Roteamento de veículos para a distribuição de vacinas: estudo de caso considerando as unidades básicas de saúde da cidade do Rio de Janeiro-RJ
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2024 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
Texto Completo: | https://app.uff.br/riuff/handle/1/33406 |
Resumo: | O Brasil conta com um dos maiores Programas Nacionais de Imunização do mundo contando com a distribuição de 45 tipos de vacina diferentes. O presente estudo tem como objetivo estudar o processo de distribuição da vacina e elaborar uma metodologia de roteamento de veículos que garanta a disponibilidade dos imunizantes e minimização da distância percorrida para a operação de distribuição da cidade do Rio de Janeiro. Para isso, foram obtidas as localizações do centro de armazenagem e das Unidades Básicas de Saúde (UBS) e, posteriormente, foram calculadas as distâncias teóricas e reais entre as unidades através da fórmula Haversine e da API Distance Matrix, respectivamente. A ferramenta de solução escolhida foi algoritmo heurístico para Problema de Roteamento de Veículos de código aberto chamada Hygese. Através da aplicação das distâncias reais na solução teórica foi observado um aumento de até 136% na distância percorrida e violação de tempo de duração para 10 das 11 rotas previstas. Assim, foi verificado que uso das distâncias reais permite maior assertividade do planejamento e melhor programação da operação. Além deste teste para verificar os impactos de uma possível divisão das unidades, foi realizada uma clusterização das UBS com o uso do método k-means a partir de suas coordenadas. Os resultados obtidos demonstram que a segmentação das UBSs gera um impacto negativo na distância total percorrida que varia de 4,7% a 21,0%. Por outro lado, a clusterização pode ser utilizada como para viabilizar para resolução de problemas muito complexos ou para oferecer maior controle da operação por parte do decisor, uma vez que permite o agrupamento de nós considerando diversos fatores que impactam na operação ou estratégia do negócio |
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O Brasil conta com um dos maiores Programas Nacionais de Imunização do mundo contando com a distribuição de 45 tipos de vacina diferentes. O presente estudo tem como objetivo estudar o processo de distribuição da vacina e elaborar uma metodologia de roteamento de veículos que garanta a disponibilidade dos imunizantes e minimização da distância percorrida para a operação de distribuição da cidade do Rio de Janeiro. Para isso, foram obtidas as localizações do centro de armazenagem e das Unidades Básicas de Saúde (UBS) e, posteriormente, foram calculadas as distâncias teóricas e reais entre as unidades através da fórmula Haversine e da API Distance Matrix, respectivamente. A ferramenta de solução escolhida foi algoritmo heurístico para Problema de Roteamento de Veículos de código aberto chamada Hygese. Através da aplicação das distâncias reais na solução teórica foi observado um aumento de até 136% na distância percorrida e violação de tempo de duração para 10 das 11 rotas previstas. Assim, foi verificado que uso das distâncias reais permite maior assertividade do planejamento e melhor programação da operação. Além deste teste para verificar os impactos de uma possível divisão das unidades, foi realizada uma clusterização das UBS com o uso do método k-means a partir de suas coordenadas. Os resultados obtidos demonstram que a segmentação das UBSs gera um impacto negativo na distância total percorrida que varia de 4,7% a 21,0%. Por outro lado, a clusterização pode ser utilizada como para viabilizar para resolução de problemas muito complexos ou para oferecer maior controle da operação por parte do decisor, uma vez que permite o agrupamento de nós considerando diversos fatores que impactam na operação ou estratégia do negócio |
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