Desafios (tensões) e superações na implantação do projeto político-linguístico de ensino de francês para crianças no município de Niterói

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Souza, Gilberto Ferreira de
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
Texto Completo: https://app.uff.br/riuff/handle/1/11647
Resumo: Esta dissertação analisa o projeto político linguístico de ensino de línguas estrangeiras para crianças dos anos iniciais do ensino fundamental, implantado em 2014 nas escolas públicas do município de Niterói, no estado do Rio de Janeiro. Dentre os principais objetivos, destacamos a necessidade de refletir sobre os resultados do predito projeto após os primeiros três anos de sua implantação, ponderar sobre o conceito de políticas linguísticas e planejamento para o ensino de línguas, com ênfase no francês, para crianças em sete escolas do município de Niterói, além de identificar o aporte do estudo de línguas estrangeiras para essa faixa etária... Para tanto, os conceitos que embasam essa pesquisa são: Política e Planificação Linguística (COOPER,1997; CALVET,2002,2006,2007), Glotopolítica (GUESPIN, MARCELLESI, 1986; LAGARES, 2018), assim como os novos estudos de Letramento (MATTOS, VALÉRIO, 2010; SOUZA, 2011). A abordagem metodológica adotada para o levantamento de dados evidencia o estudo interpretativo, de natureza qualitativo-descritiva. Com o propósito de efetivar os objetivos propostos neste trabalho, recorremos aos seguintes instrumentos: pesquisa bibliográfica, análise de documentos oficiais, como PCNs e LDB, e entrevistas com atores que participaram da elaboração e da implantação do projeto. Os resultados obtidos nos indicam a relevância desse projeto para a valorização do plurilinguismo nas escolas públicas de Niterói e apontam, por outro lado, as dificuldades relacionadas à continuidade do referido projeto, sobretudo em relação ao ensino da língua francesa
id UFF-2_0fee5cf4c56b3207e274389cf39abc81
oai_identifier_str oai:app.uff.br:1/11647
network_acronym_str UFF-2
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository_id_str 2120
spelling Desafios (tensões) e superações na implantação do projeto político-linguístico de ensino de francês para crianças no município de NiteróiPolítica linguísticaEnsino de línguas para criançasLíngua francesaLetramentoPolítica linguísticaEnsino fundamentalEnsino da língua francesaLetramentoLanguage policyLanguage teaching for childrenFrench languageLiteracyEsta dissertação analisa o projeto político linguístico de ensino de línguas estrangeiras para crianças dos anos iniciais do ensino fundamental, implantado em 2014 nas escolas públicas do município de Niterói, no estado do Rio de Janeiro. Dentre os principais objetivos, destacamos a necessidade de refletir sobre os resultados do predito projeto após os primeiros três anos de sua implantação, ponderar sobre o conceito de políticas linguísticas e planejamento para o ensino de línguas, com ênfase no francês, para crianças em sete escolas do município de Niterói, além de identificar o aporte do estudo de línguas estrangeiras para essa faixa etária... Para tanto, os conceitos que embasam essa pesquisa são: Política e Planificação Linguística (COOPER,1997; CALVET,2002,2006,2007), Glotopolítica (GUESPIN, MARCELLESI, 1986; LAGARES, 2018), assim como os novos estudos de Letramento (MATTOS, VALÉRIO, 2010; SOUZA, 2011). A abordagem metodológica adotada para o levantamento de dados evidencia o estudo interpretativo, de natureza qualitativo-descritiva. Com o propósito de efetivar os objetivos propostos neste trabalho, recorremos aos seguintes instrumentos: pesquisa bibliográfica, análise de documentos oficiais, como PCNs e LDB, e entrevistas com atores que participaram da elaboração e da implantação do projeto. Os resultados obtidos nos indicam a relevância desse projeto para a valorização do plurilinguismo nas escolas públicas de Niterói e apontam, por outro lado, as dificuldades relacionadas à continuidade do referido projeto, sobretudo em relação ao ensino da língua francesaThis dissertation analyzes the political linguistic project of teaching foreign languages to children in the initial years of elementary education, implemented in 2014 in the public schools of the municipality of Niterói, in the state of Rio de Janeiro. Among the main objectives, we highlight the need to reflect on the results of the predicted project after the first three years of its implementation, to consider the concept of language policies and planning for language teaching, with an emphasis on French, for children in seven schools of the city of Niterói, besides identifying the contribution of the study of foreign languages for this age group. For this, the concepts that support this research are: Linguistic Policy and Planning (COOPER, 1997; CALVET, 2002,2006,2007), Gloto-politics (GUESPIN, MARCELLESI, 1986; LAGARES, 2018), as well as the new literacy studies (MATTOS, VALÉRIO, 2010; SOUZA, 2011). The methodological approach adopted for the data collection highlights the interpretative study, of a qualitative-descriptive nature. With the purpose of accomplishing the objectives proposed in this work, we used the following instruments: bibliographic research, analysis of official documents, such as PCNs and LDB, and interviews with key players who participated in