Aprendizagem baseada em projetos: uma aplicação no processo de aprendizagem organizacional

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Bianchi, Catharina Rapouzo
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
Texto Completo: https://app.uff.br/riuff/handle/1/22466
Resumo: O presente projeto tem como objetivo evidenciar como a Aprendizagem Baseada em Projetos (Project Based Learning - PBL) pode contribuir para o processo de Aprendizagem Organizacional (AO). O objetivo do projeto atesta sua relevância pela falta de estudos na literatura que relacionem os dois temas. A metodologia da pesquisa foi estruturada considerando a utilização de dois diferentes métodos: pesquisa bibliográfica, para a construção do referencial teórico, e estudo de caso, para pesquisa de campo. Os resultados da revisão de literatura foram: o levantamento dos principais conceitos e ideias sobre a AO e o PBL; as formas de realização e aplicação da AO e do PBL em empresas; as principais barreiras e facilitadores para essas aplicações; a diferenciação entre Aprendizagem Baseada em Projetos e Aprendizagem Baseada em Problemas; e a percepção de que os projetos trazem inúmeros benefícios às empresas, como: o alinhamento com as mudanças e necessidades do mercado, o conhecimento de tendências para a resolução de problemas de forma prática; e a consideração da visão de todos da organização. O estudo de caso foi realizado em uma indústria que aplica a Gestão de Projetos para a melhoria de seus processos. Os resultados da pesquisa de campo apresentam aspectos da Gestão de Projetos que contribuem para o processo de Aprendizagem Organizacional, como: a presença das etapas definidas; o preenchimento de documentos que enfatizam os objetivos e as entregas; e uma metodologia que incentiva o uso de ferramentas e práticas facilitadoras. Com base nos resultados, conclui-se que o PBL pode ser uma ferramenta proveitosa para auxiliar a Aprendizagem Organizacional.
id UFF-2_0ee766e209ffb50d72d488458d7d6111
oai_identifier_str oai:app.uff.br:1/22466
network_acronym_str UFF-2
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository_id_str 2120
spelling Aprendizagem baseada em projetos: uma aplicação no processo de aprendizagem organizacionalAprendizagem organizacionalAprendizagem baseada em projetosGestão de projetosAprendizagem organizacionalAprendizagem baseada em problemasGestão de projetoProject based learningOrganizational learningProject managementO presente projeto tem como objetivo evidenciar como a Aprendizagem Baseada em Projetos (Project Based Learning - PBL) pode contribuir para o processo de Aprendizagem Organizacional (AO). O objetivo do projeto atesta sua relevância pela falta de estudos na literatura que relacionem os dois temas. A metodologia da pesquisa foi estruturada considerando a utilização de dois diferentes métodos: pesquisa bibliográfica, para a construção do referencial teórico, e estudo de caso, para pesquisa de campo. Os resultados da revisão de literatura foram: o levantamento dos principais conceitos e ideias sobre a AO e o PBL; as formas de realização e aplicação da AO e do PBL em empresas; as principais barreiras e facilitadores para essas aplicações; a diferenciação entre Aprendizagem Baseada em Projetos e Aprendizagem Baseada em Problemas; e a percepção de que os projetos trazem inúmeros benefícios às empresas, como: o alinhamento com as mudanças e necessidades do mercado, o conhecimento de tendências para a resolução de problemas de forma prática; e a consideração da visão de todos da organização. O estudo de caso foi realizado em uma indústria que aplica a Gestão de Projetos para a melhoria de seus processos. Os resultados da pesquisa de campo apresentam aspectos da Gestão de Projetos que contribuem para o processo de Aprendizagem Organizacional, como: a presença das etapas definidas; o preenchimento de documentos que enfatizam os objetivos e as entregas; e uma metodologia que incentiva o uso de ferramentas e práticas facilitadoras. Com base nos resultados, conclui-se que o PBL pode ser uma ferramenta proveitosa para auxiliar a Aprendizagem Organizacional.PetrópolisFigueiredo, Moacyr A. D.Pinheiro, Alexandre SilvaFigueiredo, Lívia CavalcantiBianchi, Catharina Rapouzo2021-07-02T20:56:21Z2021-07-02T20:56:21Z2021info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfBIANCHI, Catharina Rapouzo. Aprendizagem baseada em projetos: uma aplicação no processo de aprendizagem organizacional. 2021. 69 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Produção) - Escola de Engenharia de Petrópolis, Universidade Federal Fluminense, Petrópolis, 2021.https://app.uff.br/riuff/handle/1/22466Aluno de Graduaçãohttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/CC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2021-07-09T18:24:32Zoai:app.uff.br:1/22466Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202021-07-09T18:24:32Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false
dc.title.none.fl_str_mv Aprendizagem baseada em projetos: uma aplicação no processo de aprendizagem organizacional
title Aprendizagem baseada em projetos: uma aplicação no processo de aprendizagem organizacional
spellingShingle Aprendizagem baseada em projetos: uma aplicação no processo de aprendizagem organizacional
Bianchi, Catharina Rapouzo
Aprendizagem organizacional
Aprendizagem baseada em projetos
Gestão de projetos
Aprendizagem organizacional
Aprendizagem baseada em problemas
Gestão de projeto
Project based learning
Organizational learning
Project management
title_short Aprendizagem baseada em projetos: uma aplicação no processo de aprendizagem organizacional
title_full Aprendizagem baseada em projetos: uma aplicação no processo de aprendizagem organizacional
title_fullStr Aprendizagem baseada em projetos: uma aplicação no processo de aprendizagem organizacional
title_full_unstemmed Aprendizagem baseada em projetos: uma aplicação no processo de aprendizagem organizacional
title_sort Aprendizagem baseada em projetos: uma aplicação no processo de aprendizagem organizacional
author Bianchi, Catharina Rapouzo
author_facet Bianchi, Catharina Rapouzo
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Figueiredo, Moacyr A. D.
