A terreira Pai Oxalá: uma abordagem da umbanda na cidade de Seara - SC
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFFS (Repositório Digital da UFFS) |
Texto Completo: | https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/1261 |
Resumo: | Através da metodologia pesquisa participante, o presente estudo busca analisar a Umbanda, e de maneira geral entender inicialmente o que é a religião umbandista, como surgiu e como se configura em território brasileiro até os dias atuais. Na sequência adentramos no universo da terreira Pai Oxalá, localizada na cidade de Seara-SC, principal abordagem da nossa pesquisa. Neste espaço existe forte presença da colonização de migrantes e imigrantes, italianos, alemães e eslavos. A terreira Pai Oxalá conta com participantes de diferentes etnias, realizando seus rituais todas as sextas-feiras a noite, nos revelando como nessa região existe sincretismo religioso, e também visto que a Umbanda se utiliza muitos dos aspectos kardecistas e católicos em seus cultos. O método aplicado para realizar a abordagem foi a pesquisa participante, pois estando no dia a dia da terreira podemos entender como ocorrem as giras, as sessões, os dogmas e insígnias deste espaço religioso. Em termos gerais a pesquisa evidenciou que espaços religiosos, exemplo de nosso tema, sejam os que tenham aspectos africanos em seus fundamentos, ou que não sejam de vertente cristã, ainda são muito pouco difundidos. Essas diferentes religiões presentes em espaços majoritários de colonização europeia, precisam ainda ser mais estudadas, e seus diversos aspectos internos merecem um trabalho mais cauteloso e contínuo, visto que como trabalhamos com pessoas e suas expressões religiosas, e estas podem estar em constante mudança. |
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Vicenzi, RenildaLazaroto, Vanusa2017-07-062017-10-09T16:20:51Z2017-09-292017-10-09T16:20:51Z2017https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/1261Através da metodologia pesquisa participante, o presente estudo busca analisar a Umbanda, e de maneira geral entender inicialmente o que é a religião umbandista, como surgiu e como se configura em território brasileiro até os dias atuais. Na sequência adentramos no universo da terreira Pai Oxalá, localizada na cidade de Seara-SC, principal abordagem da nossa pesquisa. Neste espaço existe forte presença da colonização de migrantes e imigrantes, italianos, alemães e eslavos. A terreira Pai Oxalá conta com participantes de diferentes etnias, realizando seus rituais todas as sextas-feiras a noite, nos revelando como nessa região existe sincretismo religioso, e também visto que a Umbanda se utiliza muitos dos aspectos kardecistas e católicos em seus cultos. O método aplicado para realizar a abordagem foi a pesquisa participante, pois estando no dia a dia da terreira podemos entender como ocorrem as giras, as sessões, os dogmas e insígnias deste espaço religioso. Em termos gerais a pesquisa evidenciou que espaços religiosos, exemplo de nosso tema, sejam os que tenham aspectos africanos em seus fundamentos, ou que não sejam de vertente cristã, ainda são muito pouco difundidos. Essas diferentes religiões presentes em espaços majoritários de colonização europeia, precisam ainda ser mais estudadas, e seus diversos aspectos internos merecem um trabalho mais cauteloso e contínuo, visto que como trabalhamos com pessoas e suas expressões religiosas, e estas podem estar em constante mudança.Through the methodology of participant research, the present study purposes to analyze the Umbanda, the general understand what Umbanda religion initially was, how it arose and how it is configured in Brazilian territory nowadays. In sequence, we entered in the universe of the terreira Pai Oxalá located in the city of Seara – SC, the main approach of our research. Seen that in this space there is a strong presence of the colonization of migrants and immigrants, Italian, Germany and Slavs. The terreira Pai Oxalá count with participants of different ethnicities realizing their ritual all the Friday nights, revealing us how in this religion there is religious syncretism, and also seen that Umbanda utilizes a lot of Kardecists and Catholics aspects in their rituals. The method applied to realize the approach was the participant research because being daily in the terreira, we can understand how occur the giras, the sessions, the dogmas and insignia of this religious space. In general, terms the research showed that this religious spaces, as an example our theme, being those with African aspects in their fundaments, or those with Christian Strand, are still very little diffused. These different religions are present in main spaces of European colonization, still have the need to be more studied, and its various internal aspects deserves a more cautious and continuous work, seen as we work with people and their religious expressions, as they can be in continuous change.Submitted by Jeferson Rodrigues de Lima (jeferson.lima@uffs.edu.br) on 2017-09-29T19:02:02Z No. of bitstreams: 1 LAZAROTO.pdf: 2462641 bytes, checksum: 335df1cbc4cf5de72a5e2d522857ed24 (MD5)Approved for entry into archive by Diego dos Santos Borba (dborba@uffs.edu.br) on 2017-10-09T16:20:51Z (GMT) No. of bitstreams: 1 LAZAROTO.pdf: 2462641 bytes, checksum: 335df1cbc4cf5de72a5e2d522857ed24 (MD5)Made available in DSpace on 2017-10-09T16:20:51Z (GMT). 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