Uma análise da implementação do novo ensino médio integral com curso técnico em administração com ênfase em empreendedorismo em um colégio estadual em Campos dos Goytacazes / RJ
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
Texto Completo: | http://app.uff.br/riuff/handle/1/24077 |
Resumo: | A pesquisa analisa a implementação do novo Ensino Médio integral, mais especificamente a oferta do Ensino Técnico em Administração com ênfase em Empreendedorismo, no Colégio Estadual José do Patrocínio, na cidade de Campos dos Goytacazes/RJ, na perspectiva dos alunos. Esta implementação teve início no ano de 2019, a partir da proposta de Reforma do Ensino Médio, que visa uma nova organização curricular e o aumento da carga horária. Desta forma, verificou-se as expectativas desta implementação, aliado ao contexto cultural, regional e socioeconômico da comunidade escolar, levando em consideração a conjuntura educacional e política nacional. Afim de obter estes dados, a pesquisa contou com a observação participante do ambiente escolar e da sala de aula e, ainda, a realização de entrevistas com os discentes. Esses dados coletados foram combinados com a revisão bibliográfica da literatura e a legislação pertinentes ao assunto. Portanto, de acordo com os dados obtidos, foi possível perceber que a reforma educacional para o Ensino Médio, proposta pelo governo, não levou em consideração o contexto e a realidade da escola e dos discentes no ensino técnico integral. Ademais, nota-se como o neoliberalismo está sendo disseminado no campo educacional, tendo em vista a internalização da subjetividade neoliberal analisada por Dardot e Laval (2016) e que também segue a lógica do capital humano, conforme definida por Foucault (2018). Portanto, tem-se uma reflexão acerca de como esta internalização da formação para o empreendedorismo, a partir do novo capitalismo, tem estado presente na vida dos discentes da escola, sem que eles sequer percebam. |
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A pesquisa analisa a implementação do novo Ensino Médio integral, mais especificamente a oferta do Ensino Técnico em Administração com ênfase em Empreendedorismo, no Colégio Estadual José do Patrocínio, na cidade de Campos dos Goytacazes/RJ, na perspectiva dos alunos. Esta implementação teve início no ano de 2019, a partir da proposta de Reforma do Ensino Médio, que visa uma nova organização curricular e o aumento da carga horária. Desta forma, verificou-se as expectativas desta implementação, aliado ao contexto cultural, regional e socioeconômico da comunidade escolar, levando em consideração a conjuntura educacional e política nacional. Afim de obter estes dados, a pesquisa contou com a observação participante do ambiente escolar e da sala de aula e, ainda, a realização de entrevistas com os discentes. Esses dados coletados foram combinados com a revisão bibliográfica da literatura e a legislação pertinentes ao assunto. Portanto, de acordo com os dados obtidos, foi possível perceber que a reforma educacional para o Ensino Médio, proposta pelo governo, não levou em consideração o contexto e a realidade da escola e dos discentes no ensino técnico integral. Ademais, nota-se como o neoliberalismo está sendo disseminado no campo educacional, tendo em vista a internalização da subjetividade neoliberal analisada por Dardot e Laval (2016) e que também segue a lógica do capital humano, conforme definida por Foucault (2018). Portanto, tem-se uma reflexão acerca de como esta internalização da formação para o empreendedorismo, a partir do novo capitalismo, tem estado presente na vida dos discentes da escola, sem que eles sequer percebam. |
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