Planejamento para a construção de escola pública – estudo de caso

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Brandão, Carlos Eduardo da Cunha
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
Texto Completo: https://app.uff.br/riuff/handle/1/7066
Resumo: Empreendimentos padronizados são o foco atual do governo federal, nas áreas de educação, habitação e segurança pública que visam a implementação facilitada de novas unidades nestes setores. Este trabalho contempla o planejamento completo para a construção de uma escola pública de seis salas de aula com a capacidade para atender 360 alunos em dois turnos e 180 alunos em período integral. Na elaboração do planejamento foram utilizados os módulos orçamento e planejamento da ferramenta computacional VOLARE. A utilização destes módulos possibilitou a emissão dos relatórios relativos a custo e gerenciamento do empreendimento. O valor estimado para a construção do empreendimento foi comparado ao Custo Unitário Básico (CUB) para a construção de edificação similar, divulgado pelo Sindicato da Construção Civil do Rio de Janeiro (SINDUSCON-RJ), apresentando-se dentro da mesma ordem de grandeza e os itens de serviços impactantes no custo foram identificados por meio da análise da Curva ABC de serviços que apresentou total coerência com o tipo de edificação e com o processo construtivo adotado. As ferramentas para acompanhamento e controle da obra foram geradas com sucesso na ferramenta computacional VOLARE, sendo que algumas dificuldades operacionais foram detectadas durante o processo da entrada de dados.
id UFF-2_1130853a594720cc1e8b8010c953a71a
oai_identifier_str oai:app.uff.br:1/7066
network_acronym_str UFF-2
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository_id_str 2120
spelling Planejamento para a construção de escola pública – estudo de casoPlanejamentoOrçamentoEscola públicaPlanejamento de construção de escolaEscola públicaOrçamentoPlanningBudgetPublic schoolEmpreendimentos padronizados são o foco atual do governo federal, nas áreas de educação, habitação e segurança pública que visam a implementação facilitada de novas unidades nestes setores. Este trabalho contempla o planejamento completo para a construção de uma escola pública de seis salas de aula com a capacidade para atender 360 alunos em dois turnos e 180 alunos em período integral. Na elaboração do planejamento foram utilizados os módulos orçamento e planejamento da ferramenta computacional VOLARE. A utilização destes módulos possibilitou a emissão dos relatórios relativos a custo e gerenciamento do empreendimento. O valor estimado para a construção do empreendimento foi comparado ao Custo Unitário Básico (CUB) para a construção de edificação similar, divulgado pelo Sindicato da Construção Civil do Rio de Janeiro (SINDUSCON-RJ), apresentando-se dentro da mesma ordem de grandeza e os itens de serviços impactantes no custo foram identificados por meio da análise da Curva ABC de serviços que apresentou total coerência com o tipo de edificação e com o processo construtivo adotado. As ferramentas para acompanhamento e controle da obra foram geradas com sucesso na ferramenta computacional VOLARE, sendo que algumas dificuldades operacionais foram detectadas durante o processo da entrada de dados.Standardized developments are the current focus of the federal government in the areas of education, housing, and public safety that aim for the smooth implementation of new units in these sectors. This work contemplates the complete planning for a construction of a public school of six classrooms with a capacity to attend 360 students in two shifts and 180 full-time students. In the planning elaboration, the budget and planning modules of the VOLARE computational tool are used. The use of these modules made it possible to issue documents regarding cost and management of projects. The estimated value for the construction of the project was compared to the Basic Unit Cost (CUB) for construction of a similar building, published by the Civil Construction Union of Rio de Janeiro (SINDUSCON-RJ), presenting the same order of magnitude and cost-impacting service items were identified through the ABC Curve analysis of services that present complete consistency with the type of building and the constructive process adopted. The tools for monitoring and control of the work were successfully generated in the VOLARE computational tool, and some operational difficulties were detected during the data entry process.Universidade Federal FluminenseNiteróiCastro, Izabella Pessoa deFaisca, Renata GonçalvesRocha, Camila Aparecida AbelhaBrandão, Carlos Eduardo da Cunha2018-07-20T13:27:54Z2018-07-20T13:27:54Z2017info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/7066Aluno de Graduaçãohttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/CC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2020-05-27T22:36:39Zoai:app.uff.br:1/7066Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202024-08-19T11:14:42.735813Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false
dc.title.none.fl_str_mv Planejamento para a construção de escola pública – estudo de caso
title Planejamento para a construção de escola pública – estudo de caso
spellingShingle Planejamento para a construção de escola pública – estudo de caso
Brandão, Carlos Eduardo da Cunha
Planejamento
Orçamento
Escola pública
Planejamento de construção de escola
Escola pública
Orçamento
Planning
Budget
Public school
title_short Planejamento para a construção de escola pública – estudo de caso
title_full Planejamento para a construção de escola pública – estudo de caso
title_fullStr Planejamento para a construção de escola pública – estudo de caso
title_full_unstemmed Planejamento para a construção de escola pública – estudo de caso
title_sort Planejamento para a construção de escola pública – estudo de caso
author Brandão, Carlos Eduardo da Cunha
author_facet Brandão, Carlos Eduardo da Cunha
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Castro, Izabella Pessoa de
Faisca, Renata Gonçalves
Rocha, Camila Aparecida Abelha
dc.contributor.author.fl_str_mv Brandão, Carlos Eduardo da Cunha
dc.subject.por.fl_str_mv Planejamento
Orçamento
Escola pública
Planejamento de construção de escola
Escola pública
Orçamento
Planning
Budget
Public school
topic Planejamento
Orçamento
Escola pública
Planejamento de construção de escola
Escola pública
Orçamento
Planning
Budget
Public school
description Empreendimentos padronizados são o foco atual do governo federal, nas áreas de educação, habitação e segurança pública que visam a implementação facilitada de novas unidades nestes setores. Este trabalho contempla o planejamento completo para a construção de uma escola pública de seis salas de aula com a capacidade para atender 360 alunos em dois turnos e 180 alunos em período integral. Na elaboração do planejamento foram utilizados os módulos orçamento e planejamento da ferramenta computacional VOLARE. A utilização destes módulos possibilitou a emissão dos relatórios relativos a custo e gerenciamento do empreendimento. O valor estimado para a construção do empreendimento foi comparado ao Custo Unitário Básico (CUB) para a construção de edificação similar, divulgado pelo Sindicato da Construção Civil do Rio de Janeiro (SINDUSCON-RJ), apresentando-se dentro da mesma ordem de grandeza e os itens de serviços impactantes no custo foram identificados por meio da análise da Curva ABC de serviços que apresentou total coerência com o tipo de edificação e com o processo construtivo adotado. As ferramentas para acompanhamento e controle da obra foram geradas com sucesso na ferramenta computacional VOLARE, sendo que algumas dificuldades operacionais foram detectadas durante o processo da entrada de dados.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017
2018-07-20T13:27:54Z
2018-07-20T13:27:54Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://app.uff.br/riuff/handle/1/7066
Aluno de Graduação
url https://app.uff.br/riuff/handle/1/7066
identifier_str_mv Aluno de Graduação
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
CC-BY-SA
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
CC-BY-SA
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal Fluminense
Niterói
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal Fluminense
Niterói
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron:UFF
instname_str Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron_str UFF
institution UFF
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)
repository.mail.fl_str_mv riuff@id.uff.br
_version_ 1811823701337833472