Religiosidade e discriminação a partir da análise dos Terreiros de Umbanda e Candomblé no Município de Rio das Ostras (RJ)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cardoso, Tainá Machado
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
Texto Completo: https://app.uff.br/riuff/handle/1/5109
Resumo: Esse trabalho pretende compreender as manifestações das religiões afro-brasileiras, Umbanda e Candomblé, o processo histórico da sua formação após a vinda de mão de obra escravizada oriundas de diferentes partes da África e o processo de estigmatização que sempre passou essas religiões. Trataremos da diferença entre a Umbanda e o Candomblé e suas manifestações, discutindo os trabalhos sociais realizados nos terreiros. Adiante, debatemos o processo de resistência e degradação que as casas de santo passaram e vêm passando hoje em dia. Também traz uma análise das diferentes formas de violência vivenciadas pelos praticantes da fé afro-brasileira. Por fim, analisaremos a memória dos representantes de igrejas cristãs e praticantes de cultos religiosos afrobrasileiros
id UFF-2_158664d5698e049ab60e72888834a985
oai_identifier_str oai:app.uff.br:1/5109
network_acronym_str UFF-2
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository_id_str 2120
spelling Religiosidade e discriminação a partir da análise dos Terreiros de Umbanda e Candomblé no Município de Rio das Ostras (RJ)UmbandaCandombléReligiões afro-brasileirasResistênciaDegradaçãoEntidadesViolênciaCulturaDemonizaçãoTerreiroCultura afro-brasileiraReligiãoUmbandaCandombléAfrican-brazilian religionsResistanceDegradationEntitiesViolenceCultureDemonizationYardEsse trabalho pretende compreender as manifestações das religiões afro-brasileiras, Umbanda e Candomblé, o processo histórico da sua formação após a vinda de mão de obra escravizada oriundas de diferentes partes da África e o processo de estigmatização que sempre passou essas religiões. Trataremos da diferença entre a Umbanda e o Candomblé e suas manifestações, discutindo os trabalhos sociais realizados nos terreiros. Adiante, debatemos o processo de resistência e degradação que as casas de santo passaram e vêm passando hoje em dia. Também traz uma análise das diferentes formas de violência vivenciadas pelos praticantes da fé afro-brasileira. Por fim, analisaremos a memória dos representantes de igrejas cristãs e praticantes de cultos religiosos afrobrasileirosThis work tries to understand the manifestations and formations of the Afro-brasilian religions, Umbanda and Candomblé, whitin the historical context after the arrival of slavery from different regions of Africa and the process of estigmatization that always passed these religions. we will discuss the difference between Umbanda and Candomble and their manifestations, ananlysing the social works made in the "terreiros." Afterwards, we debate the process of resistance and degradation that the "casas de santo" have endured and continue to do so until today. We also bring to light the different forms of violence experienced by the believers of the Afro-brasilian faiths in question and in short, analise the memory of the representatives of Christian churches and participants of these Afro-brazilian religious cultsTeixeira, EdsonSoares, Maria Raimunda PenhaMello, Sálvio Fernandes deCardoso, Tainá Machado2017-11-01T21:51:26Z2017-11-01T21:51:26Z2015info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/5109CC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2021-11-03T20:40:03Zoai:app.uff.br:1/5109Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202024-08-19T10:52:20.925772Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false
dc.title.none.fl_str_mv Religiosidade e discriminação a partir da análise dos Terreiros de Umbanda e Candomblé no Município de Rio das Ostras (RJ)
title Religiosidade e discriminação a partir da análise dos Terreiros de Umbanda e Candomblé no Município de Rio das Ostras (RJ)
spellingShingle Religiosidade e discriminação a partir da análise dos Terreiros de Umbanda e Candomblé no Município de Rio das Ostras (RJ)
Cardoso, Tainá Machado
Umbanda
Candomblé
Religiões afro-brasileiras
Resistência
Degradação
Entidades
Violência
Cultura
Demonização
Terreiro
Cultura afro-brasileira
Religião
Umbanda
Candomblé
African-brazilian religions
Resistance
Degradation
Entities
Violence
Culture
Demonization
Yard
title_short Religiosidade e discriminação a partir da análise dos Terreiros de Umbanda e Candomblé no Município de Rio das Ostras (RJ)
title_full Religiosidade e discriminação a partir da análise dos Terreiros de Umbanda e Candomblé no Município de Rio das Ostras (RJ)
title_fullStr Religiosidade e discriminação a partir da análise dos Terreiros de Umbanda e Candomblé no Município de Rio das Ostras (RJ)
title_full_unstemmed Religiosidade e discriminação a partir da análise dos Terreiros de Umbanda e Candomblé no Município de Rio das Ostras (RJ)
title_sort Religiosidade e discriminação a partir da análise dos Terreiros de Umbanda e Candomblé no Município de Rio das Ostras (RJ)
author Cardoso, Tainá Machado
author_facet Cardoso, Tainá Machado
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Teixeira, Edson
Soares, Maria Raimunda Penha
Mello, Sálvio Fernandes de
dc.contributor.author.fl_str_mv Cardoso, Tainá Machado
dc.subject.por.fl_str_mv Umbanda
Candomblé
Religiões afro-brasileiras
Resistência
Degradação
Entidades
Violência
Cultura
Demonização
Terreiro
Cultura afro-brasileira
Religião
Umbanda
Candomblé
African-brazilian religions
Resistance
Degradation
Entities
Violence
Culture
Demonization
Yard
topic Umbanda
Candomblé
Religiões afro-brasileiras
Resistência
Degradação
Entidades
Violência
Cultura
Demonização
Terreiro
Cultura afro-brasileira
Religião
Umbanda
Candomblé
African-brazilian religions
Resistance
Degradation
Entities
Violence
Culture
Demonization
Yard
description Esse trabalho pretende compreender as manifestações das religiões afro-brasileiras, Umbanda e Candomblé, o processo histórico da sua formação após a vinda de mão de obra escravizada oriundas de diferentes partes da África e o processo de estigmatização que sempre passou essas religiões. Trataremos da diferença entre a Umbanda e o Candomblé e suas manifestações, discutindo os trabalhos sociais realizados nos terreiros. Adiante, debatemos o processo de resistência e degradação que as casas de santo passaram e vêm passando hoje em dia. Também traz uma análise das diferentes formas de violência vivenciadas pelos praticantes da fé afro-brasileira. Por fim, analisaremos a memória dos representantes de igrejas cristãs e praticantes de cultos religiosos afrobrasileiros
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015
2017-11-01T21:51:26Z
2017-11-01T21:51:26Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://app.uff.br/riuff/handle/1/5109
url https://app.uff.br/riuff/handle/1/5109
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv CC-BY-SA
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv CC-BY-SA
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron:UFF
instname_str Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron_str UFF
institution UFF
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)
repository.mail.fl_str_mv riuff@id.uff.br
_version_ 1811823593955262464