Aprendizagem baseada em projetos: uma aplicação no processo de aprendizagem organizacional
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
Texto Completo: | https://app.uff.br/riuff/handle/1/22466 |
Resumo: | O presente projeto tem como objetivo evidenciar como a Aprendizagem Baseada em Projetos (Project Based Learning - PBL) pode contribuir para o processo de Aprendizagem Organizacional (AO). O objetivo do projeto atesta sua relevância pela falta de estudos na literatura que relacionem os dois temas. A metodologia da pesquisa foi estruturada considerando a utilização de dois diferentes métodos: pesquisa bibliográfica, para a construção do referencial teórico, e estudo de caso, para pesquisa de campo. Os resultados da revisão de literatura foram: o levantamento dos principais conceitos e ideias sobre a AO e o PBL; as formas de realização e aplicação da AO e do PBL em empresas; as principais barreiras e facilitadores para essas aplicações; a diferenciação entre Aprendizagem Baseada em Projetos e Aprendizagem Baseada em Problemas; e a percepção de que os projetos trazem inúmeros benefícios às empresas, como: o alinhamento com as mudanças e necessidades do mercado, o conhecimento de tendências para a resolução de problemas de forma prática; e a consideração da visão de todos da organização. O estudo de caso foi realizado em uma indústria que aplica a Gestão de Projetos para a melhoria de seus processos. Os resultados da pesquisa de campo apresentam aspectos da Gestão de Projetos que contribuem para o processo de Aprendizagem Organizacional, como: a presença das etapas definidas; o preenchimento de documentos que enfatizam os objetivos e as entregas; e uma metodologia que incentiva o uso de ferramentas e práticas facilitadoras. Com base nos resultados, conclui-se que o PBL pode ser uma ferramenta proveitosa para auxiliar a Aprendizagem Organizacional. |
id |
UFF-2_0ee766e209ffb50d72d488458d7d6111 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:app.uff.br:1/22466 |
network_acronym_str |
UFF-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
repository_id_str |
2120 |
spelling |
Aprendizagem baseada em projetos: uma aplicação no processo de aprendizagem organizacionalAprendizagem organizacionalAprendizagem baseada em projetosGestão de projetosAprendizagem organizacionalAprendizagem baseada em problemasGestão de projetoProject based learningOrganizational learningProject managementO presente projeto tem como objetivo evidenciar como a Aprendizagem Baseada em Projetos (Project Based Learning - PBL) pode contribuir para o processo de Aprendizagem Organizacional (AO). O objetivo do projeto atesta sua relevância pela falta de estudos na literatura que relacionem os dois temas. A metodologia da pesquisa foi estruturada considerando a utilização de dois diferentes métodos: pesquisa bibliográfica, para a construção do referencial teórico, e estudo de caso, para pesquisa de campo. Os resultados da revisão de literatura foram: o levantamento dos principais conceitos e ideias sobre a AO e o PBL; as formas de realização e aplicação da AO e do PBL em empresas; as principais barreiras e facilitadores para essas aplicações; a diferenciação entre Aprendizagem Baseada em Projetos e Aprendizagem Baseada em Problemas; e a percepção de que os projetos trazem inúmeros benefícios às empresas, como: o alinhamento com as mudanças e necessidades do mercado, o conhecimento de tendências para a resolução de problemas de forma prática; e a consideração da visão de todos da organização. O estudo de caso foi realizado em uma indústria que aplica a Gestão de Projetos para a melhoria de seus processos. Os resultados da pesquisa de campo apresentam aspectos da Gestão de Projetos que contribuem para o processo de Aprendizagem Organizacional, como: a presença das etapas definidas; o preenchimento de documentos que enfatizam os objetivos e as entregas; e uma metodologia que incentiva o uso de ferramentas e práticas facilitadoras. Com base nos resultados, conclui-se que o PBL pode ser uma ferramenta proveitosa para auxiliar a Aprendizagem Organizacional.PetrópolisFigueiredo, Moacyr A. D.Pinheiro, Alexandre SilvaFigueiredo, Lívia CavalcantiBianchi, Catharina Rapouzo2021-07-02T20:56:21Z2021-07-02T20:56:21Z2021info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfBIANCHI, Catharina Rapouzo. Aprendizagem baseada em projetos: uma aplicação no processo de aprendizagem organizacional. 2021. 69 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Produção) - Escola de Engenharia de Petrópolis, Universidade Federal Fluminense, Petrópolis, 2021.https://app.uff.br/riuff/handle/1/22466Aluno de Graduaçãohttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/CC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2021-07-09T18:24:32Zoai:app.uff.br:1/22466Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202024-08-19T10:50:29.492636Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Aprendizagem baseada em projetos: uma aplicação no processo de aprendizagem organizacional |
