Uma metodologia de ensino do uso do hífen para alunos de Ensino Médio na modalidade educação de jovens e adultos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Motta, Kátia Maria Ribeiro
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
Texto Completo: https://app.uff.br/riuff/handle/1/9512
Resumo: A presente tese apresenta uma proposta de ensino de língua portuguesa para alunos do Programa Nacional de Integração da Educação Básica com a Educação Profissional na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos (PROEJA), baseada na metodologia Molar de abordagem de textos gramaticais do Prof. Dr. Maurício da Silva. A metodologia foi aplicada ao estudo das regras de emprego do hífen explicitadas no texto das Bases XV e XVI do Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa de 1990, tendo em vista a grande importância do assunto em razão da entrada em vigor do Acordo em 2016 e a grande dificuldade de apreensão das referidas regras, bem como das convenções ortográficas em geral, manifestada pelos discentes da referida modalidade de ensino. A proposta criada e descrita nesta tese apoiou-se, também, na utilização da teoria de Gêneros Textuais como forma de mediar a transposição didática dos pressupostos teóricos. Assim sendo, apresenta- se aqui a criação de um material didático em que se corporificou essa transposição para textos dos gêneros bula, propaganda e cápsulas hifênicas
id UFF-2_0ee815f8679f775ab0424337319414d8
oai_identifier_str oai:app.uff.br:1/9512
network_acronym_str UFF-2
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository_id_str 2120
spelling Uma metodologia de ensino do uso do hífen para alunos de Ensino Médio na modalidade educação de jovens e adultosPROEJAAcordo Ortográfico da Língua Portuguesa (1990)Metodologia molarGêneros textuaisMaterial didáticoBulaPropagandaCápsulas hifênicasEducação de adultosEnsino médioOrtografiaPortuguese Language Spelling Agreement (1990)Molar methodologyGenre theoryEducational materialCMI leafletsAdvertisingHyphenic capsulesA presente tese apresenta uma proposta de ensino de língua portuguesa para alunos do Programa Nacional de Integração da Educação Básica com a Educação Profissional na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos (PROEJA), baseada na metodologia Molar de abordagem de textos gramaticais do Prof. Dr. Maurício da Silva. A metodologia foi aplicada ao estudo das regras de emprego do hífen explicitadas no texto das Bases XV e XVI do Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa de 1990, tendo em vista a grande importância do assunto em razão da entrada em vigor do Acordo em 2016 e a grande dificuldade de apreensão das referidas regras, bem como das convenções ortográficas em geral, manifestada pelos discentes da referida modalidade de ensino. A proposta criada e descrita nesta tese apoiou-se, também, na utilização da teoria de Gêneros Textuais como forma de mediar a transposição didática dos pressupostos teóricos. Assim sendo, apresenta- se aqui a criação de um material didático em que se corporificou essa transposição para textos dos gêneros bula, propaganda e cápsulas hifênicasThis thesis presents a proposal on Portuguese language teaching to students of the National Elementary Education Integration Program with Vocational Education in the Youth and Adult Education Mode (PROEJA) based on the Molar methodology approach to grammatical texts by Dr. Mauricio da Silva. The methodology was applied to the study of the rules on the use of the hyphen explained in the Bases XV and XVI of the 1990 Portuguese Language Orthographic Agreement, due to the great importance of the subject, which will come into effect in 2016, and the great difficulties in apprehension of those rules, as well as spelling conventions in general, shown by students of the aforementioned mode of education. The proposal created and described in this thesis was supported by the Genre theory as a way to mediate the didactic transposition of the theoretical assumptions. Therefore, this paper presents the creation of pedagogical material that embodied this transposition to texts of CMI (Consumer Medicine Information) leaflets, advertising and hyphenic capsulesSilva, Maurício daBittencourt, TerezinhaVictorino, Shirlei CamposChagas, Carmen Elena dasLima, Ronaldo AmorimMotta, Kátia Maria Ribeiro2019-05-17T14:31:07Z2019-05-17T14:31:07Z2015info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/9512http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/CC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2022-01-13T18:15:00Zoai:app.uff.br:1/9512Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202024-08-19T10:49:01.199353Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false
