A exoneração do Estado pelo livre mercado (ou será pelo próprio Estado? : reflexões de base discursivo-cartográfica sobre enunciados acerca da BNCC-EM

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lopes, Shayane França
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
Texto Completo: http://app.uff.br/riuff/handle/1/25619
Resumo: A educação transborda de paradoxos, um deles é a Base Nacional Comum Curricular, documento que autoriza intervenções e materializa o livre acesso do mercado à educação pública. Diante dessa afirmação, buscamos compreender como, discursivamente, os segmentos privatistas alheios às práticas de formação e à atuação no âmbito escolar das redes públicas de ensino vêm ocupando espaços de fala dos efetivos profissionais do campo da educação. Para isso, o objetivo geral que conduz à busca por responder essa questão se concentra em identificar, pelo viés da Análise Cartográfica do Discurso, características discursivas comuns em enunciados relativos à educação, sobretudo pública, produzidos por representantes dos segmentos privatistas. Dois densos objetivos específicos foram definidos: mapear as práticas institucionais que sustentam os discursos dos segmentos privatistas visando à apropriação de efeitos de verdade; desnaturalizar, por meio das análises linguístico-discursivas, as verdades constituídas pelos segmentos privatistas sobre a educação pública brasileira. A discussão teórica se ancora na concepção da Linguística Aplicada de vertente discursiva, tendo como suporte preceitos da Análise Cartográfica do Discurso (BARROS; KASTRUP, 2010; DELEUZE; GUATTARI, 1995; DEUSDARÁ; ROCHA, 2021; PASSOS; BARROS, 2010; SOUZA, 2019). Buscando alcançar os objetivos estipulados e, assim, responder à pergunta de pesquisa, organizamos a tese em três capítulos, sendo o primeiro dedicado a explicitar o fazer profissional do professor da Educação Básica da rede pública no Brasil. Para isso, apresentamos formas por meio das quais se dão algumas disputas no terreno da educação, abordando os impactos do livre mercado na sala de aula através de diversos dispositivos de controle (ADRIÃO; PERONI, 2008, 2012; CAETANO, 2018, 2019; CURY, 2002; FREITAS, 2012, 2016, 2018; FRIGOTTO, 2016, 2017, 2018; NÓVOA, 2013, 2014, 2015, 2017; RAVITCH, 2010; SAVIANI, 2010, 2017). O movimento analítico acerca dos atores que respondem pela educação é iniciado nesse capítulo para que, no próximo, os percursos teórico-metodológicos sejam traçados com base em noções como interdiscurso, prática discursiva, semântica global e não-dito, além das noções teóricas de dispositivo e rizoma (AGAMBEN, 2011; DAHER, 2020; DAHER; SANT’ANNA, 2021; DAHER; VARGENS; GIORGI, 2021; DEUSDARÁ; ROCHA, 2021; FOUCAULT, 2002, 2008, 2009, 2015; MAINGUENEAU, 1997, 2000, 2008, 2011, 2015; ROCHA, 2014, 2020; SOUZA, 2019). O córpus foi produzido a partir de enunciados sobre a Base Nacional Comum Curricular do Ensino Médio, emitidos por participantes dos segmentos privatistas, a saber Movimento Pela Base, Todos Pela Educação e Fundação Lemann. O último capítulo é dedicado às análises linguístico-discursivas, por meio das quais delineamos o processo de significação da educação, estabelecendo eixos temáticos com base nos enunciados de cada um dos representantes dos segmentos privatistas em questão. A pesquisa realizada mostrou que a engrenagem da educação pública sofre interferências promovidas pela abertura do campo educacional a grandes grupos empresariais e organizações de filantropia familiar – alguns ligados a entidades de natureza transnacional – que se aderem ao Estado, uma vez que ocupam, nas bases do Governo, papel de articulação com Secretarias Municipais / Estaduais e com o MEC, tendo entrada alargada nas políticas e ações educacionais.
