O Uso de Tecnologias da Informação e Comunicação na sala de aula - as partes e o todo: ensinando biologia como uma ciência autônoma durante a pandemia

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: VALENTE, Natalia Chamarelli
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
Texto Completo: http://app.uff.br/riuff/handle/1/28000
Resumo: Esta dissertação aborda uma construção da sequência didática (SD) inserida em uma Unidade Potencialmente Significativa (UEPS) baseada na teoria de aprendizagem significativa crítica (TASC) na forma de Peer Instruction (PI) aliada às Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) para alunos do nono ano do ensino fundamental de uma escola pública. De acordo com o estágio de desenvolvimento atual da Biologia, que defende uma ciência autônoma em relação à Física, discutimos a influência do pensamento atomista/mecanicista sobre esta ciência e as dificuldades decorrentes de se tentar responder a questões relativas a sistemas complexos usando este pensamento como referência. As propostas dos pensadores contemporâneos como organismo e autopoiese são apresentadas aqui. A avaliação do trabalho foi feita com um instrumento de avaliação baseado na teoria da aprendizagem significativa crítica, na construção de mapas conceituais e nas respostas de questionários aplicados antes e após as atividades para medir se houve aprendizagem e interação com os conteúdos apreendidos. A SD associada à PI e às TIC se apresentou ser um ótimo aliado instrucional. Os resultados revelam que foram encontrados potencialidades, dificuldades e desafios nesse trabalho que fazem enriquecer a experiência e a capacitação profissional e que os alunos se encontram em constante evolução de aprendizagem. Ao final, foi elaborado um e-book que auxilia professores em sala de aula a utilizar as TIC e a PI para tornar suas aulas mais inovadoras e dinâmicas.
id UFF-2_0e68858d3140b48644b638f89773866b
oai_identifier_str oai:app.uff.br:1/28000
network_acronym_str UFF-2
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository_id_str 2120
spelling O Uso de Tecnologias da Informação e Comunicação na sala de aula - as partes e o todo: ensinando biologia como uma ciência autônoma durante a pandemiaEnsino de Ciências, Ensino de Biologia, História e Filosofia da Biologia, Instrução por pares/colegas, Tecnologia na sala de aula.Ensino da Ciência, Ensino de biologia, Tecnologia educacional, Aprendizagem significativaScience Teaching, Biology Teaching, History and Philosophy of Biology, Peer/Peer Instruction, Technology in the Classroom.Esta dissertação aborda uma construção da sequência didática (SD) inserida em uma Unidade Potencialmente Significativa (UEPS) baseada na teoria de aprendizagem significativa crítica (TASC) na forma de Peer Instruction (PI) aliada às Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) para alunos do nono ano do ensino fundamental de uma escola pública. De acordo com o estágio de desenvolvimento atual da Biologia, que defende uma ciência autônoma em relação à Física, discutimos a influência do pensamento atomista/mecanicista sobre esta ciência e as dificuldades decorrentes de se tentar responder a questões relativas a sistemas complexos usando este pensamento como referência. As propostas dos pensadores contemporâneos como organismo e autopoiese são apresentadas aqui. A avaliação do trabalho foi feita com um instrumento de avaliação baseado na teoria da aprendizagem significativa crítica, na construção de mapas conceituais e nas respostas de questionários aplicados antes e após as atividades para medir se houve aprendizagem e interação com os conteúdos apreendidos. A SD associada à PI e às TIC se apresentou ser um ótimo aliado instrucional. Os resultados revelam que foram encontrados potencialidades, dificuldades e desafios nesse trabalho que fazem enriquecer a experiência e a capacitação profissional e que os alunos se encontram em constante evolução de aprendizagem. Ao final, foi elaborado um e-book que auxilia professores em sala de aula a utilizar as TIC e a PI para tornar suas aulas mais inovadoras e dinâmicas.This dissertation addresses a construction of the didactic sequence (SD) inserted in a Potentially Significant Unit (UEPS) based on the critical significant learning theory (TASC) in the form of Peer Instruction (PI) combined with Information and Communication Technologies (ICT) for students of the ninth year of elementary school in a public school. According to the current stage of development of Biology, which defends an autonomous science in relation to Physics, we discuss the influence of atomistic/mechanistic thinking on this science and the difficulties arising from trying to answer questions related to complex systems using this thinking as a reference. The proposals of contemporary thinkers such as organism and autopoiesis are presented here. The evaluation of the work was carried out with an evaluation instrument based on the theory of critical significant learning, on the construction of conceptual maps and on the answers to questionnaires applied before and after the activities to measure whether there was learning and interaction with the contents learned. The SD associated with IP and ICTs proved to be a great instructional ally. The results reveal that potentialities, difficulties and challenges were found in this work that enrich the experience and professional training and that students are in constant learning evolution. In the end, an e-book was prepared that helps teachers in the classroom to use ICT and IP to make their classes more innovative and dynamic.201 p.Borges, Paulo de FariaLima, Maria da Conceição BarbosaFarias, Florence Moellmann Cordeiro deCosta, IsaVALENTE, Natalia Chamarelli2023-03-02T13:29:26Z2023-03-02T13:29:26Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/pdfVALENTE, Natalia Chamarelli. O uso de Tecnologias da Informação e Comunicação na sala de aula- as partes e o todo: ensinando biologia como uma ciência autônoma durante a pandemia. 2022. 201 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Ciências da Natureza)-Instituto de Química, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2022.http://app.uff.br/riuff/handle/1/28000CC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2023-03-02T13:29:30Zoai:app.uff.br:1/28000Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202023-03-02T13:29:30Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false
dc.title.none.fl_str_mv O Uso de Tecnologias da Informação e Comunicação na sala de aula - as partes e o todo: ensinando biologia como uma ciência autônoma durante a pandemia
title O Uso de Tecnologias da Informação e Comunicação na sala de aula - as partes e o todo: ensinando biologia como uma ciência autônoma durante a pandemia
spellingShingle O Uso de Tecnologias da Informação e Comunicação na sala de aula - as partes e o todo: ensinando biologia como uma ciência autônoma durante a pandemia
VALENTE, Natalia Chamarelli
Ensino de Ciências, Ensino de Biologia, História e Filosofia da Biologia, Instrução por pares/colegas, Tecnologia na sala de aula.
