Avaliação e desempenho do Programa Universidade para Todos (PROUNI)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Mendes, Gabriela Mesquita
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Mulin, Heloise de Pinho
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
Texto Completo: https://app.uff.br/riuff/handle/1/6340
Resumo: O trabalho tem como objetivo trazer uma avaliação e mostrar o desempenho do programa Universidades para Todos (PROUNI), criado pelo Governo Federal no ano de 2004, durante a vigência do Presidente Luís Inácio Lula da Silva, através da Lei 11.096/2005. Foi utilizada a pesquisa bibliográfica na análise avaliativa dos resultados verificados, tendo como referência a pesquisa dos resultados do PROUNI de 2012 a 2017, encontrados no Portal do Ministério da Educação abordando o tema, na busca de comparar os dados nacionais, identificando o nível de desempenho. E através da avaliação, conhecer os meios de controles desse programa, incluindo sua forma de tributação nas instituições que aderem a ele. Para a realização do trabalho foi utilizado uma pesquisa de natureza quantitativa com métodos comparativos. Conclui-se que o programa atingiu seu objetivo de proporcionar o ensino superior para os estudantes de baixa renda, porém, o controle sobre os gastos públicos com a isenção de impostos nas universidades que aderem ao programa, precisa ser estudado na busca de haver um controle maior.
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