id UFF-2_1074b12e824d59e53f7dbf33c35e026c
oai_identifier_str oai:app.uff.br:1/25619
network_acronym_str UFF-2
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository_id_str 2120
spelling A exoneração do Estado pelo livre mercado (ou será pelo próprio Estado? : reflexões de base discursivo-cartográfica sobre enunciados acerca da BNCC-EMAnálise Cartográfica do DiscursoBase Nacional Comum Curricular do Ensino MédioEducação públicaPrática discursivaSegmentos privatistasAnálise do discursoBase Nacional Comum CurricularEnsino públicoCartographic Analysis of DiscourseBrazilian National Common Curricular Base for High SchoolPublic educationDiscursive practicePrivatist segmentsA educação transborda de paradoxos, um deles é a Base Nacional Comum Curricular, documento que autoriza intervenções e materializa o livre acesso do mercado à educação pública. Diante dessa afirmação, buscamos compreender como, discursivamente, os segmentos privatistas alheios às práticas de formação e à atuação no âmbito escolar das redes públicas de ensino vêm ocupando espaços de fala dos efetivos profissionais do campo da educação. Para isso, o objetivo geral que conduz à busca por responder essa questão se concentra em identificar, pelo viés da Análise Cartográfica do Discurso, características discursivas comuns em enunciados relativos à educação, sobretudo pública, produzidos por representantes dos segmentos privatistas. Dois densos objetivos específicos foram definidos: mapear as práticas institucionais que sustentam os discursos dos segmentos privatistas visando à apropriação de efeitos de verdade; desnaturalizar, por meio das análises linguístico-discursivas, as verdades constituídas pelos segmentos privatistas sobre a educação pública brasileira. A discussão teórica se ancora na concepção da Linguística Aplicada de vertente discursiva, tendo como suporte preceitos da Análise Cartográfica do Discurso (BARROS; KASTRUP, 2010; DELEUZE; GUATTARI, 1995; DEUSDARÁ; ROCHA, 2021; PASSOS; BARROS, 2010; SOUZA, 2019). Buscando alcançar os objetivos estipulados e, assim, responder à pergunta de pesquisa, organizamos a tese em três capítulos, sendo o primeiro dedicado a explicitar o fazer profissional do professor da Educação Básica da rede pública no Brasil. Para isso, apresentamos formas por meio das quais se dão algumas disputas no terreno da educação, abordando os impactos do livre mercado na sala de aula através de diversos dispositivos de controle (ADRIÃO; PERONI, 2008, 2012; CAETANO, 2018, 2019; CURY, 2002; FREITAS, 2012, 2016, 2018; FRIGOTTO, 2016, 2017, 2018; NÓVOA, 2013, 2014, 2015, 2017; RAVITCH, 2010; SAVIANI, 2010, 2017). O movimento analítico acerca dos atores que respondem pela educação é iniciado nesse capítulo para que, no próximo, os percursos teórico-metodológicos sejam traçados com base em noções como interdiscurso, prática discursiva, semântica global e não-dito, além das noções teóricas de dispositivo e rizoma (AGAMBEN, 2011; DAHER, 2020; DAHER; SANT’ANNA, 2021; DAHER; VARGENS; GIORGI, 2021; DEUSDARÁ; ROCHA, 2021; FOUCAULT, 2002, 2008, 2009, 2015; MAINGUENEAU, 1997, 2000, 2008, 2011, 2015; ROCHA, 2014, 2020; SOUZA, 2019). O córpus foi produzido a partir de enunciados sobre a Base Nacional Comum Curricular do Ensino Médio, emitidos por participantes dos segmentos privatistas, a saber Movimento Pela Base, Todos Pela Educação e Fundação Lemann. O último capítulo é dedicado às análises linguístico-discursivas, por meio das quais delineamos o processo de significação da educação, estabelecendo eixos temáticos com base nos enunciados de cada um dos representantes dos segmentos privatistas em questão. A pesquisa realizada mostrou que a engrenagem da educação pública sofre interferências promovidas pela abertura do campo educacional a grandes grupos empresariais e organizações de filantropia familiar – alguns ligados a entidades de natureza transnacional – que se aderem ao Estado, uma vez que ocupam, nas bases do Governo, papel de articulação