Jovens trabalhadores-estudantes: a construção da vontade coletiva em experiências de ocupação de escolas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gomes, Luiz Augusto de Oliveira
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
Texto Completo: https://app.uff.br/riuff/handle/1/15792
Resumo: Esta dissertação, resultado da pesquisa de mestrado, tem como objetivo refletir sobre as dimensões educativas das experiências de ocupação das escolas ocorridas no Brasil no primeiro semestre de 2016, em especial no Estado do Rio de Janeiro. A relevância deste trabalho encontra-se na constatação de que o processo de ocupação das escolas brasileiras faz parte de um acúmulo histórico de lutas da classe trabalhadora. Além disso, buscamos no conceito de vontade coletiva do italiano Antonio Gramsci, as vontades que impulsionaram os jovens trabalhadores-estudantes a ocuparem as escolas e reproduzirem suas vidas coletivamente. Para isto, visitamos diversas instituições ocupadas na região metropolitana do Rio de Janeiro. Foram cerca de 20 entrevistas individuais com os jovens trabalhadores-estudantes dos C.E. Paulo Assis Ribeiro (CEPAR), C.E. David Capistrano e ao Instituto de Educação Professor Ismael Coutinho (IEPIC), situados em Niterói. Em São Gonçalo, conseguimos entrevistas com estudantes do C.E. Pandiá Calógeras e, no município do Rio de Janeiro, a E. E. Compositor Luiz Carlos da Vila. No âmbito nacional, buscamos compreender o movimento de ocupação de escolas a partir de jornais e revistas que nomeamos de “alternativos”, identificando as principais formas de protesto e organização dos estudantes. Por fim, entendemos que a coletividade das experiências da ocupação, seja na forma de auto-organização ou na forma de autogoverno, ajuda a transformar as vontades individuais em vontades coletivas. Seria precoce falar em uma vontade coletiva, por isso optamos em utilizar germes da vontade coletiva, pois entendemos que o movimento, mesmo em suas contradições, tende a unificar as vontades individuais do seu interior a partir da coletividade
id UFF-2_116573f62ec68109da46156eb0677626
oai_identifier_str oai:app.uff.br:1/15792
network_acronym_str UFF-2
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository_id_str 2120
spelling Jovens trabalhadores-estudantes: a construção da vontade coletiva em experiências de ocupação de escolasJovens trabalhadores-estudantesOcupação de escolasVontade coletivaColetividadeJuventudeTrabalhadorMovimento socialMovimento estudantilStudent worker youngSchool occupations’Collective willCollectivityEsta dissertação, resultado da pesquisa de mestrado, tem como objetivo refletir sobre as dimensões educativas das experiências de ocupação das escolas ocorridas no Brasil no primeiro semestre de 2016, em especial no Estado do Rio de Janeiro. A relevância deste trabalho encontra-se na constatação de que o processo de ocupação das escolas brasileiras faz parte de um acúmulo histórico de lutas da classe trabalhadora. Além disso, buscamos no conceito de vontade coletiva do italiano Antonio Gramsci, as vontades que impulsionaram os jovens trabalhadores-estudantes a ocuparem as escolas e reproduzirem suas vidas coletivamente. Para isto, visitamos diversas instituições ocupadas na região metropolitana do Rio de Janeiro. Foram cerca de 20 entrevistas individuais com os jovens trabalhadores-estudantes dos C.E. Paulo Assis Ribeiro (CEPAR), C.E. David Capistrano e ao Instituto de Educação Professor Ismael Coutinho (IEPIC), situados em Niterói. Em São Gonçalo, conseguimos entrevistas com estudantes do C.E. Pandiá Calógeras e, no município do Rio de Janeiro, a E. E. Compositor Luiz Carlos da Vila. No âmbito nacional, buscamos compreender o movimento de ocupação de escolas a partir de jornais e revistas que nomeamos de “alternativos”, identificando as principais formas de protesto e organização dos estudantes. Por fim, entendemos que a coletividade das experiências da ocupação, seja na forma de auto-organização ou na forma de autogoverno, ajuda a transformar as vontades individuais em vontades coletivas. Seria precoce falar