Recursos experimentais para o ensino de temas de eletrodinâmica e eletromagnetismo: diálogos com um jovem com deficiência visual

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Moraes, Julia Roberta Pereira dos Santos
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
Texto Completo: http://app.uff.br/riuff/handle/1/26598
Resumo: Lentamente e ao longo dos anos a inclusão de estudantes com necessidades educacionais específicas vem se tornado uma realidade nas escolas brasileiras, assim, é necessário adaptar o ambiente escolar a esses estudantes. A partir disso, pensando especificamente nos estudantes com deficiência visual, o presente trabalho questiona a validade do acervo de aparatos experimentais produzidos no Grupo de Pesquisa em Ensino de Física, da Universidade Federal Fluminense, com a intenção de permitir aos estudantes com e sem deficiência visual a explorá-los, analisar seus efeitos e melhor compreender e se apropriar de conhecimentos da eletrodinâmica e eletromagnetismo no Ensino Médio. Para tanto, reconhecendo, na perspectiva da inclusão, a importância da validação dos recursos didáticos por pessoas com deficiência visual, foram realizadas entrevistas com um estudante voluntário com deficiência visual, onde ele pode explorar, criticar e observar se os aparatos eram realmente acessíveis. As contribuições advindas da avaliação do voluntário nos levaram a constatação que dos 13 aparatos produzidos, 6 não demandavam mudanças, 7 poderiam ser aprimorados com pequenas modificações e/ou complementações e 2 exigiam novas proposições que permitissem melhor manipulação e percepção dos fenômenos. A reflexão sobre as críticas e sugestões do avaliador com deficiência visual permitiu a melhoria nos arranjos experimentais, garantindo que os aparatos experimentais passassem a ter potencial para uso no ensino de Física para estudantes com e sem deficiência visual, ou seja, em práticas educacionais inclusivas. Nesse sentido, foi possível comprovar a importância dessa avaliação, já que, alguns dos aparatos que pareciam ser inclusivos, na realidade não eram, e a partir disso pudemos realmente adaptá-los de modo a valorizar as individualidades de cada estudante.
id UFF-2_0f8fda5f5d86e4e5e2e7870077287508
oai_identifier_str oai:app.uff.br:1/26598
network_acronym_str UFF-2
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository_id_str 2120
spelling Recursos experimentais para o ensino de temas de eletrodinâmica e eletromagnetismo: diálogos com um jovem com deficiência visualInclusãoDeficiência visualEnsino MédioEletrodinâmica e EletromagnetismoAvaliação de aparatos experimentaisInclusãoDeficiência visualEletrodinâmica e EletromagnetismoAvaliação de aparatos experimentaisProdução intelectualInclusionVisual ImpairmentHigh schoolElectrodynamics and ElectromagnetismExperiments evaluationLentamente e ao longo dos anos a inclusão de estudantes com necessidades educacionais específicas vem se tornado uma realidade nas escolas brasileiras, assim, é necessário adaptar o ambiente escolar a esses estudantes. A partir disso, pensando especificamente nos estudantes com deficiência visual, o presente trabalho questiona a validade do acervo de aparatos experimentais produzidos no Grupo de Pesquisa em Ensino de Física, da Universidade Federal Fluminense, com a intenção de permitir aos estudantes com e sem deficiência visual a explorá-los, analisar seus efeitos e melhor compreender e se apropriar de conhecimentos da eletrodinâmica e eletromagnetismo no Ensino Médio. Para tanto, reconhecendo, na perspectiva da inclusão, a importância da validação dos recursos didáticos por pessoas com deficiência visual, foram realizadas entrevistas com um estudante voluntário com deficiência visual, onde ele pode explorar, criticar e observar se os aparatos eram realmente acessíveis. As contribuições advindas da avaliação do voluntário nos levaram a constatação que dos 13 aparatos produzidos, 6 não demandavam mudanças, 7 poderiam ser aprimorados com pequenas modificações e/ou complementações e 2 exigiam novas proposições que permitissem melhor manipulação e percepção dos fenômenos. A reflexão sobre as críticas e sugestões do avaliador com deficiência visual permitiu a melhoria nos arranjos experimentais, garantindo que os aparatos experimentais passassem a ter potencial para uso no ensino de Física para estudantes com e sem deficiência