com Secretarias Municipais / Estaduais e com o MEC, tendo entrada alargada nas políticas e ações educacionais.Education overflows with paradoxes, one of which is the Brazilian National Common Curricular Base, a document that authorizes interventions and materializes free market access to public education. Given this statement, we seek to understand how, in a discursive manner, privatist segments that are unfamiliar with the training practices and the activities within the scope of public school have been occupying places of speech of real professionals in the field of education. For this, the general objective that leads to the search for answering this question focuses on identifying, through the cartographic analysis of the discourse, common discursive characteristics in statements related to education, especially public, issued by representatives of the privatist segments. Two deep specific objectives were defined: mapping the institutional practices that support the discourses of the privatist segments aiming at appropriating the effects of truth; denaturalizing, through linguistic-discursive analyses, the truths constituted by the privatist segments about Brazilian public education. The theoretical discussion is based on the conception of Applied Linguistics from a discursive perspective, supported by the precepts of Cartographic Analysis of Discourse (BARROS; KASTRUP, 2010; DELEUZE; GUATTARI, 1995; DEUSDARÁ; ROCHA, 2021; PASSOS; BARROS, 2010; SOUZA, 2019). Seeking to achieve the stipulated objectives and, thus, answer the research question, we organized the thesis into three chapters, the first one dedicated to explaining the professional practice of Basic Education teachers in public schools in Brazil. For this, we presented ways through which some disputes occur in the field of education, addressing the impacts of the free market in the classroom through various control devices (ADRIÃO; PERONI, 2008, 2012; CAETANO, 2018, 2019; CURY, 2002; FREITAS, 2012, 2016, 2018; FRIGOTTO, 2016, 2017, 2018; NÓVOA, 2013, 2014, 2015, 2017; RAVITCH, 2010; SAVIANI, 2010, 2017). The analytical movement regarding the agents responsible for education is initiated in this chapter so that, in the next, the theoretical and methodological paths are traced based on notions such as interdiscourse, global semantics and unspoken, beyond the concepts of device and rhizome (AGAMBEN, 2011; DAHER, 2020; DAHER; SANT’ANNA, 2021; DAHER; VARGENS; GIORGI, 2021; DEUSDARÁ; ROCHA, 2021; FOUCAULT, 2002, 2008, 2009, 2015; MAINGUENEAU, 1997, 2000, 2008, 2011, 2015; ROCHA, 2014, 2020; SOUZA, 2019). The corpus was produced from statements on the Brazilian National Common Curricular Base for High School, issued by participants of the privatist segments, namely Movimento pela Base, Todos pela Educação and Fundação Lemann. The last chapter is dedicated to linguistic- discursive analyses, through which we outlined the process of meaning of education, establishing thematic axes based on the statements of each of the representatives of the privatist segments in question. The research showed that the gear of public education suffers interferences promoted by the opening of the educational field to large business groups and family philanthropy organizations – in which some of them are associated with transnational entities – that adhere to the State, since they occupy, at the bases of the Government, the role of articulation with Municipal/State Secretariats and with the MEC, having broad entry into educational policies and actions.361 p.Daher, Del CarmenSouza, Alice Moraes Rego deVargens, Dayala Paiva de MedeirosRocha, DécioAguiar, Denise Brasil AlvarengaLopes, Shayane França2022-07-07T14:14:16Z2022-07-07T14:14:16Z2022info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfLOPES, Shayane França. A exoneração do Estado pelo livre mercado (ou será pelo próprio Estado? : reflexões de base discursivo-cartográfica sobre enunciados acerca da BNCC-EM. 2022. 361 f. Tese (Doutorado em Estudos de Linguagem) - Programa de Pós-Graduação em Estudos de Linguagem, Instituto de Letras, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2022.http://app.uff.br/riuff/handle/1/25619CC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2022-07-07T14:14:19Zoai:app.uff.br:1/25619Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202024-08-19T10:46:53.533297Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false