em uma vontade coletiva, por isso optamos em utilizar germes da vontade coletiva, pois entendemos que o movimento, mesmo em suas contradições, tende a unificar as vontades individuais do seu interior a partir da coletividadeCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível SuperiorThis dissertation, consequence of the master’s research, aims to reflect about the education dimension of school occupations’ experience that occurred in Brazil in the first semestre of 2016, in particular in the state of Rio de Janeiro. The relevance of this work is found in the fact that the process of occupation of brazilian schools is part of a historical accumulation of working class struggles. Besides that, we look at the concept of “collective will” from the italian Antonio Gramsci, the wills that boosted the Student worker young to occupy the schools and reproduce their lives collectively. For this, we visited a lot of occupied institutions in the metropolitan region of Rio de Janeiro. There were about 20 individual interviews with the Student worker young from C.E. Paulo Assis Ribeiro (CEPAR), C.E. David Capistrano and Instituto de Educação Ismael Coutinho (IEPIC), located in the city of Niterói. In São Gonçalo, we got interviews with students from C.E. Pandiá Calógeras and in the city of Rio de Janeiro, the E.E. Compositor Luiz Carlos da Vila. At the national level, we seek to understanding the movement of schools’ occupation from newspapers and magazines that we call “alternative”, identifing the main forms of protest and organization of students. Lastly, we understand that the collectivity of occupation’s experiences, whether in the form of self-organization or self-government, helps to transform individual wills into collective desires. It would be precocious to speak of a collective will, for this reason we chose to use germs of the “collective will”, because we understand that the movement, even in its contraditions, tends to unify the individual wills of its interior from the collectivity161 f.Tiriba, LiaSilveira, Zuleide Simas daOliveira, Elaine Ferreira ResendeFrigotto, Gaudenciohttp://lattes.cnpq.br/4318579878785745http://lattes.cnpq.br/2006259738336754http://lattes.cnpq.br/8037763146233564http://lattes.cnpq.br/2903432126762203http://lattes.cnpq.br/4535332644982596Gomes, Luiz Augusto de Oliveira2020-11-04T15:30:44Z2020-11-04T15:30:44Z2018info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfGOMES, Luiz Augusto de Oliveira. Jovens trabalhadores-estudantes: a construção da vontade coletiva em experiências de ocupação de escolas. 2018. 161 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Faculdade de Educação, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2018.https://app.uff.br/riuff/handle/1/15792http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/CC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2021-11-18T17:50:17Zoai:app.uff.br:1/15792Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202024-08-19T11:08:22.615725Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false
dc.title.none.fl_str_mv Jovens trabalhadores-estudantes: a construção da vontade coletiva em experiências de ocupação de escolas
title Jovens trabalhadores-estudantes: a construção da vontade coletiva em experiências de ocupação de escolas
spellingShingle Jovens trabalhadores-estudantes: a construção da vontade coletiva em experiências de ocupação de escolas
Gomes, Luiz Augusto de Oliveira
Jovens trabalhadores-estudantes
Ocupação de escolas
Vontade coletiva
Coletividade
Juventude
Trabalhador
Movimento social
Movimento estudantil
Student worker young
School occupations’
Collective will
Collectivity
title_short Jovens trabalhadores-estudantes: a construção da vontade coletiva em experiências de ocupação de escolas
title_full Jovens trabalhadores-estudantes: a construção da vontade coletiva em experiências de ocupação de escolas
title_fullStr Jovens trabalhadores-estudantes: a construção da vontade coletiva em experiências de ocupação de escolas
title_full_unstemmed Jovens trabalhadores-estudantes: a construção da vontade coletiva em experiências de ocupação de escolas
