Sequências didáticas utilizando recursos digitais para o ensino-aprendizagem da Química em um pré-vestibular solidário

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lodi, Thriciane Torres de Carvalho
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
Texto Completo: http://app.uff.br/riuff/handle/1/31554
Resumo: Com o passar dos anos novas Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDICs) surgiram. Devido a isto, novas formas de ensinar e aplicar esses recursos didáticos no âmbito escolar tem sido discutido e implementado, como por exemplo, o uso das redes sociais. Por meio da utilização de uma abordagem participativa, esse trabalho em como objetivo discutir a elaboração e aplicação de três sequencias didáticas em Pré-Vestibulares Sociais, por meio de debates, pesquisas científicas, produção de cartazes e ídeos, além da rede social Instagram. Considerando A Teoria da Aprendizagem Significativa de David P. Ausubel e a melhoria do processo de ensino-aprendizagem, este rabalho foi aplicado de modo remoto em uma turma de aproximadamente 50 alunos de um Pré-Vestibular localizado na cidade de Niterói ao longo do ano de 2021. As três sequências didáticas foram organizadas de acordo com os Três Momentos Pedagógicos de Demetrio Delizoicov, por meio da utilização dos conteúdos “Tabela Periódica”, “Separação de Misturas” e “Cosméticos” no Ensino de Química, aplicando os recursos didáticos mencionados anteriormente em um total de cerca de 3 aulas por sequência. A partir de discussões durante a aplicação do trabalho e de questionários avaliativos percebeu- se uma grande participação, a aprovação da metodologia aplicada por parte dos alunos e um melhor entendimento dos estudantes sobre os temas abordados, uma vez que correlacionaram com o seu dia a dia. Foi possível também concluir que sequências didáticas, utilizando as TDICs podem facilitar inserir contextos sociais contribuindo positivamente para o aprendizado e para uma formação crítico-reflexiva dos alunos neste tipo de ensino não-formal. Ao final dos trabalhos, foi elaborado um guia pedagógico para professores, o qual traz sugestões, orientações, um suporte teórico e prático para a aplicação de sequências didáticas que utilizem as TDICs, como ferramentas facilitadoras do processo ensino-aprendizagem. Este guia foi avaliado em novembro de 2022 e aprovado por dois professores de Química, uma vez que mencionaram que o produto educacional é de fácil compreensão e utilização dentro de sala de aula, além de poder ser replicado e estar livre preconceitos.
id UFF-2_12d5d0c2285370dce7a85987c9bcd2a0
oai_identifier_str oai:app.uff.br:1/31554
network_acronym_str UFF-2
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository_id_str 2120
spelling Sequências didáticas utilizando recursos digitais para o ensino-aprendizagem da Química em um pré-vestibular solidárioSequência didáticaInstagram®Pré-vestibularEnsino de químicaAprendizagem significativaRede social on-lineMetodologia do ensinoEnsino de ciências naturaisProcesso de ensino-aprendizagemMaterial didáticoDidactic sequencePre entrance examScience teachingCom o passar dos anos novas Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDICs) surgiram. Devido a isto, novas formas de ensinar e aplicar esses recursos didáticos no âmbito escolar tem sido discutido e implementado, como por exemplo, o uso das redes sociais. Por meio da utilização de uma abordagem participativa, esse trabalho em como objetivo discutir a elaboração e aplicação de três sequencias didáticas em Pré-Vestibulares Sociais, por meio de debates, pesquisas científicas, produção de cartazes e ídeos, além da rede social Instagram. Considerando A Teoria da Aprendizagem Significativa de David P. Ausubel e a melhoria do processo de ensino-aprendizagem, este rabalho foi aplicado de modo remoto em uma turma de aproximadamente 50 alunos de um Pré-Vestibular localizado na cidade de Niterói ao longo do ano de 2021. As três sequências didáticas foram organizadas de acordo com os Três Momentos Pedagógicos de Demetrio Delizoicov, por meio da utilização dos conteúdos “Tabela Periódica”, “Separação de Misturas” e “Cosméticos” no Ensino de Química, aplicando os recursos didáticos mencionados anteriormente em um total de cerca de 3 aulas por sequência. A partir de discussões durante a aplicação do trabalho e de questionários avaliativos percebeu- se uma grande participação, a aprovação da metodologia aplicada por parte dos alunos e um melhor entendimento dos estudantes sobre os temas abordados, uma vez que correlacionaram com o seu dia a dia. Foi possível também concluir que sequências didáticas, utilizando as TDICs podem facilitar inserir contextos sociais contribuindo positivamente para o aprendizado e para uma formação