dc.title.none.fl_str_mv A exoneração do Estado pelo livre mercado (ou será pelo próprio Estado? : reflexões de base discursivo-cartográfica sobre enunciados acerca da BNCC-EM
title A exoneração do Estado pelo livre mercado (ou será pelo próprio Estado? : reflexões de base discursivo-cartográfica sobre enunciados acerca da BNCC-EM
spellingShingle A exoneração do Estado pelo livre mercado (ou será pelo próprio Estado? : reflexões de base discursivo-cartográfica sobre enunciados acerca da BNCC-EM
Lopes, Shayane França
Análise Cartográfica do Discurso
Base Nacional Comum Curricular do Ensino Médio
Educação pública
Prática discursiva
Segmentos privatistas
Análise do discurso
Base Nacional Comum Curricular
Ensino público
Cartographic Analysis of Discourse
Brazilian National Common Curricular Base for High School
Public education
Discursive practice
Privatist segments
title_short A exoneração do Estado pelo livre mercado (ou será pelo próprio Estado? : reflexões de base discursivo-cartográfica sobre enunciados acerca da BNCC-EM
title_full A exoneração do Estado pelo livre mercado (ou será pelo próprio Estado? : reflexões de base discursivo-cartográfica sobre enunciados acerca da BNCC-EM
title_fullStr A exoneração do Estado pelo livre mercado (ou será pelo próprio Estado? : reflexões de base discursivo-cartográfica sobre enunciados acerca da BNCC-EM
title_full_unstemmed A exoneração do Estado pelo livre mercado (ou será pelo próprio Estado? : reflexões de base discursivo-cartográfica sobre enunciados acerca da BNCC-EM
title_sort A exoneração do Estado pelo livre mercado (ou será pelo próprio Estado? : reflexões de base discursivo-cartográfica sobre enunciados acerca da BNCC-EM
author Lopes, Shayane França
author_facet Lopes, Shayane França
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Daher, Del Carmen
Souza, Alice Moraes Rego de
Vargens, Dayala Paiva de Medeiros
Rocha, Décio
Aguiar, Denise Brasil Alvarenga
dc.contributor.author.fl_str_mv Lopes, Shayane França
dc.subject.por.fl_str_mv Análise Cartográfica do Discurso
Base Nacional Comum Curricular do Ensino Médio
Educação pública
Prática discursiva
Segmentos privatistas
Análise do discurso
Base Nacional Comum Curricular
Ensino público
Cartographic Analysis of Discourse
Brazilian National Common Curricular Base for High School
Public education
Discursive practice
Privatist segments
topic Análise Cartográfica do Discurso
Base Nacional Comum Curricular do Ensino Médio
Educação pública
Prática discursiva
Segmentos privatistas
Análise do discurso
Base Nacional Comum Curricular
Ensino público
Cartographic Analysis of Discourse
Brazilian National Common Curricular Base for High School
Public education
Discursive practice
Privatist segments
description A educação transborda de paradoxos, um deles é a Base Nacional Comum Curricular, documento que autoriza intervenções e materializa o livre acesso do mercado à educação pública. Diante dessa afirmação, buscamos compreender como, discursivamente, os segmentos privatistas alheios às práticas de formação e à atuação no âmbito escolar das redes públicas de ensino vêm ocupando espaços de fala dos efetivos profissionais do campo da educação. Para isso, o objetivo geral que conduz à busca por responder essa questão se concentra em identificar, pelo viés da Análise Cartográfica do Discurso, características discursivas comuns em enunciados relativos à educação, sobretudo pública, produzidos por representantes dos segmentos privatistas. Dois densos objetivos específicos foram definidos: mapear as práticas