A importância da Educação Musical na formação do pedagogo: implicações da Lei 11.769/08

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Costa, Fernanda Luiza dos Santos
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
Texto Completo: https://app.uff.br/riuff/handle/1/1387
Resumo: Este trabalho é o relato de uma experiência que se deu durante meu processo de formação no curso de Pedagogia no Instituto de Educação de Angra dos Reis (IEAR). Como membro do Grupo de Estudos em Cultura Trabalho e Educação (GECULTE) participei de projetos voltados para a formação na área da música de professores da rede pública de quatro municípios da Costa Verde Sul Fluminense (Angra dos Reis, Mangaratiba, Rio Claro e Paraty), além de alunos do curso de pedagogia do IEAR. A partir do projeto "Implementação da Lri 11.769: construção de uma proposta de formação inicial e continuada para professores da rede pública da Costa Verde Sul Fluminense na área da educação musical" o grupo buscou compreender como a educação musical se dava nesta região e, através de diversas ações de pesquisa e extensão, colaborar para a formação inicial e continuada desses alunos e professores não especialistas em música. Neste relato apresento alguns dos desafios enfrentados pelo grupo, como também os avanços obtidos a partir de algumas propostas práticas realizadas
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