dc.title.none.fl_str_mv Uma metodologia de ensino do uso do hífen para alunos de Ensino Médio na modalidade educação de jovens e adultos
title Uma metodologia de ensino do uso do hífen para alunos de Ensino Médio na modalidade educação de jovens e adultos
spellingShingle Uma metodologia de ensino do uso do hífen para alunos de Ensino Médio na modalidade educação de jovens e adultos
Motta, Kátia Maria Ribeiro
PROEJA
Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa (1990)
Metodologia molar
Gêneros textuais
Material didático
Bula
Propaganda
Cápsulas hifênicas
Educação de adultos
Ensino médio
Ortografia
Portuguese Language Spelling Agreement (1990)
Molar methodology
Genre theory
Educational material
CMI leaflets
Advertising
Hyphenic capsules
title_short Uma metodologia de ensino do uso do hífen para alunos de Ensino Médio na modalidade educação de jovens e adultos
title_full Uma metodologia de ensino do uso do hífen para alunos de Ensino Médio na modalidade educação de jovens e adultos
title_fullStr Uma metodologia de ensino do uso do hífen para alunos de Ensino Médio na modalidade educação de jovens e adultos
title_full_unstemmed Uma metodologia de ensino do uso do hífen para alunos de Ensino Médio na modalidade educação de jovens e adultos
title_sort Uma metodologia de ensino do uso do hífen para alunos de Ensino Médio na modalidade educação de jovens e adultos
author Motta, Kátia Maria Ribeiro
author_facet Motta, Kátia Maria Ribeiro
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Silva, Maurício da
Bittencourt, Terezinha
Victorino, Shirlei Campos
Chagas, Carmen Elena das
Lima, Ronaldo Amorim
dc.contributor.author.fl_str_mv Motta, Kátia Maria Ribeiro
dc.subject.por.fl_str_mv PROEJA
Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa (1990)
Metodologia molar
Gêneros textuais
Material didático
Bula
Propaganda
Cápsulas hifênicas
Educação de adultos
Ensino médio
Ortografia
Portuguese Language Spelling Agreement (1990)
Molar methodology
Genre theory
Educational material
CMI leaflets
Advertising
Hyphenic capsules
topic PROEJA
Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa (1990)
Metodologia molar
Gêneros textuais
Material didático
Bula
Propaganda
Cápsulas hifênicas
Educação de adultos
Ensino médio
Ortografia
Portuguese Language Spelling Agreement (1990)
Molar methodology
Genre theory
Educational material
CMI leaflets
Advertising
Hyphenic capsules
description A presente tese apresenta uma proposta de ensino de língua portuguesa para alunos do Programa Nacional de Integração da Educação Básica com a Educação Profissional na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos (PROEJA), baseada na metodologia Molar de abordagem de textos gramaticais do Prof. Dr. Maurício da Silva. A metodologia foi aplicada ao estudo das regras de emprego do hífen explicitadas no texto das Bases XV e XVI do Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa de 1990, tendo em vista a grande importância do assunto em razão da entrada em vigor do Acordo em 2016 e a grande dificuldade de apreensão das referidas regras, bem como das convenções ortográficas em geral, manifestada pelos discentes da referida modalidade de ensino. A proposta criada e descrita nesta tese apoiou-se, também, na utilização da teoria de Gêneros Textuais como forma de mediar a transposição didática dos pressupostos teóricos. Assim sendo, apresenta- se aqui a criação de um material didático em que se corporificou essa transposição para textos dos gêneros bula, propaganda e cápsulas hifênicas
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015
2019-05-17T14:31:07Z
2019-05-17T14:31:07Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://app.uff.br/riuff/handle/1/9512
url https://app.uff.br/riuff/handle/1/9512
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
CC-BY-SA
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
CC-BY-SA
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron:UFF
instname_str Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron_str UFF
institution UFF
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)
repository.mail.fl_str_mv riuff@id.uff.br
_version_ 1811823577797754880