Batalha de hashtags: uma proposta metodológica para monitoramento de controvérsias políticas no Twitter
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
Texto Completo: | https://app.uff.br/riuff/handle/1/15260 |
Resumo: | Esta pesquisa tem por objetivo apresentar uma proposta metodológica de monitoramento de discussão política, por meio do acompanhamento sistemático das hashtags que chegam ao Trending Topics do Twitter. Partindo das reflexões propostas pela Teoria Ator-Rede (TAR), observam-se as narrativas constituídas a partir do ativismo digital, que atravessam o comportamento político brasileiro no período pós-eleição e tornam-se substrato de disputa de sentido nas hashtags demarcadoras de controvérsias políticas. A questão norteadora desta pesquisa é identificar as estratégias que apoiadores e opositores ao governo Bolsonaro adotam para alcançar mais visibilidade, influência e engajamento no Twitter. Para isso, foi desenvolvida uma cartografia de controvérsias, apoiada nos métodos de análise de fluxo de ranqueamento e análise de conteúdo, a fim de demonstrar a clusterização do debate político online no Brasil. Como resultado, compreendeu-se que as nuances da militância ideológica, identificadas no enunciado das hashtags, caracterizam um esforço coletivo, intencional e orquestrado para influenciar a discussão política e corroborar com narrativas elaboradas para favorecer discursos hegemônicos. |
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Batalha de hashtags: uma proposta metodológica para monitoramento de controvérsias políticas no TwitterComportamento PolíticoTeoria Ator-RedeControvérsiasHashtagsAspecto políticoTwitter (Site de relacionamentos)Psicologia políticaEleiçãoBrasilPolitical behaviorActor-Network Theory (ANT)ControversiesHashtagsEsta pesquisa tem por objetivo apresentar uma proposta metodológica de monitoramento de discussão política, por meio do acompanhamento sistemático das hashtags que chegam ao Trending Topics do Twitter. Partindo das reflexões propostas pela Teoria Ator-Rede (TAR), observam-se as narrativas constituídas a partir do ativismo digital, que atravessam o comportamento político brasileiro no período pós-eleição e tornam-se substrato de disputa de sentido nas hashtags demarcadoras de controvérsias políticas. A questão norteadora desta pesquisa é identificar as estratégias que apoiadores e opositores ao governo Bolsonaro adotam para alcançar mais visibilidade, influência e engajamento no Twitter. Para isso, foi desenvolvida uma cartografia de controvérsias, apoiada nos métodos de análise de fluxo de ranqueamento e análise de conteúdo, a fim de demonstrar a clusterização do debate político online no Brasil. Como resultado, compreendeu-se que as nuances da militância ideológica, identificadas no enunciado das hashtags, caracterizam um esforço coletivo, intencional e orquestrado para influenciar a discussão política e corroborar com narrativas elaboradas para favorecer discursos hegemônicos.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível SuperiorThis research aims to present a methodological proposal for monitoring political discussion, through the systematic monitoring of hashtags that reach Twitter's Trending Topics. Based on the reflections proposed by the Actor-Network Theory (ANT), the narratives constituted from digital activism are observed, which cross Brazilian political behavior in the post-election period and become the substratum for disputes over sense in the hashtags demarcating political controversies. The guiding question of this research is to identify the strategies used by supporters and opponents of the Bolsonaro’s government in order to achieve more visibility, influence and engagement on Twitter. For this, a mapping of controversies was developed, supported by the methods of ranking flow analysis and content analysis, to investigate whether there is a clustering of the online political debate in Brazil. As a result, it was understood that the nuances of ideological militancy, identified in the statement of the hashtags, characterize a collective, intentional and orchestrated effort to influence public opinion and corroborate with narratives designed to favor hegemonic discourses.105f.Chagas, ViktorResende, FernandoCarreiro, RodrigoRamos, Rangel Ramiro2020-10-16T15:37:57Z2020-10-16T15:37:57Z2019info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfRAMOS, Rangel Ramiro. Batalha de Hashtags: uma proposta metodológica para monitoramento de controvérsias políticas no Twitter. 2019. 105 f. Dissertação (Mestrado em Comunicação) - Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2019.https://app.uff.br/riuff/handle/1/15260Aluno de Mestradohttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/CC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2021-08-30T14:38:27Zoai:app.uff.br:1/15260Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202021-08-30T14:38:27Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false |
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