Arquivologia: uma análise dos projetos políticos pedagógicos da UNIRIO e UFF
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
Texto Completo: | https://app.uff.br/riuff/handle/1/2717 |
Resumo: | O presente trabalho analisa os projetos políticos pedagógicos vigentes no ano de 2015, dos cursos de arquivologia das universidades federias: UNIRIO e UFF. A pesquisa segue com base na literatura arquivistica e legislações vigentes que instituíram o fim do currículo mínimo obrigatório e fortaleceu o conceito de flexibilização curricular adotado pela LDB (1996), oferendo oportunidade de desenvolvimento político-pedagógico das universidades conforme a necessidade social, político e econômica de cada uma delas. Demostrando ainda, que a adoção em definitivo do parecer CNE/CES 20/2003 que estabelece as Diretrizes Curriculares para os cursos de Arquivologia é um marco legal que possibilitou a pluricultura de pesquisa em arquivologia. Como fica observada as linhas dos projetos políticos pedagógicos da UNIRIO e UFF |
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Arquivologia: uma análise dos projetos políticos pedagógicos da UNIRIO e UFFProjeto político pedagógicoGraduação em arquivologiaUniversidade Federal do Estado do Rio de JaneiroUniversidade Federal FluminenseProjeto político-pedagógicoEnsino de arquivologiaCurrículoPolitical pedagogical projectUndergraduate ArchivologyUniversidade Federal do Estado do Rio de JaneiroUniversidade Federal FluminenseO presente trabalho analisa os projetos políticos pedagógicos vigentes no ano de 2015, dos cursos de arquivologia das universidades federias: UNIRIO e UFF. A pesquisa segue com base na literatura arquivistica e legislações vigentes que instituíram o fim do currículo mínimo obrigatório e fortaleceu o conceito de flexibilização curricular adotado pela LDB (1996), oferendo oportunidade de desenvolvimento político-pedagógico das universidades conforme a necessidade social, político e econômica de cada uma delas. Demostrando ainda, que a adoção em definitivo do parecer CNE/CES 20/2003 que estabelece as Diretrizes Curriculares para os cursos de Arquivologia é um marco legal que possibilitou a pluricultura de pesquisa em arquivologia. Como fica observada as linhas dos projetos políticos pedagógicos da UNIRIO e UFFThis paper analyzes the pedagogical political projects in force in 2015, of the archival science courses of federias universities: UNIRIO and UFF. The research follows on the basis of archival literature and current legislation which established the end of the compulsory minimum curriculum and strengthened the concept of curricular flexibility adopted by the LDB (1996), offering political and educational development opportunities of universities as social need, political and economic of each. Demonstrating also that the adoption of the opinion definitively CNE / CES 20/2003 establishing the Curriculum Guidelines for Archivology courses is a legal framework that enabled the multi-culturality research in archival Science. As is observed the lines of pedagogical political projects UNIRIO and UFFFonseca, Vitor Manoel Marques daSouza, Joice Cleide Cardoso Ennes deNeves, Lindalva Rosinete SilvaRezende Neto, Thales Lopes2017-01-16T16:34:20Z2017-01-16T16:34:20Z2017info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/2717Aluno de GraduaçãoCC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2021-10-18T17:48:03Zoai:app.uff.br:1/2717Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202024-08-19T10:47:42.753244Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false |
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