A politização do judiciário na realidade brasileira

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Tasso Bernard Medina Rangel
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
Texto Completo: https://app.uff.br/riuff/handle/1/8366
Resumo: O presente trabalho propõe uma reflexão acerca da evolução do sistema político brasileiro em paralelo com o Constitucionalismo, ou seja, a política sob uma perspectiva constitucional. Para atingir tal finalidade, fez-se necessário abordar o momento de transição representado pela superação do Absolutismo e a consequente implementação do Estado Democrático de Direito, este que promoveu a limitação do poder estatal através do princípio da legalidade. O ponto chave do conteúdo proposto consiste na evolução do Poder Judiciário, sua consolidação como um poder forte e independente, a importância de sua atuação na busca pelo equilíbrio de forças e os fenômenos sociais que se originaram de sua atuação. Por fim, suscita-se, de uma perspectiva jurídica e social, possíveis propostas em direção ao equilíbrio entre os poderes, à evolução do direito e, em instância última, a pacificação da sociedade através da garantia dos direitos fundamentais e da ponderação de todos os interesses possíveis, pois, somente com a tutela geral de todos os setores a engrenagem poderá funcionar harmonicamente.
id UFF-2_154d6b50b1b97a7b199b4770529b4f7e
oai_identifier_str oai:app.uff.br:1/8366
network_acronym_str UFF-2
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository_id_str 2120
spelling A politização do judiciário na realidade brasileiraDireito naturalEstado democrático de direitoFreios e contrapesosDireito naturalInfluência (Ciências Sociais)Poder judiciárioSupremo Tribunal FederalSociedadeO presente trabalho propõe uma reflexão acerca da evolução do sistema político brasileiro em paralelo com o Constitucionalismo, ou seja, a política sob uma perspectiva constitucional. Para atingir tal finalidade, fez-se necessário abordar o momento de transição representado pela superação do Absolutismo e a consequente implementação do Estado Democrático de Direito, este que promoveu a limitação do poder estatal através do princípio da legalidade. O ponto chave do conteúdo proposto consiste na evolução do Poder Judiciário, sua consolidação como um poder forte e independente, a importância de sua atuação na busca pelo equilíbrio de forças e os fenômenos sociais que se originaram de sua atuação. Por fim, suscita-se, de uma perspectiva jurídica e social, possíveis propostas em direção ao equilíbrio entre os poderes, à evolução do direito e, em instância última, a pacificação da sociedade através da garantia dos direitos fundamentais e da ponderação de todos os interesses possíveis, pois, somente com a tutela geral de todos os setores a engrenagem poderá funcionar harmonicamente.The present work is a statement on the evolution of the Brazilian political system in parallel with Constitutionalism, that is, a politics from a constitutional perspective. To achieve this goal, he secured the moment of transition represented by the overcoming of Absolutism and a consequent determination of the Democratic Statute of Right. The account management in templive in the Judiciary, your standalised in uinteraction, the importance of the decision of the strategy, and the classification the social society that its originated of its action. Finally, through a legal and social perspective, the change of direction between the powers, the evolution of law and the last decade, the pacification of society through the guarantee of fundamental rights and the consideration of all orders, therefore, only with a general guardianship of all sectors can function harmonicallyMaciel, Fabianne ManhãesSantos, Tasso Bernard Medina Rangel2019-01-28T17:15:14Z2019-01-28T17:15:14Z2018info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/8366http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/CC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2021-09-01T19:29:54Zoai:app.uff.br:1/8366Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202024-08-19T10:57:59.412878Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false
dc.title.none.fl_str_mv A politização do judiciário na realidade brasileira
title A politização do judiciário na realidade brasileira
spellingShingle A politização do judiciário na realidade brasileira
Santos, Tasso Bernard Medina Rangel
Direito natural
Estado democrático de direito
Freios e contrapesos
Direito natural
Influência (Ciências Sociais)
Poder judiciário
Supremo Tribunal Federal
Sociedade
title_short A politização do judiciário na realidade brasileira
title_full A politização do judiciário na realidade brasileira
title_fullStr A politização do judiciário na realidade brasileira
title_full_unstemmed A politização do judiciário na realidade brasileira
title_sort A politização do judiciário na realidade brasileira
author Santos, Tasso Bernard Medina Rangel
author_facet Santos, Tasso Bernard Medina Rangel
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Maciel, Fabianne Manhães
dc.contributor.author.fl_str_mv Santos, Tasso Bernard Medina Rangel
dc.subject.por.fl_str_mv Direito natural
Estado democrático de direito
Freios e contrapesos
Direito natural
Influência (Ciências Sociais)
Poder judiciário
Supremo Tribunal Federal
Sociedade
topic Direito natural
Estado democrático de direito
Freios e contrapesos
Direito natural
Influência (Ciências Sociais)
Poder judiciário
Supremo Tribunal Federal
Sociedade
description O presente trabalho propõe uma reflexão acerca da evolução do sistema político brasileiro em paralelo com o Constitucionalismo, ou seja, a política sob uma perspectiva constitucional. Para atingir tal finalidade, fez-se necessário abordar o momento de transição representado pela superação do Absolutismo e a consequente implementação do Estado Democrático de Direito, este que promoveu a limitação do poder estatal através do princípio da legalidade. O ponto chave do conteúdo proposto consiste na evolução do Poder Judiciário, sua consolidação como um poder forte e independente, a importância de sua atuação na busca pelo equilíbrio de forças e os fenômenos sociais que se originaram de sua atuação. Por fim, suscita-se, de uma perspectiva jurídica e social, possíveis propostas em direção ao equilíbrio entre os poderes, à evolução do direito e, em instância última, a pacificação da sociedade através da garantia dos direitos fundamentais e da ponderação de todos os interesses possíveis, pois, somente com a tutela geral de todos os setores a engrenagem poderá funcionar harmonicamente.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018
2019-01-28T17:15:14Z
2019-01-28T17:15:14Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://app.uff.br/riuff/handle/1/8366
url https://app.uff.br/riuff/handle/1/8366
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
CC-BY-SA
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
CC-BY-SA
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron:UFF
instname_str Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron_str UFF
institution UFF
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)
repository.mail.fl_str_mv riuff@id.uff.br
_version_ 1811823622096945152