Uma comparação empírica entre o uso do textual e o audiovisual para a difusão de conhecimento técnico nas organizações

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Moreira, Otávio Vargas
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
Texto Completo: https://app.uff.br/riuff/handle/1/8811
Resumo: O avanço tecnológico nos meios de comunicação, viabilizou diversos meios de propagação do conhecimento e, consequentemente, romper ou questionar velhos paradigmas. O vídeo não é algo novo. No início, essa tecnologia era cara, com equipamentos com dimensões e pesos demasiados, quase que exclusivos das grandes empresas de telecomunicações, mas com o passar dos anos, os equipamentos se tornaram baratos e portáteis, tornando-se muito populares nos dias de hoje. Na observância dos benefícios advindos do vídeo, o quão vantajoso seria, as organizações, investirem no uso deste modelo. O presente artigo investiga dois modelos para a difusão de conhecimento técnico nas organizações, o texto e o vídeo, com a finalidade de aferir algumas características como a preferência, eficiência e a eficácia de cada um. Para este fim executamos um experimento com vinte pessoas, que, com o apoio de manuais similares nos dois moldes (vídeo e texto), desempenharam tarefas computacionais e responderam a questionários. Os resultados não fugiram do esperado: o vídeo foi o mais eficiente, com maior número de acertos nas perguntas referentes ao conteúdo, levemente eficaz, visto que o tempo gasto foi menor, e também o preferido pelos usuários
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