the elaboration and implementation of the project. The results obtained indicate the relevance of this project for the valorization of plurilingualism in the public schools of Niterói, and point out, on the other hand, the difficulties related to the continuity of this project, especially in relation to the teaching of the French language130 f.Pereira, Telma Cristina de Almeida SilvaFerreira, Camilla dos SantosMagalhães, Pedro Armando de AlmeidaWindle, Joel AustinSouza, Gilberto Ferreira de2019-10-10T16:59:02Z2019-10-10T16:59:02Z2019info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/11647CC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2022-02-07T21:18:18Zoai:app.uff.br:1/11647Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202024-08-19T10:58:17.192724Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false
dc.title.none.fl_str_mv Desafios (tensões) e superações na implantação do projeto político-linguístico de ensino de francês para crianças no município de Niterói
title Desafios (tensões) e superações na implantação do projeto político-linguístico de ensino de francês para crianças no município de Niterói
spellingShingle Desafios (tensões) e superações na implantação do projeto político-linguístico de ensino de francês para crianças no município de Niterói
Souza, Gilberto Ferreira de
Política linguística
Ensino de línguas para crianças
Língua francesa
Letramento
Política linguística
Ensino fundamental
Ensino da língua francesa
Letramento
Language policy
Language teaching for children
French language
Literacy
title_short Desafios (tensões) e superações na implantação do projeto político-linguístico de ensino de francês para crianças no município de Niterói
title_full Desafios (tensões) e superações na implantação do projeto político-linguístico de ensino de francês para crianças no município de Niterói
title_fullStr Desafios (tensões) e superações na implantação do projeto político-linguístico de ensino de francês para crianças no município de Niterói
title_full_unstemmed Desafios (tensões) e superações na implantação do projeto político-linguístico de ensino de francês para crianças no município de Niterói
title_sort Desafios (tensões) e superações na implantação do projeto político-linguístico de ensino de francês para crianças no município de Niterói
author Souza, Gilberto Ferreira de
author_facet Souza, Gilberto Ferreira de
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Pereira, Telma Cristina de Almeida Silva
Ferreira, Camilla dos Santos
Magalhães, Pedro Armando de Almeida
Windle, Joel Austin
dc.contributor.author.fl_str_mv Souza, Gilberto Ferreira de
dc.subject.por.fl_str_mv Política linguística
Ensino de línguas para crianças
Língua francesa
Letramento
Política linguística
Ensino fundamental
Ensino da língua francesa
Letramento
Language policy
Language teaching for children
French language
Literacy
topic Política linguística
Ensino de línguas para crianças
Língua francesa
Letramento
Política linguística
Ensino fundamental
Ensino da língua francesa
Letramento
Language policy
Language teaching for children
French language
Literacy
description Esta dissertação analisa o projeto político linguístico de ensino de línguas estrangeiras para crianças dos anos iniciais do ensino fundamental, implantado em 2014 nas escolas públicas do município de Niterói, no estado do Rio de Janeiro. Dentre os principais objetivos, destacamos a necessidade de refletir sobre os resultados do predito projeto após os primeiros três anos de sua implantação, ponderar sobre o conceito de políticas linguísticas e planejamento para o ensino de línguas, com ênfase no francês, para crianças em sete escolas do município de Niterói, além de identificar o aporte do estudo de línguas estrangeiras para essa faixa etária... Para tanto, os conceitos que embasam essa pesquisa são: Política e Planificação Linguística (COOPER,1997; CALVET,2002,2006,2007), Glotopolítica (GUESPIN, MARCELLESI, 1986; LAGARES, 2018), assim como os novos estudos de Letramento (MATTOS, VALÉRIO, 2010; SOUZA, 2011). A abordagem metodológica adotada para o levantamento de dados evidencia o estudo interpretativo, de natureza qualitativo-descritiva. Com o propósito de efetivar os objetivos propostos neste trabalho, recorremos aos seguintes instrumentos: pesquisa bibliográfica, análise de documentos oficiais, como PCNs e LDB, e entrevistas com atores que participaram da elaboração e da implantação do projeto. Os resultados obtidos nos indicam a relevância desse projeto para a valorização do plurilinguismo nas escolas públicas de Niterói e apontam, por outro lado, as dificuldades relacionadas à continuidade do referido projeto, sobretudo em relação ao ensino da língua francesa
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-10-10T16:59:02Z
2019-10-10T16:59:02Z
2019
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://app.uff.br/riuff/handle/1/11647
url https://app.uff.br/riuff/handle/1/11647
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv CC-BY-SA
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv CC-BY-SA
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron:UFF
instname_str Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron_str UFF
institution UFF
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)
repository.mail.fl_str_mv riuff@id.uff.br
_version_ 1811823622670516224