crítico-reflexiva dos alunos neste tipo de ensino não-formal. Ao final dos trabalhos, foi elaborado um guia pedagógico para professores, o qual traz sugestões, orientações, um suporte teórico e prático para a aplicação de sequências didáticas que utilizem as TDICs, como ferramentas facilitadoras do processo ensino-aprendizagem. Este guia foi avaliado em novembro de 2022 e aprovado por dois professores de Química, uma vez que mencionaram que o produto educacional é de fácil compreensão e utilização dentro de sala de aula, além de poder ser replicado e estar livre preconceitos.Over the years, new Digital Information and Communication Technologies (DICTs) have emerged. Due to this, new ways of teaching and applying these didactic resources in the school environment have been discussed and implemented, such as the use of social networks. Through the use of a participatory approach, this work aims to discuss the elaboration and application of three didactic sequences in Social Pre-College Entrance Examinations, through debates, scientific research, production of posters and videos, in addition to the social network Instagram. Considering a David P. Ausubel's Theory of Meaningful Learning and the improvement of the teaching-learning process, this work was applied remotely in a class of approximately 50 students from a pre-college entrance examination located in the city of Niterói along of the year 2021. The three didactic sequences were organized according to the Three Pedagogical Moments of Demetrio Delizoicov, through the use of the contents “Periodic Table”, “Separation of Mixtures” and “Cosmetics” in Chemistry Teaching, applying the didactics resources previously mentioned in a total of about 3 lessons per sequence. From discussions during the application of the work and evaluative questionnaires, it was noticed a great participation, the approval of the methodology applied by the students and a better understanding of the students about the approached themes, since they correlated with their routine. It was also possible to conclude that didactic sequences, using DICTs, can facilitate the insertion of social contexts, contributing positively to learning and to a critical-reflective formation of students in this type of non-formal teaching. At the end of the work, a pedagogical guide for teachers was prepared, which brings suggestions, guidelines, theoretical and practical support for the application of didactic sequences that use DICTs, as facilitating tools of the teaching-learning process. This guide was evaluated in November 2022 and approved by two Chemistry teachers, as they mentioned that the educational product is easy to understand and to use in the classroom, in addition to being able to be replicated and free from prejudice.172 f.Ribeiro, Carlos Magno RochaSilva, Anderson Rocha daBorges, Marcia NarcizoLodi, Thriciane Torres de Carvalho2023-12-19T15:29:42Z2023-12-19T15:29:42Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/pdfLODI, Thriciane Torres de Carvalho. Sequências didáticas utilizando recursos digitais para o ensino-aprendizagem da Química em um pré-vestibular solidário. 2023. 172 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências da Natureza) – Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências da Natureza, Instituto de Química, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2023.http://app.uff.br/riuff/handle/1/31554CC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2023-12-19T15:29:46Zoai:app.uff.br:1/31554Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202024-08-19T10:48:54.314254Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false
dc.title.none.fl_str_mv Sequências didáticas utilizando recursos digitais para o ensino-aprendizagem da Química em um pré-vestibular solidário
title Sequências didáticas utilizando recursos digitais para o ensino-aprendizagem da Química em um pré-vestibular solidário
spellingShingle Sequências didáticas utilizando recursos digitais para o ensino-aprendizagem da Química em um pré-vestibular solidário
Lodi, Thriciane Torres de Carvalho
Sequência didática
Instagram®
Pré-vestibular
Ensino de química
Aprendizagem significativa
Rede social on-line
Metodologia do ensino
Ensino de ciências naturais
Processo de ensino-aprendizagem
Material didático
Didactic sequence
Pre entrance exam
Science teaching
title_short Sequências didáticas utilizando recursos digitais para o ensino-aprendizagem da Química em um pré-vestibular solidário
title_full Sequências didáticas utilizando recursos digitais para o ensino-aprendizagem da Química em um pré-vestibular solidário
title_fullStr Sequências didáticas utilizando recursos digitais para o ensino-aprendizagem da Química em um pré-vestibular solidário