Ensino da Ciência, Ensino de biologia, Tecnologia educacional, Aprendizagem significativa
Science Teaching, Biology Teaching, History and Philosophy of Biology, Peer/Peer Instruction, Technology in the Classroom.
title_short O Uso de Tecnologias da Informação e Comunicação na sala de aula - as partes e o todo: ensinando biologia como uma ciência autônoma durante a pandemia
title_full O Uso de Tecnologias da Informação e Comunicação na sala de aula - as partes e o todo: ensinando biologia como uma ciência autônoma durante a pandemia
title_fullStr O Uso de Tecnologias da Informação e Comunicação na sala de aula - as partes e o todo: ensinando biologia como uma ciência autônoma durante a pandemia
title_full_unstemmed O Uso de Tecnologias da Informação e Comunicação na sala de aula - as partes e o todo: ensinando biologia como uma ciência autônoma durante a pandemia
title_sort O Uso de Tecnologias da Informação e Comunicação na sala de aula - as partes e o todo: ensinando biologia como uma ciência autônoma durante a pandemia
author VALENTE, Natalia Chamarelli
author_facet VALENTE, Natalia Chamarelli
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Borges, Paulo de Faria
Lima, Maria da Conceição Barbosa
Farias, Florence Moellmann Cordeiro de
Costa, Isa
dc.contributor.author.fl_str_mv VALENTE, Natalia Chamarelli
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino de Ciências, Ensino de Biologia, História e Filosofia da Biologia, Instrução por pares/colegas, Tecnologia na sala de aula.
Ensino da Ciência, Ensino de biologia, Tecnologia educacional, Aprendizagem significativa
Science Teaching, Biology Teaching, History and Philosophy of Biology, Peer/Peer Instruction, Technology in the Classroom.
topic Ensino de Ciências, Ensino de Biologia, História e Filosofia da Biologia, Instrução por pares/colegas, Tecnologia na sala de aula.
Ensino da Ciência, Ensino de biologia, Tecnologia educacional, Aprendizagem significativa
Science Teaching, Biology Teaching, History and Philosophy of Biology, Peer/Peer Instruction, Technology in the Classroom.
description Esta dissertação aborda uma construção da sequência didática (SD) inserida em uma Unidade Potencialmente Significativa (UEPS) baseada na teoria de aprendizagem significativa crítica (TASC) na forma de Peer Instruction (PI) aliada às Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) para alunos do nono ano do ensino fundamental de uma escola pública. De acordo com o estágio de desenvolvimento atual da Biologia, que defende uma ciência autônoma em relação à Física, discutimos a influência do pensamento atomista/mecanicista sobre esta ciência e as dificuldades decorrentes de se tentar responder a questões relativas a sistemas complexos usando este pensamento como referência. As propostas dos pensadores contemporâneos como organismo e autopoiese são apresentadas aqui. A avaliação do trabalho foi feita com um instrumento de avaliação baseado na teoria da aprendizagem significativa crítica, na construção de mapas conceituais e nas respostas de questionários aplicados antes e após as atividades para medir se houve aprendizagem e interação com os conteúdos apreendidos. A SD associada à PI e às TIC se apresentou ser um ótimo aliado instrucional. Os resultados revelam que foram encontrados potencialidades, dificuldades e desafios nesse trabalho que fazem enriquecer a experiência e a capacitação profissional e que os alunos se encontram em constante evolução de aprendizagem. Ao final, foi elaborado um e-book que auxilia professores em sala de aula a utilizar as TIC e a PI para tornar suas aulas mais inovadoras e dinâmicas.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-03-02T13:29:26Z
2023-03-02T13:29:26Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv VALENTE, Natalia Chamarelli. O uso de Tecnologias da Informação e Comunicação na sala de aula- as partes e o todo: ensinando biologia como uma ciência autônoma durante a pandemia. 2022. 201 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Ciências da Natureza)-Instituto de Química, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2022.
http://app.uff.br/riuff/handle/1/28000
identifier_str_mv VALENTE, Natalia Chamarelli. O uso de Tecnologias da Informação e Comunicação na sala de aula- as partes e o todo: ensinando biologia como uma ciência autônoma durante a pandemia. 2022. 201 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Ciências da Natureza)-Instituto de Química, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2022.
url http://app.uff.br/riuff/handle/1/28000
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv CC-BY-SA
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv CC-BY-SA
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron:UFF
instname_str Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron_str UFF
institution UFF
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)
repository.mail.fl_str_mv riuff@id.uff.br
_version_ 1819053685623226368