Pinheiro, Alexandre Silva
Figueiredo, Lívia Cavalcanti
dc.contributor.author.fl_str_mv Bianchi, Catharina Rapouzo
dc.subject.por.fl_str_mv Aprendizagem organizacional
Aprendizagem baseada em projetos
Gestão de projetos
Aprendizagem organizacional
Aprendizagem baseada em problemas
Gestão de projeto
Project based learning
Organizational learning
Project management
topic Aprendizagem organizacional
Aprendizagem baseada em projetos
Gestão de projetos
Aprendizagem organizacional
Aprendizagem baseada em problemas
Gestão de projeto
Project based learning
Organizational learning
Project management
description O presente projeto tem como objetivo evidenciar como a Aprendizagem Baseada em Projetos (Project Based Learning - PBL) pode contribuir para o processo de Aprendizagem Organizacional (AO). O objetivo do projeto atesta sua relevância pela falta de estudos na literatura que relacionem os dois temas. A metodologia da pesquisa foi estruturada considerando a utilização de dois diferentes métodos: pesquisa bibliográfica, para a construção do referencial teórico, e estudo de caso, para pesquisa de campo. Os resultados da revisão de literatura foram: o levantamento dos principais conceitos e ideias sobre a AO e o PBL; as formas de realização e aplicação da AO e do PBL em empresas; as principais barreiras e facilitadores para essas aplicações; a diferenciação entre Aprendizagem Baseada em Projetos e Aprendizagem Baseada em Problemas; e a percepção de que os projetos trazem inúmeros benefícios às empresas, como: o alinhamento com as mudanças e necessidades do mercado, o conhecimento de tendências para a resolução de problemas de forma prática; e a consideração da visão de todos da organização. O estudo de caso foi realizado em uma indústria que aplica a Gestão de Projetos para a melhoria de seus processos. Os resultados da pesquisa de campo apresentam aspectos da Gestão de Projetos que contribuem para o processo de Aprendizagem Organizacional, como: a presença das etapas definidas; o preenchimento de documentos que enfatizam os objetivos e as entregas; e uma metodologia que incentiva o uso de ferramentas e práticas facilitadoras. Com base nos resultados, conclui-se que o PBL pode ser uma ferramenta proveitosa para auxiliar a Aprendizagem Organizacional.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-07-02T20:56:21Z
2021-07-02T20:56:21Z
2021
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv BIANCHI, Catharina Rapouzo. Aprendizagem baseada em projetos: uma aplicação no processo de aprendizagem organizacional. 2021. 69 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Produção) - Escola de Engenharia de Petrópolis, Universidade Federal Fluminense, Petrópolis, 2021.
https://app.uff.br/riuff/handle/1/22466
Aluno de Graduação
identifier_str_mv BIANCHI, Catharina Rapouzo. Aprendizagem baseada em projetos: uma aplicação no processo de aprendizagem organizacional. 2021. 69 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Produção) - Escola de Engenharia de Petrópolis, Universidade Federal Fluminense, Petrópolis, 2021.
Aluno de Graduação
url https://app.uff.br/riuff/handle/1/22466
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
CC-BY-SA
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
CC-BY-SA
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Petrópolis
publisher.none.fl_str_mv Petrópolis
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron:UFF
instname_str Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron_str UFF
institution UFF
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)
repository.mail.fl_str_mv riuff@id.uff.br
_version_ 1802135277798424576