"Isso era trabalho de mulher": mídia e memória discursiva de masculinidade em trabalho do lar
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
Texto Completo: | https://app.uff.br/riuff/handle/1/5581 |
Resumo: | Nesta tese, propomos uma análise discursiva de comerciais de produtos de limpeza que incluíssem a imagem do homem em atividade de trabalho doméstico. Com o intuito de contribuir para o debate sobre o papel do homem em nossos dias, mais especificamente no que concerne ao trabalho do lar, buscamos entender como os estudos discursivos podem somar na compreensão de que as imagens, veiculadas num mídium (MAINGUENEAU, 2001) audiovisual complexo, são construídas em formações discursivas (FOUCAULT, 2002) que fazem circular ideais de masculinidade. Separamos quatro comerciais que apresentaram o homem como personagem central como guia para o estudo da imagem discursiva de masculinidade. Nosso problema de pesquisa consiste em apresentar opções de análise que permitam demonstrar o quanto a linguagem e o discurso podem validar e corroborar práticas sociais que lhes parecem dissociadas. Para tanto, descrevemos as imagens de masculinidade a partir de seus elementos constitutivos no momento da enunciação, como o etos (MAINGUENEAU, 2001) do homem que surge nos comerciais e a performatividade (AUSTIN, 1962; BUTLER, 1997) que esse etos implica. Os movimentos no cenário e as músicas nos comerciais são tomados como marcadores do espaço e tempo, elementos cuja relação intersemiótica (MAINGUENEAU, 2005a) é constituinte de uma cenografia discursiva (MAINGUENEAU, 2001) dos comerciais e lugar onde o etos se pronuncia. Procuramos descrever o modo de operação dos comerciais a fim de entendermos a dinâmica do gênero ‘comercial’ como fato discursivo e seus efeitos de memória (COURTINE, 2014), memória atualizada pelo etos e pelas imagens (fotos, cenário) (COURTINE, 2013b). Assim, por meio da perspectiva da semântica global, tomamos outras noções que as propostas por Maingueneau (2005a) para nossas análises. O foco na memória discursiva contida no etos nos revelou que as imagens de homem nos comerciais foram pautadas numa performance de hipermasculinidade advinda de uma tradição conservadora em que persiste a dominação masculina (BOURDIEU, 2005) que interditava o trabalho do lar aos homens |
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Nosso problema de pesquisa consiste em apresentar opções de análise que permitam demonstrar o quanto a linguagem e o discurso podem validar e corroborar práticas sociais que lhes parecem dissociadas. Para tanto, descrevemos as imagens de masculinidade a partir de seus elementos constitutivos no momento da enunciação, como o etos (MAINGUENEAU, 2001) do homem que surge nos comerciais e a performatividade (AUSTIN, 1962; BUTLER, 1997) que esse etos implica. Os movimentos no cenário e as músicas nos comerciais são tomados como marcadores do espaço e tempo, elementos cuja relação intersemiótica (MAINGUENEAU, 2005a) é constituinte de uma cenografia discursiva (MAINGUENEAU, 2001) dos comerciais e lugar onde o etos se pronuncia. Procuramos descrever o modo de operação dos comerciais a fim de entendermos a dinâmica do gênero ‘comercial’ como fato discursivo e seus efeitos de memória (COURTINE, 2014), memória atualizada pelo etos e pelas imagens (fotos, cenário) (COURTINE, 2013b). Assim, por meio da perspectiva da semântica global, tomamos outras noções que as propostas por Maingueneau (2005a) para nossas análises. O foco na memória discursiva contida no etos nos revelou que as imagens de homem nos comerciais foram pautadas numa performance de hipermasculinidade advinda de uma tradição conservadora em que persiste a dominação masculina (BOURDIEU, 2005) que interditava o trabalho do lar aos homensCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível SuperiorIn this thesis, we propose a discursive analysis of commercials of cleaning products that include the image of the man in housework activity. In order to contribute to the debate about the role of man today, more specifically the one concerning the housework, we seek to know how discursive studies can add to the understanding that the images conveyed in a complex audiovisual medium (Maingueneau, 2001) are built in discursive formations (FOUCAULT, 2002) which makes circulate ideals of masculinity. We have gathered four commercials that presented the man as central character as a guide for the study of the discursive image of masculinity. Our research problem is focused on presenting analysis options that allow us to demonstrate how language and discourse can validate and corroborate social practices that seem to be dissociated from them. To do so, we described the images of masculinity from its constituent elements at the moment of enunciation, such as the ethos (MAINGUENEAU, 2001) of the man that appears in the commercials and the performativity (AUSTIN, 1962; BUTLER, 1997) that it implies. The movements in the scenery and the music in the commercials are taken as markers of space and time, elements whose intersemiotic relation (MAINGUENEAU, 2005a) is constituent of a discursive scenography (MAINGUENEAU, 2001) of the commercials and place where the ethos is present. We pursued to reveal the modus operandi of the commercials in order to understand the dynamics of the 'commercial' genre as discursive fact and its effects of memory (COURTINE, 2014), updated by the ethos and the images (photos, scenery) (COURTINE, 2013b). Thus, through the perspective of global semantics, we carry other notions than those proposed by Maingueneau (2005a) for our analysis. The focus on the discursive memory that can be sighted in the ethos revealed to us that the images of man in the commercials were based on a performance of hypermasculinity coming from a conservative tradition in which masculine domination (BOURDIEU, 2005) persists and forbids men from doing the houseworkDaher, Maria del Carmen Fátima GonzálezRocha, Décio Orlando Soares daAtem, Guilherme NeryNascimento, Marcos Antonio Ferreira doSant’Anna, Vera Lucia de AlbuquerqueFreitas, Elir Ferrari de2018-01-23T13:06:56Z2018-01-23T13:06:56Z2018info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/5581CC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2022-01-21T20:17:25Zoai:app.uff.br:1/5581Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202022-01-21T20:17:25Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false |
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