educação física History of physical education Technique School physical education Work Alienation |
topic |
História da educação física Técnica Educação física escolar Trabalho Alienação História da educação física History of physical education Technique School physical education Work Alienation |
description |
Esse estudo tem como objeto de pesquisa a história da Educação Física Escolar no Brasil sob a ótica da utilização da técnica no período datado entre 1860 e os anos de 1920. Para tal, a pesquisa se apoia no materialismo histórico-dialético, referencial de análise da realidade concreta desenvolvido por Karl Marx e Friedrich Engels, a fim de resgatar os conceitos e sentido da técnica em seu caráter mais elementar, fato o qual servirá de alicerce para os diálogos desenvolvidos ao longo do trabalho. Busca-se, sobretudo, compreender a técnica na Educação Física Escolar em contexto com o papel social pensado para ela a fim de contextualizar de maneira fundamentada, o papel da técnica nas aulas de Educação Física diante de um momento histórico onde a Educação Física ascende no Brasil e passa a ser um importante campo de intervenção da sociedade burguesa. O que é técnica? Como as influências teóricas, políticas, sociais e econômicas influenciaram a história da Educação Física na escola? Qual a técnica que a conduziu? Essas são perguntas que buscaremos responder ao longo do estudo. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-11-18T12:12:46Z 2022-11-18T12:12:46Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
RODRIGUES, Igor Escrew Junqueira. Técnica e Educação Física no Brasil: uma abordagem histórica entre 1860 e os anos de 1920. 2022. 39f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Instituto de Educação Física, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2022. http://app.uff.br/riuff/handle/1/26990 |
identifier_str_mv |
RODRIGUES, Igor Escrew Junqueira. Técnica e Educação Física no Brasil: uma abordagem histórica entre 1860 e os anos de 1920. 2022. 39f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Instituto de Educação Física, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2022. |
url |
http://app.uff.br/riuff/handle/1/26990 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ CC-BY-SA info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ CC-BY-SA |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) instname:Universidade Federal Fluminense (UFF) instacron:UFF |
instname_str |
Universidade Federal Fluminense (UFF) |
instacron_str |
UFF |
institution |
UFF |
reponame_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
collection |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF) |
repository.mail.fl_str_mv |
riuff@id.uff.br |
_version_ |
1811823560273952768 |