Educação musical no município de Angra dos Reis: Um estudo sobre o cenário de ensino atual

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Peres, Mikaela Mendes
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
Texto Completo: http://app.uff.br/riuff/handle/1/30172
Resumo: A educação musical, quando realizada de maneira comprometida e responsável, é capaz de promover o desenvolvimento integral do indivíduo, manifestando qualidades como atenção, concentração, disciplina, criatividade, etc. Contudo, a obrigatoriedade do ensino de música no ambiente escolar só foi implementada a partir do ano de 2008, enfrentando obstáculos até os dias atuais. O atual trabalho consiste em apresentar o presente cenário da Lei 11.769/2008, alterada pela Lei 13.278/2016, no município de Angra dos Reis. A metodologia parte de um estudo de levantamento bibliográfico percorrendo na literatura acadêmica pesquisas associadas ao ensino de música nas escolas, seus benefícios e maiores dificuldades para a implementação, bem como um estudo de caso dentro do município visando analisar o documento orientador curricular e escutar os professores atuantes através de survey, a fim de possibilitar uma compreensão dos fatores que causam defasagem na implementação da Lei. A partir disso, o trabalho encontra, de acordo com o abordado na literatura acadêmica, aspectos relacionados àfalta de formação apropriada aos professores e dificuldade em relacionar as especificidades do currículo com o pouco conhecimento adquirido dentro do município de Angra dos Reis, concluindo-se a necessidade de uma intervenção para atingir o objetivo final, uma educação musical de qualidade.
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