visual, ou seja, em práticas educacionais inclusivas. Nesse sentido, foi possível comprovar a importância dessa avaliação, já que, alguns dos aparatos que pareciam ser inclusivos, na realidade não eram, e a partir disso pudemos realmente adaptá-los de modo a valorizar as individualidades de cada estudante.Slowly and over the years the inclusion of students with specific educational needs is becoming a reality in Brazilian schools, so there is a need to adapt the school environment to these students. To this end, focusing specifically in the visually impaired students, the present work questions the validity of the experiments collection produced in the Grupo de Pesquisa em Ensino de Física, from Universidade Federal Fluminense, with the intention of allowing the students with and without visual impairment to explore, analyze their effects and better comprehend and appropriate themselves of the electrodynamics and electromagnetism knowledge in high school. To this end, recognizing, from the inclusion perspective, the significance of the teaching resources validation made by visually impaired people, interviews were carried out with a volunteer student with visual impairment, where he was able to explore, review and observe if the experiments were in fact accessible. The contributions from the volunteer evaluation led us to the realization that from the 13 experiments produced, 6 of them did not require changes, 7 could be improved with small modifications and/or complementations and 2 needed new propositions to allow better handling and perception of phenomena. The reflection on the opinions and suggestions of the visually impaired evaluator allowed the improvement of the experimental arrangements, ensuring that the experimental apparatus started to have potential to be used in the physics teaching to students with or without visual impairment, in other words, in inclusive educational practices. In this sense, it was possible to prove the importance of this assessment, since some of the experimental arrangements that seemed to be inclusive, actually were not, and from that, we were able to really adapt them in order to value the individualities of each student.84 pAlmeida, Lucia da Cruz deSathler , Karla Silene Oliveira MarinhoBarrelo Jr, NelsonMoraes, Julia Roberta Pereira dos Santos2022-10-24T19:12:01Z2022-10-24T19:12:01Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/octet-streamMoraes, Julia Roberta Pereira dos Santos. Recursos experimentais para o ensino de temas de eletrodinâmica e eletromagnetismo: diálogos com um jovem com deficiência visual. 2022. 84 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Física) - Instituto de Física, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2022.http://app.uff.br/riuff/handle/1/26598CC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2022-10-24T19:12:05Zoai:app.uff.br:1/26598Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202024-08-19T11:12:23.162655Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false
dc.title.none.fl_str_mv Recursos experimentais para o ensino de temas de eletrodinâmica e eletromagnetismo: diálogos com um jovem com deficiência visual
title Recursos experimentais para o ensino de temas de eletrodinâmica e eletromagnetismo: diálogos com um jovem com deficiência visual
spellingShingle Recursos experimentais para o ensino de temas de eletrodinâmica e eletromagnetismo: diálogos com um jovem com deficiência visual
Moraes, Julia Roberta Pereira dos Santos
Inclusão
Deficiência visual
Ensino Médio
Eletrodinâmica e Eletromagnetismo
Avaliação de aparatos experimentais
Inclusão
Deficiência visual
Eletrodinâmica e Eletromagnetismo
Avaliação de aparatos experimentais
Produção intelectual
Inclusion
Visual Impairment
High school
Electrodynamics and Electromagnetism
Experiments evaluation
title_short Recursos experimentais para o ensino de temas de eletrodinâmica e eletromagnetismo: diálogos com um jovem com deficiência visual
title_full Recursos experimentais para o ensino de temas de eletrodinâmica e eletromagnetismo: diálogos com um jovem com deficiência visual
title_fullStr Recursos experimentais para o ensino de temas de eletrodinâmica e eletromagnetismo: diálogos com um jovem com deficiência visual
title_full_unstemmed Recursos experimentais para o ensino de temas de eletrodinâmica e eletromagnetismo: diálogos com um jovem com deficiência visual