institucionais que sustentam os discursos dos segmentos privatistas visando à apropriação de efeitos de verdade; desnaturalizar, por meio das análises linguístico-discursivas, as verdades constituídas pelos segmentos privatistas sobre a educação pública brasileira. A discussão teórica se ancora na concepção da Linguística Aplicada de vertente discursiva, tendo como suporte preceitos da Análise Cartográfica do Discurso (BARROS; KASTRUP, 2010; DELEUZE; GUATTARI, 1995; DEUSDARÁ; ROCHA, 2021; PASSOS; BARROS, 2010; SOUZA, 2019). Buscando alcançar os objetivos estipulados e, assim, responder à pergunta de pesquisa, organizamos a tese em três capítulos, sendo o primeiro dedicado a explicitar o fazer profissional do professor da Educação Básica da rede pública no Brasil. Para isso, apresentamos formas por meio das quais se dão algumas disputas no terreno da educação, abordando os impactos do livre mercado na sala de aula através de diversos dispositivos de controle (ADRIÃO; PERONI, 2008, 2012; CAETANO, 2018, 2019; CURY, 2002; FREITAS, 2012, 2016, 2018; FRIGOTTO, 2016, 2017, 2018; NÓVOA, 2013, 2014, 2015, 2017; RAVITCH, 2010; SAVIANI, 2010, 2017). O movimento analítico acerca dos atores que respondem pela educação é iniciado nesse capítulo para que, no próximo, os percursos teórico-metodológicos sejam traçados com base em noções como interdiscurso, prática discursiva, semântica global e não-dito, além das noções teóricas de dispositivo e rizoma (AGAMBEN, 2011; DAHER, 2020; DAHER; SANT’ANNA, 2021; DAHER; VARGENS; GIORGI, 2021; DEUSDARÁ; ROCHA, 2021; FOUCAULT, 2002, 2008, 2009, 2015; MAINGUENEAU, 1997, 2000, 2008, 2011, 2015; ROCHA, 2014, 2020; SOUZA, 2019). O córpus foi produzido a partir de enunciados sobre a Base Nacional Comum Curricular do Ensino Médio, emitidos por participantes dos segmentos privatistas, a saber Movimento Pela Base, Todos Pela Educação e Fundação Lemann. O último capítulo é dedicado às análises linguístico-discursivas, por meio das quais delineamos o processo de significação da educação, estabelecendo eixos temáticos com base nos enunciados de cada um dos representantes dos segmentos privatistas em questão. A pesquisa realizada mostrou que a engrenagem da educação pública sofre interferências promovidas pela abertura do campo educacional a grandes grupos empresariais e organizações de filantropia familiar – alguns ligados a entidades de natureza transnacional – que se aderem ao Estado, uma vez que ocupam, nas bases do Governo, papel de articulação com Secretarias Municipais / Estaduais e com o MEC, tendo entrada alargada nas políticas e ações educacionais.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-07-07T14:14:16Z
2022-07-07T14:14:16Z
2022
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv LOPES, Shayane França. A exoneração do Estado pelo livre mercado (ou será pelo próprio Estado? : reflexões de base discursivo-cartográfica sobre enunciados acerca da BNCC-EM. 2022. 361 f. Tese (Doutorado em Estudos de Linguagem) - Programa de Pós-Graduação em Estudos de Linguagem, Instituto de Letras, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2022.
http://app.uff.br/riuff/handle/1/25619
identifier_str_mv LOPES, Shayane França. A exoneração do Estado pelo livre mercado (ou será pelo próprio Estado? : reflexões de base discursivo-cartográfica sobre enunciados acerca da BNCC-EM. 2022. 361 f. Tese (Doutorado em Estudos de Linguagem) - Programa de Pós-Graduação em Estudos de Linguagem, Instituto de Letras, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2022.
url http://app.uff.br/riuff/handle/1/25619
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv CC-BY-SA
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv CC-BY-SA
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron:UFF
instname_str Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron_str UFF
institution UFF
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)
repository.mail.fl_str_mv riuff@id.uff.br
_version_ 1811823567877177344