Considerações para uma compreensão histórico-crítica da gênese da escola de massas e sua funcionalidade tecnicista ao capital

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Câmara, Lanúzia Oliveira da
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
Texto Completo: https://app.uff.br/riuff/handle/1/5279
Resumo: Este trabalho tem o intuito de expor e refletir acerca da educação numa sociedade de base capitalista e sua funcionalidade nos processos produtivos, e tem como objetivo clarificar as reais possibilidades e limites da educação, levando em conta sua práxis. Aborda as mudanças ocorridas no mundo do trabalho, diante de novas e modernas tecnologias e como é fundamental um resgate histórico-crítico para se pensar a educação nos dias atuais e nas mediações entre educação e trabalho no atual contexto de reestruturação produtiva, diante das exigências de qualificação para o trabalhador através de uma educação moldada para a formação de sujeitos acríticos. Incide também para o fortalecimento de estratégias coletivas que mudem o rumo dessa situação, na luta por uma educação universal e emancipatória, já que as políticas educacionais vigentes acompanham e priorizam uma educação classista e excludente colaborando para o quadro de desigualdades sociais
id UFF-2_0e4ae858c87440ea1186e0f3a7d74c5d
oai_identifier_str oai:app.uff.br:1/5279
network_acronym_str UFF-2
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository_id_str 2120
spelling Considerações para uma compreensão histórico-crítica da gênese da escola de massas e sua funcionalidade tecnicista ao capitalEducaçãoFormação profissionalMarxismoSociedadeDesigualdades sociaisEducaçãoDesigualdade socialCapitalismoÉducationFormation professionnelleMarxismeSociété et les inégalités socialesEste trabalho tem o intuito de expor e refletir acerca da educação numa sociedade de base capitalista e sua funcionalidade nos processos produtivos, e tem como objetivo clarificar as reais possibilidades e limites da educação, levando em conta sua práxis. Aborda as mudanças ocorridas no mundo do trabalho, diante de novas e modernas tecnologias e como é fundamental um resgate histórico-crítico para se pensar a educação nos dias atuais e nas mediações entre educação e trabalho no atual contexto de reestruturação produtiva, diante das exigências de qualificação para o trabalhador através de uma educação moldada para a formação de sujeitos acríticos. Incide também para o fortalecimento de estratégias coletivas que mudem o rumo dessa situação, na luta por uma educação universal e emancipatória, já que as políticas educacionais vigentes acompanham e priorizam uma educação classista e excludente colaborando para o quadro de desigualdades sociaisCe travail vise à exposer et réfléchir sur l'éducation dans une société capitaliste et sa fonctionnalité de base dans les processus de production, et vise à clarifier les possibilités réelles et les limites de l'éducation, en tenant compte de sa praxis. Cette étude aborde aussi les changements dans le monde du travail en face des nouvelles technologies modernes et la façon dont il est essentiel de sauver la pensée historico-critique dans l'éducation de nos jours et dans les médiations entre l'éducation et le travail dans le contexte actuel de restructuration de la production, compte tenu les exigences de qualification pour le travailleur, à travers une éducation qui envisage former des sujets non critiques. Également en raison du renforcement des stratégies collectives qui changent le cours de cette situation, la lutte pour une éducation universelle et émancipatrice, en tenant compte que les politiques éducatives actuelles accompagnent et priorisent une éducation d'exclusion qui contribue pour les inégalités socialesCarli, RanieriMelo, Wanderson Fábio deBrito, FelipeCâmara, Lanúzia Oliveira da2017-11-17T18:43:55Z2017-11-17T18:43:55Z2014info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/5279CC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2021-11-03T19:37:08Zoai:app.uff.br:1/5279Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202024-08-19T11:12:21.605151Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false
dc.title.none.fl_str_mv Considerações para uma compreensão histórico-crítica da gênese da escola de massas e sua funcionalidade tecnicista ao capital
title Considerações para uma compreensão histórico-crítica da gênese da escola de massas e sua funcionalidade tecnicista ao capital
spellingShingle Considerações para uma compreensão histórico-crítica da gênese da escola de massas e sua funcionalidade tecnicista ao capital
Câmara, Lanúzia Oliveira da
Educação
Formação profissional
Marxismo
Sociedade
Desigualdades sociais
Educação
Desigualdade social
Capitalismo
Éducation
Formation professionnelle
Marxisme
Société et les inégalités sociales
title_short Considerações para uma compreensão histórico-crítica da gênese da escola de massas e sua funcionalidade tecnicista ao capital
title_full Considerações para uma compreensão histórico-crítica da gênese da escola de massas e sua funcionalidade tecnicista ao capital
title_fullStr Considerações para uma compreensão histórico-crítica da gênese da escola de massas e sua funcionalidade tecnicista ao capital
title_full_unstemmed Considerações para uma compreensão histórico-crítica da gênese da escola de massas e sua funcionalidade tecnicista ao capital
title_sort Considerações para uma compreensão histórico-crítica da gênese da escola de massas e sua funcionalidade tecnicista ao capital
author Câmara, Lanúzia Oliveira da
author_facet Câmara, Lanúzia Oliveira da
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Carli, Ranieri
Melo, Wanderson Fábio de
Brito, Felipe
dc.contributor.author.fl_str_mv Câmara, Lanúzia Oliveira da
dc.subject.por.fl_str_mv Educação
Formação profissional
Marxismo
Sociedade
Desigualdades sociais
Educação
Desigualdade social
Capitalismo
Éducation
Formation professionnelle
Marxisme
Société et les inégalités sociales
topic Educação
Formação profissional
Marxismo
Sociedade
Desigualdades sociais
Educação
Desigualdade social
Capitalismo
Éducation
Formation professionnelle
Marxisme
Société et les inégalités sociales
description Este trabalho tem o intuito de expor e refletir acerca da educação numa sociedade de base capitalista e sua funcionalidade nos processos produtivos, e tem como objetivo clarificar as reais possibilidades e limites da educação, levando em conta sua práxis. Aborda as mudanças ocorridas no mundo do trabalho, diante de novas e modernas tecnologias e como é fundamental um resgate histórico-crítico para se pensar a educação nos dias atuais e nas mediações entre educação e trabalho no atual contexto de reestruturação produtiva, diante das exigências de qualificação para o trabalhador através de uma educação moldada para a formação de sujeitos acríticos. Incide também para o fortalecimento de estratégias coletivas que mudem o rumo dessa situação, na luta por uma educação universal e emancipatória, já que as políticas educacionais vigentes acompanham e priorizam uma educação classista e excludente colaborando para o quadro de desigualdades sociais
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014
2017-11-17T18:43:55Z
2017-11-17T18:43:55Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://app.uff.br/riuff/handle/1/5279
url https://app.uff.br/riuff/handle/1/5279
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv CC-BY-SA
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv CC-BY-SA
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron:UFF
instname_str Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron_str UFF
institution UFF
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)
repository.mail.fl_str_mv riuff@id.uff.br
_version_ 1811823690243899392