title_sort Jovens trabalhadores-estudantes: a construção da vontade coletiva em experiências de ocupação de escolas
author Gomes, Luiz Augusto de Oliveira
author_facet Gomes, Luiz Augusto de Oliveira
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Tiriba, Lia
Silveira, Zuleide Simas da
Oliveira, Elaine Ferreira Resende
Frigotto, Gaudencio
http://lattes.cnpq.br/4318579878785745
http://lattes.cnpq.br/2006259738336754
http://lattes.cnpq.br/8037763146233564
http://lattes.cnpq.br/2903432126762203
http://lattes.cnpq.br/4535332644982596
dc.contributor.author.fl_str_mv Gomes, Luiz Augusto de Oliveira
dc.subject.por.fl_str_mv Jovens trabalhadores-estudantes
Ocupação de escolas
Vontade coletiva
Coletividade
Juventude
Trabalhador
Movimento social
Movimento estudantil
Student worker young
School occupations’
Collective will
Collectivity
topic Jovens trabalhadores-estudantes
Ocupação de escolas
Vontade coletiva
Coletividade
Juventude
Trabalhador
Movimento social
Movimento estudantil
Student worker young
School occupations’
Collective will
Collectivity
description Esta dissertação, resultado da pesquisa de mestrado, tem como objetivo refletir sobre as dimensões educativas das experiências de ocupação das escolas ocorridas no Brasil no primeiro semestre de 2016, em especial no Estado do Rio de Janeiro. A relevância deste trabalho encontra-se na constatação de que o processo de ocupação das escolas brasileiras faz parte de um acúmulo histórico de lutas da classe trabalhadora. Além disso, buscamos no conceito de vontade coletiva do italiano Antonio Gramsci, as vontades que impulsionaram os jovens trabalhadores-estudantes a ocuparem as escolas e reproduzirem suas vidas coletivamente. Para isto, visitamos diversas instituições ocupadas na região metropolitana do Rio de Janeiro. Foram cerca de 20 entrevistas individuais com os jovens trabalhadores-estudantes dos C.E. Paulo Assis Ribeiro (CEPAR), C.E. David Capistrano e ao Instituto de Educação Professor Ismael Coutinho (IEPIC), situados em Niterói. Em São Gonçalo, conseguimos entrevistas com estudantes do C.E. Pandiá Calógeras e, no município do Rio de Janeiro, a E. E. Compositor Luiz Carlos da Vila. No âmbito nacional, buscamos compreender o movimento de ocupação de escolas a partir de jornais e revistas que nomeamos de “alternativos”, identificando as principais formas de protesto e organização dos estudantes. Por fim, entendemos que a coletividade das experiências da ocupação, seja na forma de auto-organização ou na forma de autogoverno, ajuda a transformar as vontades individuais em vontades coletivas. Seria precoce falar em uma vontade coletiva, por isso optamos em utilizar germes da vontade coletiva, pois entendemos que o movimento, mesmo em suas contradições, tende a unificar as vontades individuais do seu interior a partir da coletividade
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018
2020-11-04T15:30:44Z
2020-11-04T15:30:44Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv GOMES, Luiz Augusto de Oliveira. Jovens trabalhadores-estudantes: a construção da vontade coletiva em experiências de ocupação de escolas. 2018. 161 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Faculdade de Educação, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2018.
https://app.uff.br/riuff/handle/1/15792
identifier_str_mv GOMES, Luiz Augusto de Oliveira. Jovens trabalhadores-estudantes: a construção da vontade coletiva em experiências de ocupação de escolas. 2018. 161 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Faculdade de Educação, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2018.
url https://app.uff.br/riuff/handle/1/15792
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
CC-BY-SA
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
CC-BY-SA
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron:UFF
instname_str Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron_str UFF
institution UFF
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)
repository.mail.fl_str_mv riuff@id.uff.br
_version_ 1811823670617702400