title |
Aprendizagem baseada em projetos: uma aplicação no processo de aprendizagem organizacional |
spellingShingle |
Aprendizagem baseada em projetos: uma aplicação no processo de aprendizagem organizacional Bianchi, Catharina Rapouzo Aprendizagem organizacional Aprendizagem baseada em projetos Gestão de projetos Aprendizagem organizacional Aprendizagem baseada em problemas Gestão de projeto Project based learning Organizational learning Project management |
title_short |
Aprendizagem baseada em projetos: uma aplicação no processo de aprendizagem organizacional |
title_full |
Aprendizagem baseada em projetos: uma aplicação no processo de aprendizagem organizacional |
title_fullStr |
Aprendizagem baseada em projetos: uma aplicação no processo de aprendizagem organizacional |
title_full_unstemmed |
Aprendizagem baseada em projetos: uma aplicação no processo de aprendizagem organizacional |
title_sort |
Aprendizagem baseada em projetos: uma aplicação no processo de aprendizagem organizacional |
author |
Bianchi, Catharina Rapouzo |
author_facet |
Bianchi, Catharina Rapouzo |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Figueiredo, Moacyr A. D. Pinheiro, Alexandre Silva Figueiredo, Lívia Cavalcanti |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Bianchi, Catharina Rapouzo |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Aprendizagem organizacional Aprendizagem baseada em projetos Gestão de projetos Aprendizagem organizacional Aprendizagem baseada em problemas Gestão de projeto Project based learning Organizational learning Project management |
topic |
Aprendizagem organizacional Aprendizagem baseada em projetos Gestão de projetos Aprendizagem organizacional Aprendizagem baseada em problemas Gestão de projeto Project based learning Organizational learning Project management |
description |
O presente projeto tem como objetivo evidenciar como a Aprendizagem Baseada em Projetos (Project Based Learning - PBL) pode contribuir para o processo de Aprendizagem Organizacional (AO). O objetivo do projeto atesta sua relevância pela falta de estudos na literatura que relacionem os dois temas. A metodologia da pesquisa foi estruturada considerando a utilização de dois diferentes métodos: pesquisa bibliográfica, para a construção do referencial teórico, e estudo de caso, para pesquisa de campo. Os resultados da revisão de literatura foram: o levantamento dos principais conceitos e ideias sobre a AO e o PBL; as formas de realização e aplicação da AO e do PBL em empresas; as principais barreiras e facilitadores para essas aplicações; a diferenciação entre Aprendizagem Baseada em Projetos e Aprendizagem Baseada em Problemas; e a percepção de que os projetos trazem inúmeros benefícios às empresas, como: o alinhamento com as mudanças e necessidades do mercado, o conhecimento de tendências para a resolução de problemas de forma prática; e a consideração da visão de todos da organização. O estudo de caso foi realizado em uma indústria que aplica a Gestão de Projetos para a melhoria de seus processos. Os resultados da pesquisa de campo apresentam aspectos da Gestão de Projetos que contribuem para o processo de Aprendizagem Organizacional, como: a presença das etapas definidas; o preenchimento de documentos que enfatizam os objetivos e as entregas; e uma metodologia que incentiva o uso de ferramentas e práticas facilitadoras. Com base nos resultados, conclui-se que o PBL pode ser uma ferramenta proveitosa para auxiliar a Aprendizagem Organizacional. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-07-02T20:56:21Z 2021-07-02T20:56:21Z 2021 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
BIANCHI, Catharina Rapouzo. Aprendizagem baseada em projetos: uma aplicação no processo de aprendizagem organizacional. 2021. 69 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Produção) - Escola de Engenharia de Petrópolis, Universidade Federal Fluminense, Petrópolis, 2021. https://app.uff.br/riuff/handle/1/22466 Aluno de Graduação |
identifier_str_mv |
BIANCHI, Catharina Rapouzo. Aprendizagem baseada em projetos: uma aplicação no processo de aprendizagem organizacional. 2021. 69 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Produção) - Escola de Engenharia de Petrópolis, Universidade Federal Fluminense, Petrópolis, 2021. Aluno de Graduação |
url |
https://app.uff.br/riuff/handle/1/22466 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ CC-BY-SA info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ CC-BY-SA |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Petrópolis |
publisher.none.fl_str_mv |
Petrópolis |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) instname:Universidade Federal Fluminense (UFF) instacron:UFF |
instname_str |
Universidade Federal Fluminense (UFF) |
instacron_str |
UFF |
institution |
UFF |
reponame_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
collection |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF) |
repository.mail.fl_str_mv |
riuff@id.uff.br |
_version_ |
1811823585116815360 |