title_sort Recursos experimentais para o ensino de temas de eletrodinâmica e eletromagnetismo: diálogos com um jovem com deficiência visual
author Moraes, Julia Roberta Pereira dos Santos
author_facet Moraes, Julia Roberta Pereira dos Santos
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Almeida, Lucia da Cruz de
Sathler , Karla Silene Oliveira Marinho
Barrelo Jr, Nelson
dc.contributor.author.fl_str_mv Moraes, Julia Roberta Pereira dos Santos
dc.subject.por.fl_str_mv Inclusão
Deficiência visual
Ensino Médio
Eletrodinâmica e Eletromagnetismo
Avaliação de aparatos experimentais
Inclusão
Deficiência visual
Eletrodinâmica e Eletromagnetismo
Avaliação de aparatos experimentais
Produção intelectual
Inclusion
Visual Impairment
High school
Electrodynamics and Electromagnetism
Experiments evaluation
topic Inclusão
Deficiência visual
Ensino Médio
Eletrodinâmica e Eletromagnetismo
Avaliação de aparatos experimentais
Inclusão
Deficiência visual
Eletrodinâmica e Eletromagnetismo
Avaliação de aparatos experimentais
Produção intelectual
Inclusion
Visual Impairment
High school
Electrodynamics and Electromagnetism
Experiments evaluation
description Lentamente e ao longo dos anos a inclusão de estudantes com necessidades educacionais específicas vem se tornado uma realidade nas escolas brasileiras, assim, é necessário adaptar o ambiente escolar a esses estudantes. A partir disso, pensando especificamente nos estudantes com deficiência visual, o presente trabalho questiona a validade do acervo de aparatos experimentais produzidos no Grupo de Pesquisa em Ensino de Física, da Universidade Federal Fluminense, com a intenção de permitir aos estudantes com e sem deficiência visual a explorá-los, analisar seus efeitos e melhor compreender e se apropriar de conhecimentos da eletrodinâmica e eletromagnetismo no Ensino Médio. Para tanto, reconhecendo, na perspectiva da inclusão, a importância da validação dos recursos didáticos por pessoas com deficiência visual, foram realizadas entrevistas com um estudante voluntário com deficiência visual, onde ele pode explorar, criticar e observar se os aparatos eram realmente acessíveis. As contribuições advindas da avaliação do voluntário nos levaram a constatação que dos 13 aparatos produzidos, 6 não demandavam mudanças, 7 poderiam ser aprimorados com pequenas modificações e/ou complementações e 2 exigiam novas proposições que permitissem melhor manipulação e percepção dos fenômenos. A reflexão sobre as críticas e sugestões do avaliador com deficiência visual permitiu a melhoria nos arranjos experimentais, garantindo que os aparatos experimentais passassem a ter potencial para uso no ensino de Física para estudantes com e sem deficiência visual, ou seja, em práticas educacionais inclusivas. Nesse sentido, foi possível comprovar a importância dessa avaliação, já que, alguns dos aparatos que pareciam ser inclusivos, na realidade não eram, e a partir disso pudemos realmente adaptá-los de modo a valorizar as individualidades de cada estudante.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-10-24T19:12:01Z
2022-10-24T19:12:01Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv Moraes, Julia Roberta Pereira dos Santos. Recursos experimentais para o ensino de temas de eletrodinâmica e eletromagnetismo: diálogos com um jovem com deficiência visual. 2022. 84 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Física) - Instituto de Física, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2022.
http://app.uff.br/riuff/handle/1/26598
identifier_str_mv Moraes, Julia Roberta Pereira dos Santos. Recursos experimentais para o ensino de temas de eletrodinâmica e eletromagnetismo: diálogos com um jovem com deficiência visual. 2022. 84 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Física) - Instituto de Física, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2022.
url http://app.uff.br/riuff/handle/1/26598
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv CC-BY-SA
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv CC-BY-SA
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/octet-stream
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron:UFF
instname_str Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron_str UFF
institution UFF
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)
repository.mail.fl_str_mv riuff@id.uff.br
_version_ 1811823690313105408