title_full_unstemmed Sequências didáticas utilizando recursos digitais para o ensino-aprendizagem da Química em um pré-vestibular solidário
title_sort Sequências didáticas utilizando recursos digitais para o ensino-aprendizagem da Química em um pré-vestibular solidário
author Lodi, Thriciane Torres de Carvalho
author_facet Lodi, Thriciane Torres de Carvalho
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Ribeiro, Carlos Magno Rocha
Silva, Anderson Rocha da
Borges, Marcia Narcizo
dc.contributor.author.fl_str_mv Lodi, Thriciane Torres de Carvalho
dc.subject.por.fl_str_mv Sequência didática
Instagram®
Pré-vestibular
Ensino de química
Aprendizagem significativa
Rede social on-line
Metodologia do ensino
Ensino de ciências naturais
Processo de ensino-aprendizagem
Material didático
Didactic sequence
Pre entrance exam
Science teaching
topic Sequência didática
Instagram®
Pré-vestibular
Ensino de química
Aprendizagem significativa
Rede social on-line
Metodologia do ensino
Ensino de ciências naturais
Processo de ensino-aprendizagem
Material didático
Didactic sequence
Pre entrance exam
Science teaching
description Com o passar dos anos novas Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDICs) surgiram. Devido a isto, novas formas de ensinar e aplicar esses recursos didáticos no âmbito escolar tem sido discutido e implementado, como por exemplo, o uso das redes sociais. Por meio da utilização de uma abordagem participativa, esse trabalho em como objetivo discutir a elaboração e aplicação de três sequencias didáticas em Pré-Vestibulares Sociais, por meio de debates, pesquisas científicas, produção de cartazes e ídeos, além da rede social Instagram. Considerando A Teoria da Aprendizagem Significativa de David P. Ausubel e a melhoria do processo de ensino-aprendizagem, este rabalho foi aplicado de modo remoto em uma turma de aproximadamente 50 alunos de um Pré-Vestibular localizado na cidade de Niterói ao longo do ano de 2021. As três sequências didáticas foram organizadas de acordo com os Três Momentos Pedagógicos de Demetrio Delizoicov, por meio da utilização dos conteúdos “Tabela Periódica”, “Separação de Misturas” e “Cosméticos” no Ensino de Química, aplicando os recursos didáticos mencionados anteriormente em um total de cerca de 3 aulas por sequência. A partir de discussões durante a aplicação do trabalho e de questionários avaliativos percebeu- se uma grande participação, a aprovação da metodologia aplicada por parte dos alunos e um melhor entendimento dos estudantes sobre os temas abordados, uma vez que correlacionaram com o seu dia a dia. Foi possível também concluir que sequências didáticas, utilizando as TDICs podem facilitar inserir contextos sociais contribuindo positivamente para o aprendizado e para uma formação crítico-reflexiva dos alunos neste tipo de ensino não-formal. Ao final dos trabalhos, foi elaborado um guia pedagógico para professores, o qual traz sugestões, orientações, um suporte teórico e prático para a aplicação de sequências didáticas que utilizem as TDICs, como ferramentas facilitadoras do processo ensino-aprendizagem. Este guia foi avaliado em novembro de 2022 e aprovado por dois professores de Química, uma vez que mencionaram que o produto educacional é de fácil compreensão e utilização dentro de sala de aula, além de poder ser replicado e estar livre preconceitos.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-12-19T15:29:42Z
2023-12-19T15:29:42Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv LODI, Thriciane Torres de Carvalho. Sequências didáticas utilizando recursos digitais para o ensino-aprendizagem da Química em um pré-vestibular solidário. 2023. 172 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências da Natureza) – Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências da Natureza, Instituto de Química, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2023.
http://app.uff.br/riuff/handle/1/31554
identifier_str_mv LODI, Thriciane Torres de Carvalho. Sequências didáticas utilizando recursos digitais para o ensino-aprendizagem da Química em um pré-vestibular solidário. 2023. 172 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências da Natureza) – Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências da Natureza, Instituto de Química, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2023.
url http://app.uff.br/riuff/handle/1/31554
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv CC-BY-SA
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv CC-BY-SA
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron:UFF
instname_str Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron_str UFF
institution UFF
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)
repository.mail.fl_str_mv riuff@id.uff.br
_version_ 1811823576798461952